quarta-feira, 24 de novembro de 2010

ROTARACT CLUBS NA COMUNIDADE

Transcrevo texto disponibilizado por Mary Beth Growney Selene, Coordenadora do Rotary, Zona 28 - O posicionamento da CR Mary Beth é importante, pois nos Estados Unidos os Rotaract Clubs são criados, basicamente, em universidades, segmento pouco explorado no Brasil.

Apesar de saber das diretrizes referentes à faixa etária de rotaractianos, sempre dei mais atenção ao valor dos Rotaract Clubs enquanto entidades baseadas em universidades ou faculdades. Depois de uma mudança radical, agora sou defensora dos Rotaract Clubs com base em comunidades.

Recentemente, entrevistei Stacy Osten, presidente do Rotaract Club de Milwaukee, EUA, Distrito 6270, Zona 28, e gostaria de compartilhar com vocês alguns dos aspectos de seu clube, que é patrocinado pelo Rotary Club de Milwaukee, EUA.

Reuniões 

O clube se reúne toda terça-feira às 19h15, horário que acomoda a maioria das agendas dos rotaractianos. A segunda terça de todo mês é voltada à socialização e um sábado por mês é destinado a serviços voluntários. Eles se reúnem no centro de ex-alunos de uma escola de engenharia em Milwaukee. Não há refeição durante a reunião; geralmente eles acabam saindo juntos depois.

Comunicação

A comunicação entre os associados ocorre pelo website do clube, calendário do site, e-mail e mensagens instantâneas. Confira o site em http://www.rotaract-milwaukee.org/.

Lema: COMUNIDADE. CULTURA. CARREIRA.

Mensagem aos rotarianos

Os rotaractianos gostariam que os rotarianos vissem os Interact e Rotaract Clubs como extensões do Rotary, não como entidades independentes.


Os rotaractianos gostariam que os rotarianos vissem os Interact e Rotaract Clubs como EXTENÇÕES do Rotary, não como entidades independentes. INTERACT = ROTARACT = ROTARY. Independentemente da idade da pessoa, todo aquele que deseja servir representa o verdadeiro espírito do Rotary.

A próxima geração de rotarianos tem sede de servir, orientando sua vida nos princípios da Prova Quádrupla. Os rotarianos deveriam ter consciência de que o Rotaract representa uma ótima oportunidade para o desenvolvimento do quadro associativo dos Rotary Clubs.

Um comentário:

  1. Prezado Companheiro Alceu Eberhardt,
    bom dia:

    Interessantíssimo texto de autoria da Coordenadora do RI,Zona 28, Mary Beth Growney Selene, no qual ela relata trechos muito significativos da entrevista que ela fez com Stacy Osten - presidente do Rotaract Club de Milwaukee EUA D.6270 Zona 28,denotando praticamente, os mesmos obstáculos encontrados aqui em SC,precisamente no Distrito 4650.

    A despeito da sistemática das reuniões daquele Rotaract Club específico, e da criatividade da sua agenda delimitando precisamente atividades essenciais à comunidade e de seus ativos canais de comunicação,percebo que aqui também,(reporto-me ao exemplo mais próximo e que me permite comentar em cima da realidade dos fatos: o hiper-ativo e bem sucedido, Rotaract Club Manchester de Joinville D.4650,patrocinado pelo nosso Rotary Club de Joinville Manchester)ocorrem os mesmos "entraves de relacionamento" entre Rotary Clubs-Interact Clubs e Rotaract Clubs.

    Tive a oportunidade de detectar essa "distância indevida",entre esses membros da Família Rotária,pela primeira vez, num seminário realizado aqui em Joinville,sobre DQS,em junho deste ano,no qual ficou evidente,quando dada a palavra aos respectivos presidentes dos Rotaract Clubs presentes, o praticamente total desconhecimento,amparo e frequência,de suas reuniões,por parte dos seus RClubs padrinhos.

    Ao presenciar aquilo,percebi como se numa mesma Família/Rotary, um adulto seguia seu caminho,ignorando e o pior,desconsiderando sua responsabilidade em apoior,nutrir de conhecimentos e atitudes assertivas,seus entes mais jovens, como entregando-os à própria sorte de suas circunstâncias. Relevando o exagero,presenciei uma espécie de "cisma de gerações no Rotary",ao testemunhar aquilo.

    Tanto lá em Milwaukee, EUA,quanto aqui em SC e acredito em boa parte do país,vale demais a mensagem daquele Rotaract Club estrangeiro,de que eles gostarima de que os rotarianos vissem o Interact Club e o Rotaract Club, como extensões do Rotary. Em resumo,o sucesso do RI para os próximos 100 anos,dependerá da sua capacidade de reverter esse quadro negativo idesejável e contraproducente,como canal para atrair e conquistar novos jovens e futuros líderes.

    Vou mais longe. Acredito que o incremento do DQS,precede os Interact Clubs e Rotaract Clubs,tendo sua fonte prioritária os Early Act Clubs,(teimosamente chamados de RotaKids no Brasil). O Rot.Manchester de Joinville,trabalha na mais perfeita sintonia conosco,estando em plena atividade para viabilização do RYLA,para o próximo mês de março de 2011,sendo cada evento para proporcioná-lo,comemorado efusivamente em conjunto em prol do Rotary.

    Para mudar o mundo,precisamos primeiro mudar algo em nós mesmos,e creio que o RI deverá nos próximos anos e gerações de rotarianos,admitir como lema interno: UNIR GERAÇÕES para dividir esforços para fazermos um mundo melhor.

    Obrigado pela oportunidade
    Rotary Club de Joinville Manchester
    Walter do Amaral Varella

    ResponderExcluir