sábado, 1 de janeiro de 2011

INSTRUÇÃO ROTÁRIA - SETEMBRO/2013


INSTRUÇÕES ROTÁRIAS – SETEMBRO

 

SUGESTÃO PARA O USO DAS INSTRUÇÕES ROTÁRIAS:

1.    Na primeira reunião, apresentar o TEMA aos associados, pedindo para que procurem trazer a resposta na próxima reunião;
2.   Na reunião subsequente:
Um ou mais companheiros fornecem a resposta ao tema proposto;
Caso ninguém tenha a resposta, o companheiro responsável pelas Instruções Rotárias fornece-a;
Nessa mesma reunião é apresentado o tema para a próxima reunião.
Se for apresentada a pergunta e em seguida feita a leitura do texto, perde-se muito em eficácia, pois uma simples leitura pode não oferecer o conhecimento desejado.
 

TEMAS PROPOSTOS (respostas abaixo)
Semana Por que fortalecer a marca Rotary?
Semana – O que são Subsídios Globais?
Semana – O que são Subsídios Predefinidos?

RESPOSTAS:
Por que fortalecer a marca Rotary?
Apesar de todo impacto positivo em comunidades em todos o mundo, o Rotary não recebe o reconhecimento que merece. Há a necessidade de se repensar como contamos nossa história, para que as pessoas entendam o que o Rotary representa, como é diferente e porque é importante.
Em 2011, iniciou-se trabalho inédito para fortalecer a nossa imagem. Além de gerar melhor compreensão do público externo sobre o que o Rotary faz, o propósito é motivar, envolver e inspirar atuais e futuros associados, doadores, parceiros estratégicos e funcionários.
Para melhor contar nossa história, foi necessário, primeiramente defini-la. Com base em extensa pesquisa:
·         Definiu-se nossa essência para identificar como o Rotary é diferente de outras organizações;
·         Foi dado vida aos nossos Valores para garantir que nossos atos condigam com nossas palavras;
·         Estabeleceu-se nossa voz para refletir nosso caráter distinto;
·         Esclareceu-se como apresentamos o que temos a oferecer, para que as pessoas entendam o que fazemos e como elas podem participar;
·         Revitalizou-se nossa identidade visual para dar a ela mais vigor e ao mesmo tempo celebrar.
Dar vida à nossa história é a próxima tarefa, a qual requer porta-vozes em todos os âmbitos, grupos e funções. Nós somos o Rotary, e temos uma ótima história para contar! Depende de todos nós proteger, promover e vivenciar a Marca sempre que interagimos com outros.
 
Nosso logo agora inclui nossa marca nominativa, ou seja, a palavra “Rotary”, e nosso emblema, a roda rotária. A palavra “Rotary” sempre aparece antes de nosso emblema em todas nossas assinaturas.
Conheça as alterações no Guia de Identidade Visual para Rotarianos.

Fonte: Base no Guia de Identidade Visual para Rotarianos 547A-PT—(813)
 

2ª Semana – O que são Subsídios Distritais?
Os Subsídios Distritais financiam atividades menores e mais curtas que atendem a necessidades de sua comunidade e de comunidades no mundo todo. Cada distrito escolhe quais atividades custeará com esses subsídios, entre elas:
·         Projetos humanitários, incluindo iniciativas de recuperação de desastres e viagens a serviço;
·         Bolsas para qualquer nível, duração, localidade ou área de estudo;
·         Equipes de formação profissional, isto é, grupos de profissionais que viajam para o exterior para ensinar os profissionais locais sobre um determinado campo ou para aprenderem mais sobre suas próprias áreas.
Em todos os casos, o Subsídio Distrital precisa apoiar a missão da Fundação Rotária e os distritos devem ser qualificados antes de poderem administrá-los. Podem ser utilizados até 50% do Fundo Distrital de Utilização Controlada, que é calculado a partir de doações ao Fundo Anual do distrito três anos antes, incluindo os ganhos do Fundo Permanente. 


3ª SemanaO que são Subsídios Globais?
Os Subsídios Globais apoiam atividades internacionais maiores que tenham resultados sustentáveis e mensuráveis nas áreas de enfoque do Rotary. Os patrocinadores de subsídios formam parcerias internacionais que atendem a necessidades reais da comunidade.
Podem financiar as seguintes atividades:
·       Projetos humanitários
·       Bolsas para estudos acadêmicos em nível de graduação
·       Equipes de formação profissional, ou seja, grupos de profissionais que viajam para o exterior para ensinar profissionais locais sobre um determinado campo ou para aprenderem mais sobre suas próprias áreas.
Os Subsídios Globais envolvem o distrito ou clube onde o projeto é realizado e um distrito ou clube de outro país. Os dois parceiros devem ser qualificados antes de poderem enviar um pedido.
Para ser bem-sucedida, sua proposta de projeto deve:
·        Ser sustentável e incluir planos para um sucesso a longo prazo após os fundos dos Subsídios    Globais terem sido usados;
·       Incluir metas mensuráveis demonstradas por relatórios de progresso;
·       Estar alinhada com uma de nossas áreas de enfoque;
·       Atender a necessidades reais da comunidade;
·       Envolver ativamente os rotarianos e os membros da comunidade;
·       Atender aos requisitos de qualificação nos termos e condições dos subsídios.
Os pedidos são aceitos durante o ano todo e analisados conforme são recebidos.

O orçamento mínimo para um projeto de Subsídio Global é de 30 mil dólares. O Fundo Mundial da Fundação Rotária fornece no mínimo 15 mil dólares. Os clubes e distritos contribuem com o Fundo Distrital de Utilização Controlada (FDUC) e/ou com contribuições em dinheiro. 

 

4ª Semana O que são Subsídios Predefinidos?
Os Subsídios Predefinidos são desenvolvidos pelo Rotary e pelos parceiros estratégicos e também apoiam as áreas de enfoque e podem incluir bolsas de estudo, projetos humanitários e formação profissional. A principal diferença é que a estrutura do projeto já está pronta.
Atualmente são oferecidos:
·       Bolsas para enfermagem e formação para educadores da área de saúde com a parceira Aga Khan University.
·      Bolsas de estudo para profissionais da área de recursos hídricos e saneamento com o parceiro Instituto UNESCO-IHE para Educação em Recursos Hídricos.
·       Formação profissional e prestação de serviços médicos trabalham com o parceiro Mercy Ships.
Os pedidos de Subsídios Predefinidos são aceitos durante todo o ano e concedidos por ordem de chegada; são totalmente custeados pela Fundação Rotária e pelos parceiros estratégicos. Os distritos e clubes devem concluir o processo de qualificação antes de realizarem o pedido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário