quarta-feira, 29 de setembro de 2010

DOE SUA HABILIDADE AO ROTARY

UMA PARÁBOLA SOBRE O IDEAL DE SERVIR
O representante oficial do RI na Conferência Distrital de 1996, Distrito 4750, foi o ex-presidente do RI, o indiano RAJENDRA SABOO. Homem culto, conhecedor do misticismo que envolve a cultura de seu povo, contou ele a seguinte lenda:
"Os dedos de uma das mãos se reuniram a fim de avaliar qual seria o mais importante no auxílio às necessidades diárias do homem.
  • Primeiro falou o polegar: eu sou o mais importante, porque sou eu quem suporta o maior peso do trabalho. Sou mais robusto e até separado de todos vocês, pelo que represento para o homem;
  • Segundo foi o indicador: o mais importante sou eu. A direção que o homem toma na vida depende da minha competência. Sou eu quem indica-lhe o caminho a seguir em busca da felicidade;
  • Depois falou o dedo médio: a minha importância supera a de vocês. Eu sou o primeiro a chegar aos acontecimentos devido ao meu tamanho;
  • Chegando a vez do dedo anular, ele falou: eu sou o mais importante porque sou o responsável pela união do homem com a mulher, sem o que não haveria a perpetuação da espécie humana;
  • Por fim falou o dedo mínimo: não tenho importância para o homem, considerando os prismas pelos quais discutimos nossa participação na vida humana. Todavia quero lembrar que sou o primeiro a me encontrar com o meu similar da outra mão, quando o homem eleva uma preçe a Deus."
O Rotary é constituído de muitos "dedos". Como os dedos das mãos, cada rotariano e rotariana tem sua importância singular. Cada pessoa traz consigo, ao nascer, uma característica própria de habilidade. Ao longo da vida exercita e aperfeiçoa o Dom que Deus lhe deu, que é empregado com maior ou menor eficiência, com maior ou menor interesse, dependendo, fundamentalmente, de dos fatores subjetivos: compaixão e ambição.
Nossa intuição é composta, em boa parte, por pessoas que, em seu espírito, cultivam a compaixão. Incentivados pelos programas rotários e fiéis aos seus dons, colaboram com parcela significativa do seu trabalho para que os objetivos do Rotary sejam alcançados. A história do Rotary está cheia de exemplos de companheiros e companheiras que, com abnegação, deram de si para que projetos e programas tivessem êxito. Cada membro do Rotary é chamado para doar sua habilidade em favor das causas rotárias. É através dessas doações sem vaidades, sem preguiça, sem visar recompensas que o Rotary vai disseminando, em todo o mundo, o ideal de servir e promovendo a paz, supremo objetivo da instituição.
Se não pudermos ser o mais importante dos "dedos" do Rotary, sejamos, pelo menos, aquele que apóia e diz Amém.
Flávio de Matos - RC de São Gonçalo - RI - Revista Brasil Rotário - maio/99

2 comentários:

  1. Caro Companheiro Alceu Eberhardt,
    boa tarde:

    Brilhante texto do Companheiro Flávio de Matos,do RC São Gonçalo-RJ, no qual ele aborda uma interessantíssima lenda indiana,(sobre a importância dos dedos das mãos), apresentada pelo ex Presidente do RI,o Companheiro Rajendra Saboo,na Conferência Distrital D.4750 em 1996.

    A conexão com a filosofia do Rotary é perfeita.

    O RI é uma somatória de pessoas de bem de todos os sexos, idades,credos,matizes,enfim, irmanadas pelo espírito de SERVIR às pessoas mais carentes do mundo, fazendo isso, da melhor maneira que souberem,amparadas nas suas respectivas habilidades.

    Resumindo:somos uma enorme família mundial de voluntários com boa vontade, abnegados de qualquer honraria ou reconhecimento,possuindo o ideal único de servir e melhorar as condições gerais essenciais da humanidade,para nossa geração e para as vindouras.

    Uma vez dentro do ROTARY, a pessoa não só potencializa suas habilidades conhecidas,mas também descobre outras,tornando-se mais apta para ajudar a construir um mundo melhor.

    Contudo,para mim, os dedos das mãos já estão suficientemente "adequados" ao espírito rotariano,e agora,chegou a vez dos "dedos dos pés" de todos os rotarianos unirem-se mundialmente na marcha firme,contínua, prazerosa e honorável de difundir e fazer o BEM!

    Obrigado pela oportunidade

    Walter do Amaral Varella
    Rotary Club de joinville-Manchester

    ResponderExcluir
  2. Caro Companheiro Alceu Eberhardt,
    boa tarde:

    Brilhante texto do Companheiro Flávio de Matos do RC São Gonçalo-RJ,abordando uma interessante lenda indiana apresentada pelo ex-Presidente do RI, o Companheiro Rajendra Saboo,na Conf.Dist. D.4750 em 1996,(sobre a importância dos dedos das mãos).

    A conexão com o Rotary é perfeita.


    Somos,em resumo, uma enorme família internacional,irmanados pelo espírito da boa vontade e pela habilidade inata de servir às pessoas mais carentes do mundo,através da aplicação espontânea e sincera, de nossas habilidades e talentos,visando construir uma humanidade melhor.

    Rotarianos legítimos trabalham,totalmente abnegados e refratários a qualquer espécie de reconhecimento ou condecoração por suas atitudes,pois o fazem de coração,sendo para eles uma honrosa obrigação, dar sua parcela de contribuição para construir uma humanidade melhor.

    E uma vez, dentro do Rotary,a pessoa além de potencializar suas habilidades conhecidas,com o tempo, ela descobre outras, tornando-a mais apta ao nobre ofício de auxiliar quem precisa.

    Para mim,os dedos dsa mãos já foram suficientemente "adequados" para a filosofia do RI,agora chegou a vez dos "dedos dos pés",de todos os rotarianos do mundo,unirem-se na marcha contínua,prazerosa e honorável de difundir e FAZER O BEM.

    Com o perdão do espirituoso trocadilho: O Rotary está em seus pés também!

    Obrigado pela oportunidade.

    Walter do Amaral Varella
    RC de Joinville-Manchester

    ResponderExcluir