sábado, 1 de janeiro de 2011

INSTRUÇÃO ROTÁRIA PARA ABRIL


INSTRUÇÕES ROTÁRIAS – ABRIL 

SUGESTÃO PARA O USO DAS INSTRUÇÕES ROTÁRIAS:

1.    Na primeira reunião, apresentar o TEMA aos associados, pedindo para que procurem trazer a resposta na próxima reunião;

2.   Na reunião subsequente:
o Um ou mais companheiros fornecem a resposta ao tema proposto;
o Caso ninguém tenha a resposta, o companheiro encarregado de Instruções Rotárias fornece-a;
o Nessa mesma reunião é apresentado o tema para a próxima reunião.

Se for apresentada a pergunta e em seguida feita a leitura do texto, perde-se muito em eficácia, pois uma simples leitura pode não oferecer o conhecimento desejado.
 

TEMAS PROPOSTOS (respostas abaixo)

Semana Quais são os lemas oficiais do Rotary?

Semana – O que é a Menção Avenidas de Serviços?

Semana – O que é o Conselho de Legislação?

Semana – Qual a diferença entre uma Emenda e uma Resolução propostas ao Conselho de Legislação?


RESPOSTAS:
1ª Semana - Quais são os lemas oficiais do Rotary?

Os lemas oficiais do Rotary são “Dar de Si Antes de Pensar em Si” e “Mais Se Beneficia Quem Melhor Serve”. O primeiro é o lema principal da organização.  O segundo foi modificado em 2010 pelo Conselho de Legislação, com a substituição do verbete they pelo verbete one na sua versão em inglês, o que não afetou a versão em português.
“Fazendo o Bem no Mundo” é o lema da Fundação Rotaria.
“Companheirismo através do Servir é o lema do Rotaract.

Fonte: Manual de Procedimento – Edição 2010 – pág. 94

 
2ª SemanaO que é a Menção Avenidas de Serviços?

A Menção Avenidas de Serviços por Realizações Individuais, concedida pelos clubes, reconhece o trabalho de base dos rotarianos.
Rotarianos em dia com suas obrigações que demonstraram de maneira consistente seu apoio ao Objetivo do Rotary por meio da participação em atividades em cada uma das Avenidas de Serviços (Serviços Internos, Profissionais, à Comunidade, Internacionais e às Novas Gerações), são elegíveis. Presidentes de clube não são considerados para essa menção durante seus mandatos.

A indicação do candidato à menção é feita pelo presidente de clube, o qual deve endossar o formulário de indicação antes de enviá-lo à sede mundial do RI e entregar uma cópia ao governador.
Fonte: Manual de Procedimento – Ed. 2010 – pág. 98
 

3ª Semana O que é o Conselho de Legislação?

O Conselho de Legislação (COL) é o órgão legislativo do RI, que tem o poder de alterar os documentos estatutários da organização. Essa autoridade emana do artigo 10 dos Estatutos do RI e dos artigos 7 e 8 do Regimento Interno do RI. O Conselho Diretor tomou decisões relacionadas ao COL, que constam do artigo 59 do Código Normativo do Rotary.
O Conselho de Legislação se reúne a cada três anos em abril, maio ou junho, mas de preferência em abril. O Conselho Diretor do RI determina as datas das reuniões, que são sempre realizadas nas proximidades da sede mundial da organização, exceto se impedido por motivos de força maior.
Fonte: Manual de Procedimento – Edição 2010 – pág. 145

 
SemanaQual a diferença entre uma Emenda e uma Resolução propostas ao Conselho de Legislação?
Emendas - São propostas que visem alterar os Estatutos ou o Regimento Interno do RI, ou os Estatutos Prescritos para o Rotary Club. Elas devem ser submetidas por meio da reprodução integral das partes dos documentos estatutários afetadas, indicando claramente o texto a ser eliminado e o novo texto a ser incluído.
Resoluções - São deliberações do Conselho de Legislação, conforme autorizada pela seção 7.010. do Regimento Interno do RI, sem poder de emendar os documentos estatutários.

Fonte: Manual de Procedimento – Edição 2010 – págs. 147 e 148

Nenhum comentário:

Postar um comentário