sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

QUADRO SOCIAL - ARRANCADA PARA A SUPERAÇÃO

Temos, ainda, praticamente 5 (cinco) meses para atingir e superar as metas do Quadro Social.

Tendo presente que o FUTURO DO ROTARY ESTÁ EM SUAS MÃOS, cada clube deverá desenvolver atividades para trazer novos sócios.

O que pode ser feito? Há várias alternativas:

NOVOS SÓCIOS:

1. Divulgar o slogan do Quadro Social “Cada Rotariano: Admita Um, Retenha Um” e pedir que cada um dos (as) companheiros (as) indique pelo menos um nome para compor o quadro social do clube.

2. Fazer uma reunião específica para indicação de nomes de candidatos a sócios:
  • Formar grupos com até 5 companheiros para que, durante 15 minutos, indiquem nomes de potenciais rotarianos – devem considerar a necessidade da diversidade do quadro social, pois trazendo para nossos clubes pessoas de profissões e idéias diferentes de nós, ajudarão a fortalecê-los e aumentarão o potencial de prestação de serviços;
  • De posse de todos os nomes sugeridos, verificar aqueles que são repetidos; se o forem em todos os grupos, podem ser considerados aprovados; para os demais adotar o procedimento usual do clube para aprovação de candidatos;
  • Convidar os candidatos aprovados a uma reunião especial para:
    • Informar o que é o Rotary, sua história e seus programas;
    • Informar o que o clube já fez pela sua comunidade; o que Rotary faz pela humanidade;
    • Mostrar a importância de um Rotary Club para a comunidade, os benefícios e as responsabilidades de um rotariano;
    • Convidá-los oficialmente a participar como companheiros de seu clube;
      • Marcar uma visita oficial aos candidatos aprovados que não compareceram à reunião.
3. Que para cada reunião sejam designados companheiros para trazer um ou mais convidados para conhecerem Rotary e seu clube;

4. Formar uma equipe com vários sócios com o objetivo de visitar líderes profissionais e empresariais para informar-lhes os benefícios de se associar a um Rotary Club;

5. Destacar, em cada reunião, as classificações a serem preenchidas e estimular a apresentação de nomes para essas vagas – enviar/entregar a relação a todos os companheiros;

6. Convidar representantes de entidades de classe – Associação Comercial, CDL, Associações Médicas, de odontólogos, de engenheiros, etc., para conhecerem nossa entidade;

7. Lembrar aos companheiros para convidarem o diretor (a) do colégio de seus filhos, dos médicos e dentistas da família, seus vizinhos; todos são potenciais rotarianos.

8. Convidar não rotarianos para participar de projetos do clube; estimular a entidade beneficiada a divulgar o projeto, a trazer seus líderes e familiares para dele participarem. Isso criará vínculos com o clube e facilitará a admissão;

9. Junto com o conselho diretor fazer uma análise dos ex-rotarianos e dos motivos pelos quais deixaram o clube; quem sabe possam retornar!

10. Procurar sócios potenciais em grupos que são candidatos naturais, como ex-membros das equipes de Intercâmbio de Grupos de Estudos – IGE, ex-bolsistas da Fundação Rotária, ex- rotaractianos, pais de participantes do Programa de Intercâmbio de Jovens.

O importante é que em todos os momentos haja a preocupação de se convidar novos sócios de qualidade para ingressar em nosso Rotary e há muitos rotarianos fora de Rotary esperando apenas por um convite.

NOVOS ROTARY CLUBS:

Será que sua cidade ou cidade vizinha não comporta um novo Rotary Club? Há, ainda, muito espaço para crescimento com a abertura de novos clubes. Precisamos estar presentes nos bairros, em associações, em centros comerciais, em todos os locais em que há a possibilidade de unir esforços pelo bem estar da comunidade através de um Rotary Club.

Forme uma comissão para analisar a viabilidade de criação de novos clubes em sua área de abrangência!

MANTER O QUADRO SOCIAL:

1. Seu clube está perdendo sócios? Você sabe o motivo da saída desses companheiros?

2. A retenção inicia-se antes da admissão de sócios, pois se o candidato receber todas as informações necessárias sobre as responsabilidades e benefícios de um rotariano, não deixará o clube.

3. No entanto, o novo sócio precisa ser envolvido nas atividades do clube; precisa ser chamado a participar efetivamente dos projetos para que, através deles, sinta que está fazendo a diferença em sua comunidade e no mundo.

4. Cuidar para que as reuniões do clube, atividades de prestação de serviços e eventos sociais sejam interessantes, divertidos e envolventes.

5. Lembrar de realizar as reuniões objetivamente, de permitir que todos os sócios possam manifestar-se e esteja alerta a indicações de que um sócio poderá sair do clube. Procure sempre levar em consideração os problemas pessoais de cada um.

6. Aplicar o Questionário de Satisfação do Sócio para conhecer a opinião e anseios dos sócios;

a. Enviar o Questionário de Baixa de Sócios aos que pediram baixa do clube para conhecer os motivos de sua saída.

7. Realizar encontros de companheirismo com os rotarianos e seus familiares.

Estes são apenas alguns exemplos de como poderemos ampliar o quadro social dos clubes e dos Distritos; com certeza cada clube conhece outras alternativas que poderão ser colocadas em prática e ajudar os Distrito a atingir a meta estabelecida para o Quadro social.

Lembrar aos companheiros que se o Rotary é bom para nós, por que não pode ser bom para os demais?

Apenas mais um detalhe importante: imediatamente após a posse do novo sócio é necessário fazer a atualização dos dados através do Portal da Internet: https://www.rotary.org/pt/selfservice/Pages/login.aspx  , pois se o novo sócio não estiver cadastrado em RI não contará para a meta do quadro social do Distrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário