segunda-feira, 9 de agosto de 2010

CADA ROTARIANO: ADMITA UM, RETENHA UM

Devemos aproveitar o mês de agosto, que é dedicado ao desenvolvimento do quadro associativo e expansão, para nos lembrarmos do conceito adotado pelo conselho diretor:

CADA ROTARIANO: ADMITA UM, RETENHA UM

Esta frase enfatiza a importância de todo rotariano assumir a responsabilidade de apadrinhar novos associados e manter aqueles já existentes.

No Plano Estratégico, a meta “aumentar o recrutamento e a retenção de associados” faz parte da prioridade “fortalecer e apoiar os clubes”.

O desenvolvimento do quadro associativo é o resultado de uma combinação de fatores:
  • busca de associados potenciais,
  • programação das reuniões semanais,
  • projetos humanitários dinâmicos e relevantes,
  • boa comunicação,
  • treinamentos eficazes,
  • companheirismo,
  • planejamento, e
  • promoção da imagem pública.
Todos estes itens contribuem ao recrutamento e retenção de associados. Rotary Clubs fortes, relevantes e dinâmicos são mais propensos a atrair e manter associados.

O RI oferece inúmeros recursos aos clubes. Confira aqueles que o ajudarão a promover atividades relacionadas ao desenvolvimento do quadro associativo através do link: http://www.rotary.org/RIdocuments/pt_pdf/membership_catalog_pt.pdf

Mais informações também podem ser encontradas em
http://www.rotary.org/pt/Members/GeneralInformation/MembershipResources/Pages/ridefault.aspx

Prepare uma reunião especial para tratar deste tão importante tema para o futuro de seu clube e definir ações para o seu crescimento e fortalecimento, tornando Maior, Melhor e Mais Audaz!

Um comentário:

  1. Caro Companheiro Alceu Eberhardt,
    boa tarde:

    Estamos em pleno mês de agosto, dedicado ao Desenvolvimento do Quadro Associativo e expansão dos Rotarys Clubs.

    E pelo que pude perceber, participando do Seminário de Desenvolvimento do Rotary, realizado aqui em Joinville-SC, no sábado passado, último dia 14, uma das prioridades do RI para este ano Rotário é sem dúvida é a meta de aumentar o recrutamento e a retenção de associados.

    Foi um evento especialmente brilhante, em parte pela excelente palestra proferida pelo EGD Cesar Sherer, do Paraná, que foi muito além de uma tradicional palestra,conferindo um clima de verdadeira mesa redonda sobre o real panorama do nosso Distrito 4650.

    A outra parte do sucesso do evento, credito à presença de 145 pessoas, incluindo Intercambistas,Rotaractianos, que participaram ativamente do seminário, todos, buscando e propondo soluções para o desenvolvimento do quadro social dos Clubes.

    A maior lição que tive nesse evento, foi a de que podemos fazer um trabalho muito melhor no Distrito 4650, e que o futuro do RI pode estar nas nossas maõs, mas o presente, está nas nossas "cabeças", aqui, agora!

    Novamente, repiso a existência de praticamente todo o material de que um Clube necessita para divulgar e angariar novos associados, está contido no site do RI.

    As ferramentas muito bem apontadas no seu texto: o catálogo com inúmeras e criativas opções (as quais ja repassei para o Presidente do nosso Clube) e também o link específico sobre os procedimentos envolvendo o DQS.

    O lema: "Cada Rotariano admita um, retenha um", contém uma mensagem subliminar,na minha interpretação.

    O que quero dizer é que ao padrinho do novo Rotariano admitido, cumpre mantê-lo 100% envolvido no Clube. Com o perdão da comparação, se o Companheiro me permite,mas o "pós venda" da filosofia Rotária propalado pelo então padrinho de outrora, tem que ser sustentado pela prática evidente de tudo aquilo em que ele(padrinho) acredita.

    Ao menos uma reunião ordinária por mês,deveria ser sistematicamente voltada para a apresentação de novas ideias ,com o intuito de se ministrar treinamentos contínuos, dando sentido e coerência ao planejamento do DQS.

    Clubes dinâmicos são aqueles compostos por líderes, que se alternam em sugerir, orientar e executar transformações necessárias.

    Obrigado pela oportunidade.

    Walter do Amaral Varella
    Rotary Club de Joinville-Manchester

    ResponderExcluir