Como
integrante da equipe de mídias sociais aqui na Sede Mundial do Rotary, fico
contente em ver o número crescente de clubes que vem usando as redes para
promover o Rotary e seus projetos e atividades. Como pode ser difícil
acompanhar todas as mudanças nas mídias sociais, decidi compartilhar uma das
ferramentas que temos usado para contar a história do Rotary e dar algumas
dicas para você fazer o mesmo.
Os stories do Instagram, que podem ser fotos, vídeos
ou textos em formato vertical, desaparecem depois de 24 horas, semelhante ao
Snapchat. Você pode aumentar o tempo de visualização adicionando o conteúdo aos
seus “Destaques”. Os stories tendem a ter mais engajamento do que as postagens
regulares no feed, sendo uma ótima ferramenta de publicidade. Veja como você
usá-la:
Primeiro, abra o Instagram no
seu celular (se ainda não tiver, procure na sua loja de aplicativos.)
Clique no ícone da câmera ou no
perfil Seu Story na
parte superior da tela.
Selecione uma imagem já
existente em seu álbum (ícone na parte inferior esquerda), tire uma foto nova
ou faça um vídeo, e veja as diversas opções na parte inferior da tela. Além de
poder incluir apenas texto, você pode selecionar “rebobinar”, que permite
reproduzir vídeos de trás para frente, ou usar o Boomerang, que grava um segmento de vídeo em constante
repetição.
Como essas ferramentas são
divertidas e criativas, solte a sua imaginação ao usar o Instagram.
Depois de decidir o conteúdo,
clique no quadradinho sorridente, no canto superior direito, para acessar
outros recursos que deixarão seus Stories ainda mais atraentes.
Algumas ideias:
§ Enquete – ideal para engajar seus seguidores numa votação. Em um Storyrecente, pedimos para as
pessoas escolherem seus Grupos de Companheirismo preferidos, como surf x yoga
ou ciclismo x xadrez.
§ Perguntas – indicadas para obter feedback de seguidores ou opiniões
de um grande grupo de pessoas. Usamos este recurso antes de entrevistas ao
vivo, como com o presidente Barry Rassin, para saber as perguntas que os
rotarianos gostariam que fizéssemos diante das câmeras.
§ GIFs – excelente para animar fotografias, já que há um gif para
quase todos os termos de busca. Nós, por exemplo, adicionamos gifs de
bicicletas aos stories da Corrida Contra a Pólio para dar mais vida às fotos.
§ Contagem
regressiva – apropriada para grandes
eventos como a Convenção do Rotary, Conferências Distritais ou até mesmo
reuniões do clube. Você coloca a data e a ferramenta mostra quantos dias faltam
para o evento em questão.
§ Hashtags – ótimas para categorizar seus posts/stories. Não deixe de
incluir #PessoasEmAção nas mídias sociais para que a nossa equipe possa
visualizar e possivelmente republicar seu conteúdo (sem a hashtag fica mais
difícil encontrarmos seus posts).
Um pequeno conselho sobre o
layout: como todos esses recursos serão colocados sobre o seu conteúdo, pense
em deixar espaços em branco ao redor de fotos e vídeos, e evite cobrir o rosto
das pessoas com eles. Também não é recomendável posicioná-los muito no alto da
tela, já que as informações da sua conta ficarão na frente.
As mídias sociais foram criadas
para serem divertidas! Não tenha medo de testar esses e outros recursos para
engajar seus seguidores.
Ashley Demma, especialista em mídias sociais e digitais do Rotary International
Para uma rápida visão geral de todas as mídias sociais, leia o
blog post “Mídias sociais: sete dicas para criar um conteúdo atraente”. Siga o Rotary no Instagram, Facebook,
Twitter, LinkedIn, YouTube e muito mais. Envie um e-mail para social@rotary.org
se tiver perguntas.
Fonte: VOZES DO ROTARY - Maio/19
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