terça-feira, 7 de outubro de 2025

SÃO NOSSOS CLUBES ROTARY CLUBS?

Em 1964 Burt Bacharach e Hal David escreveram uma balada intitulada A House Is Not a Home, ou seja, Uma Casa Não É Um Lar. Diz ela em seu início:

·         Uma cadeira ainda é uma cadeira, mesmo quando não há ninguém sentado lá;

·         Mas uma cadeira não é uma casa e uma casa não é um lar;

·         Quando não há ninguém lá para te abraçar...

Por analogia podemos dizer que sino, malhete e a bandeira por si só não transformam um clube em um Rotary Club. Continuará sendo apenas um clube.

Clubes não têm nenhum compromisso com a melhoria de suas comunidades; não preparam lideranças, não engajam e não se preocupam em manter os associados – a perda de um é só uma casualidade sem análise dos motivos -, não têm plano de ação e realizam promoções destinando a maior parte da arrecadação para proveito próprio. Clubes entendem que assar um churrasco, entregar cestas básicas é uma das funções básicas do Rotary. Não será isso que não nos faz crescer, que faz com que percamos tantos associados?

Precisamos de Rotary Clubs que pratiquem forte companheirismo, ouçam e engajem os associados, que estimulem a participação, promovam novas lideranças, sejam descentralizados, tenham renovação anual em seus conselhos e que façam a diferença em suas comunidades com projetos eficazes e que enalteçam nosso nome; Rotary Clubs que desenvolvam o senso do pertencimento. Rotary Clubs que contribuam para a nossa Fundação Rotária a fim de que mais recursos possam existir para projetos de qualidade.

Instrumentos para transformar nossos clubes em Rotary Clubs temos e estão à disposição de todos, mas há que se ter interesse em utilizá-los. Será que um Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos (PETS) realizado em 3 horas ajuda no processo? Com certeza não. Há que se dedicar à formação de rotarianos com conhecimentos para bem administrar seus clubes, engajar os associados e realizar projetos eficazes. É preciso parar de pensar em apenas cumprir a tabela.

Por que será que material valiosíssimo é ignorado? Se os clubes realizassem a pesquisa de Satisfação dos Associados, utilizassem a Lista de Verificação da Saúde do Clube, elaborassem o Planejamento Estratégico e o Plano para Desenvolvimento do Quadro Associativo teríamos clubes atrativos com associados motivados a se engajarem e revitalizarem seus clubes.

Se houvesse o interesse em apresentar nas reuniões material para instrução e informação rotária, os associados conheceriam um pouco mais a respeito do Rotary. E se fossem incentivados a realizar os cursos existentes na Central do Aprendizado? É difícil de se fazer isso?

Imaginem como que seria o Rotary se se realizasse a pesquisa das Necessidades da Comunidade e dessa forma realizar projetos eficazes? Atrairíamos associados com representatividade e interesse em mudar suas comunidades.

A Magia do Rotary está em se formar líderes eficazes que se preocupam em ter Rotary Clubs fortes e atrativos, associados engajados e relevância na comunidade. Teríamos clubes Irresistíveis!

E você, é associado de um clube ou de um Rotary Club?

Alceu Eberhardt 

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