Depois
de fazer as avaliações do Capítulo 1 e criar uma visão para o futuro do clube
no Capítulo 2 do guia FORTALECENDO O ROTARY – Elaboração do Plano para
Desenvolvimento do Quadro Associativo, elabore estratégias para tratar dos
elementos mais críticos identificados nas avaliações. Como a prioridade de
muitos clubes é atrair novos associados, eles devem utilizar seus pontos fortes
e reconhecer os desafios detectados por meio das avaliações da diversidade e
classificações quando estabelecerem estratégias para atrair novos associados.
QUEM SÃO OS
ASSOCIADOS EM POTENCIAL?
Os associados em potencial ideais são pessoas de boa reputação que demonstram em sua vida
os valores do Rotary e querem fazer a diferença localmente. Além de amigos e colegas de trabalho, considere voluntários que participaram de projetos humanitários do seu Rotary Club; pessoas que expressaram interesse no clube, mas nunca se associaram; e ex-associados do seu clube ou de outro clube na região. Muitas vezes, os associados deixam seus clubes por um curto período, mas retornam quando são convidados. Considere também profissionais jovens que tenham participado de programas do Rotary, como o Intercâmbio de Grupos de Estudo ou equipes de formação profissional, ex-bolsistas Rotary pela Paz, participantes de Intercâmbio Rotário da Amizade e rotaractianos, assim como pais e avós de participantes do Interact, RYLA, e Intercâmbio de Jovens.Uma
vez por ano, peça que os associados do clube completem a análise contida na
publicação Encontrando Novos Rotarianos. A atividade pede para os associados
pensarem em pessoas que conhecem que poderiam ser ideais à associação ao clube.
Com
base nos resultados, fale com os associados sobre a cultura do clube e pergunte
se tais associados em potencial seriam um bom encaixe. Eles trabalham na
região? O horário da reunião do clube é conveniente para eles? Eles demonstram
características de líderes? Eles diferem dos atuais associados o suficiente
para trazer diversidade ao clube? Um processo cuidadoso de seleção pode evitar
a admissão de indivíduos pouco dinâmicos ou que fiquem por pouco tempo no
clube.
Lembre-se:
mesmo que um candidato qualificado não se associe ao clube, você pode engajá-lo
como voluntário, doador ou simplesmente amigo do clube. Portanto, crie uma
experiência positiva para ele.
Fonte: guia FORTALECENDO O ROTARY – Elaboração
do Plano para Desenvolvimento do Quadro Associativo – 417 PT
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