sábado, 1 de janeiro de 2011

INSTRUÇÃO ROTÁRIA - MAIO/2013


INSTRUÇÕES ROTÁRIAS – MAIO
 

SUGESTÃO PARA O USO DAS INSTRUÇÕES ROTÁRIAS:

1.    Na primeira reunião, apresentar o TEMA aos associados, pedindo para que procurem trazer a resposta na próxima reunião;

2.   Na reunião subsequente:
Um ou mais companheiros fornecem a resposta ao tema proposto;
Caso ninguém tenha a resposta, o companheiro encarregado de Instruções Rotárias fornece-a;
Nessa mesma reunião é apresentado o tema para a próxima reunião.

Se for apresentada a pergunta e em seguida feita a leitura do texto, perde-se muito em eficácia, pois uma simples leitura pode não oferecer o conhecimento desejado.
 

TEMAS PROPOSTOS (respostas abaixo)
Semana – O que é o ProjectLINK?
Semana – O que é a Sociedade Paul Harris?
Semana – O que é um Clube “Todos os Rotarianos, Todos os Anos”? 

RESPOSTAS:
1ª Semana - Qual o objetivo do Prêmio Fortalecimento de Clube?

O Prêmio Fortalecimento de Clube reconhece rotarianos que ajudaram a fortalecer seu Rotary Club de maneira significativa.
Os candidatos devem ser rotarianos representativos, em dia com suas obrigações, com pelo menos 10 anos de Rotary; ter servido como presidente de clube; e ser associados de um Rotary Club com pelo menos 30 rotarianos nos três anos antes da indicação. Ex-administradores do RI, assim como os atuais e os entrantes, não são elegíveis ao prêmio.
Todo ano, os governadores de distrito podem indicar ao prêmio um candidato de seu distrito, que tenha:
        Recrutado pessoalmente pelo menos cinco associados que ainda sejam rotarianos representativos na época da indicação;
        Participado de treinamento rotário em seu clube;
        Participado de pelo menos um projeto de clube relacionado a serviços profissionais;
        Comparecido a pelo menos dois eventos distritais nos três anos antes da indicação.
Os governadores de distrito devem formar uma Comissão de Seleção integrada por três ex-governadores para escolher o candidato do distrito. O governador pode endossar um candidato e deve enviar o respectivo nome ao RI antes de 1° de novembro.

Fonte: Manual de Procedimento – Edição 2010 – pág. 100

 
2ª SemanaO que é o ProjectLINK?
A Secretaria mantém registro dos projetos de Serviços à Comunidade Mundial para os quais os Rotary Clubs, Rotaract Clubs, Interact Clubs ou Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário solicitam auxílio. Os Rotary Clubs podem utilizar esse registro de duas formas:
1) O clube que necessitar de auxílio para projeto de Serviços à Comunidade pode apresentar uma descrição deste por meio do Formulário de Inscrição do ProjectLINK, que deve ser enviado à sede mundial. Os dados do projeto serão inseridos em um banco de dados disponível em www.rotary.org .
2) Clubes interessados em auxiliar projetos de SCM podem pesquisar projetos no banco de dados segundo localização geográfica, tipo de projeto ou valor monetário solicitado. Os governadores e Rotary Clubs podem criar parcerias com outras organizações cujas finalidades e atividades estejam em consonância com as do Rotary, quando as atividades incrementarem a prestação de SCM. (Cód. Norm. Rotary 41.070.3.; “Colaboração do Rotary International e da Fundação Rotária com outras organizações”, no capítulo 3.)

Fonte: Manual de Procedimento – Ed. 2010 – pág. 113

 
3ª Semana O que é a Sociedade Paul Harris?
Reconhecimento administrado pelo distrito para os indivíduos que fazem contribuições de US$1.000 ou mais todos os anos ao Fundo Anual para Programas, ao Pólio Plus, aos Parceiros Pólio Plus ou ao Programa de Subsídios Humanitários. Todas as perguntas referentes a este reconhecimento devem ser encaminhadas diretamente aos distritos. As contribuições a Sociedade Paul Harris são elegíveis para os reconhecimentos como Contribuinte Especial da Fundação Rotaria (apenas contribuições ao Fundo Anual para Programas), Companheiro Paul Harris, Companheiro Paul Harris por Doações Múltiplas e Doador Extraordinário.

Fonte: Manual de Procedimento – Edição 2010 – pág. 78
 

SemanaO que é um Clube “Todos os Rotarianos, Todos os Anos”?
É um reconhecimento oferecido a clubes que atingem o nível de contribuição per capita de no mínimo US$100 e onde todo associado representativo contribui algum valor ao Fundo Anual para Programas. Os cálculos são feitos com base no número de associados representativos em 30 de junho e o reconhecimento e oferecido no final do ano rotário. 

Fonte: Manual de Procedimento – Edição 2010 – pág. 79

Nenhum comentário:

Postar um comentário