quinta-feira, 2 de setembro de 2010

NOVAS GERAÇÕES & DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL . . .E agora??

Como é que a nova Quinta Avenida de Serviços – a AVENIDA DAS NOVAS GERAÇÕES - pode se relacionar com o Desenvolvimento do Quadro Social? Considere isso:
  1. Seu clube está efetivamentre envolvido com os Programas do Rotary para a JUVENTUDE e os JOVENS? 
    • É o suficiente?
    • Ou se restringe apenas à inscrição de jovens no RYLA ou no Programa de Intercâmbio de Jovens? 
  2. Há candidatos potenciais a rotarianos que poderiam ser atraídos para uma organização que trabalha com jovens?
  3. É conhecido o paradeiro dos ex-participantes dos programas das Novas Gerações (ROTARACT, RYLA, INTERACT, PIJ - Programa de Intercâmbio de Jovens)?
    • Estão sendo mantidos contatos para saber quando estarão prontos para ingressar no Rotary? (Dez ou quinze anos podem passar muito depressa!)
  4. Estamos orientando as Novas Gerações para que possam ter os recursos e assistência que somente nós poderemos oferecer-lhes?
O sucesso do Rotary depende do empenho e trabalho árduo dos associados em todas as áreas e o mesmo se aplica aos Programas de Rotary para as Novas Gerações: Rotakids, Interact, Rotaract, RYLA. Esses, se bem sucedidos, retém seus atuais participantes e conquistam novos.

O apoio e participação dos rotarianos nas reuniões e projetos dos Interact e Rotaract Clubs fortalece-os e facilita a migração futura para o Rotary, oxigenando e rejuvenescendo nossos clubes.

Então, vamos fortalecer as Novas Gerações?

Um comentário:

  1. Caro Companheiro Alceu Eberhardt,
    boa noite:
    Ao criar a Quinta Avenida de Serviços,o Rotary correspondeu a sinalização mundial sobre a importância vital da participação dos jovens na prática e difusão dos nobres ideais rotarianos.O RI ao "levantar"a bandeira da convocação mundial dos jovens,repassou para os Rotary Clubs,a obrigação e o desafio de atrair para seu "exército do Bem",toda a energia,a disposição e o ideal juvenil que há tempos,"gritava" por uma oportunidade de mostrar seu trabalho numa Organização do porte do RI.
    Na Revista Brasil Rotário do mês de agosto,às páginas 40 e 41,temos a satisfação de ler o excelente artigo do Companheiro Luiz Gustavo Kuster Prado,sobre a Quinta Avenida de Serviços.Nele,podemos sentir a alegria contagiante que o RI proporcionou a todos, ao "pavimentar'a Quinta Avenida de Serviços,trazendo-nos exemplos muito bem sucedidos e inspiradores de atividades voltadas aos jovens,citando os exemplos de Anápolis-GO e dos RYLAS sucessivos no mesmo Distrito,o 4.530
    São ideias assim que frutificam e crescem onde houver boa vontade,solidariedade e disposição. O RI fez a sua parte,cabendo agora aos Clubes,darem prosseguimento ao rejuvenecimento da organização,para que ela se torne perene,sem se acomodar.
    Com relação ao DQS dos Clubes e a Quinta Avenida de Serviços,responderei às 4 questões apontadas citando a realidade do nosso Clube:
    1)Temos sempre,graças ao empenho de todos os Companheiros,efetivado com qualidade os programas oficiais do RI para os jovens,sendo nossa obrigação.
    Nosso Clube é novo(completará 2 anos dia 12 deste mês),mas desde sua fundação,patrocinou jovens intercambistas e selecionou com êxito,IGEs com jovens líderes que ao final dessa extraordinária experiência,vêm mantendo contatos frequentes visando sua integração ao Rotary.
    Participamos habitualmente das reuniões do Rotaract,mantendo um canal permanente para que a transição ao Clube,aconteça naturalmente para eles.Tomamos ciência e apoiamos também,os projetos viáveis apresentados em conjunto com o Interact Club. Estamos preparando a edição de um RYLA para o mês de março,evento que desde já, promete.
    Admito porém,que não é o suficiente. E por isso mesmo,com a criação da Quinta Avenida de Serviços,os jovens,agora elevados à categoria de "essenciais" para o RI,poderão nos ajudar muito.
    2)Sim.Acredito que existam muitos potenciais candidatos a ingressarem no Rotary,justamente agora,atraídos pela criação da Quinta Avenida de Serviços.Sem dúvida é um chamariz excelente para isso e já temos identificado e contatado pessoas sintonizadas com esse perfil.

    3) Recentemente,tivemos a satisfação de assistir a apresentação do nosso IGE,Rodrigo Monteiro sobre sua experiência junto aos bombeiros na cidade de Devon,Inglaterra. Sinalizou que tem interesse em entrar para o Rotary,assim como os Rotaractianos que temos mantido contato. Mantemos também,estreito contato com intercambistas. Realmente não é tarefa das mais fáceis,entretanto,reconheço em face da Prova Quádrupla,que devemos melhorar o Quadro Social do nosso Clube.

    4) Já temos agendada para o dia 5 de outubro, uma reunião com vários potenciais candidatos a Rotarianos, visando apresentar-lhes o que é o Rotary e o ideal do espírito rotariano de bem servir à humanidade.

    Repiso que na minha opinião,não existe nenhum programa mais importante do que os Earlyact Clubs,mas devemos apoiar os Interact Clubs,os Rotaracts também,em prol da continuidade do RI,pois quando o jovem se vê diante do binômio:respeito e oportunidade,tudo lhe é possível!
    Obrigado pela oportunidade.
    Walter do Amaral Varella
    Rotary Club de Joinville - Manchester

    ResponderExcluir