sábado, 1 de janeiro de 2011

Instruções Rotárias - Junho/2013


INSTRUÇÕES ROTÁRIAS – JUNHO

 

SUGESTÃO PARA O USO DAS INSTRUÇÕES ROTÁRIAS:

1.    Na primeira reunião, apresentar o TEMA aos associados, pedindo para que procurem trazer a resposta na próxima reunião;

2.   Na reunião subsequente:
o Um ou mais companheiros fornecem a resposta ao tema proposto;
o Caso ninguém tenha a resposta, o companheiro encarregado de Instruções Rotárias fornece-a;
o Nessa mesma reunião é apresentado o tema para a próxima reunião.

Se for apresentada a pergunta e em seguida feita a leitura do texto, perde-se muito em eficácia, pois uma simples leitura pode não oferecer o conhecimento desejado.

 
TEMAS PROPOSTOS (respostas abaixo)


Semana – Qual deve ser o desempenho do diretor de protocolo?

Semana – Durante a execução do Hino Nacional, deve-se voltar para a bandeira?

Semana – O que é um Clube Operante?

RESPOSTAS:

1ª Semana - Quais os cuidados com a ordem de precedência em Rotary?
A ordem de precedência sempre foi motivo de controvérsias, quando não gerou situações constragedoras. A forma mais simples é alinhar, em ordem numérica, os ocupantes, na sucessão estrita de sua precedência. Essa tem seu início, nas reuniões do clube, com o presidente. Nas reuniões da governadoria,  com o governador.
O protocolo oficial do Brasil determina, porém, que o presidente da República, o vice-presidente, na ausência desse, na ausência daquele, o governador do Estado, e o vice-governador, na ausência dos precedentes presidam as solenidades a que comparecem.
Em reuniões em que essas autoridades estejam presentes, não se admitem representações. Para almoço ou jantar, não se credenciam representantes a não ser que se imponha a presença da pessoa impedida para atender ao protocolo ou ao programa.
Quanto os componentes da mesa são chamados pelo microfone, designando-lhes os lugares, não se faz a apresentação da mesa depois de composta.
Se a reunião for iniciada com todos os componentes da mesa em seus lugares, o protocolo fará a apresentação de cada um, começando pelo lugar central da mesa e podendo ir para a esquerda, de quem olha a mesa, e depois para a direita.
A regra de que uma mulher não deve ficar na ponta da mesa não se aplica a uma rotariana; esta deve ocupar o lugar inerente ao seu cargo.

 Fonte: Base no guia Normatização para as Reuniões do Rotary no Brasil
 

2ª SemanaQual deve ser o desempenho do diretor de protocolo?

O Diretor de Protocolo deve conduzir-se com discrição, nos seus modos e palavras. Evitar gracejos e piadas. Esforçar-se ao máximo para pronunciar corretamente o nome dos convidados, visitantes ou companheiros.
Não deve fazer parte da mesa diretora. Isso dificultaria sua movimentação para atender aos detalhes e às eventualidades ocorrentes.
Precisa vestir-se adequadamente. Não é necessário ser orador, mas é indispensável ter algum conhecimento do idioma vernáculo.
O EGD José Augusto Bezerra destaca 10 pontos importantes na personalidade de um diretor de protocolo ideal: otimismo; tato; dicção; experiência; dedicação; minuciosidade; objetividade; adaptabilidade; disciplina; tranquilidade (Revista Brasil Rotário – outubro/2000).
Alguns cuidados que deve ter. Jamais pronunciar abreviadamente as siglas, pois essas somente são utilizadas em textos escritos. Assim, deve-se pronunciar:
  • Ilustríssimo Senhor – e não Ilmo. Senhor;
  • Excelentíssimo Senhor – e não Exmo. Senhor;
  • Governador do ano rotário tal – e não EGD;
  • Diretor do Rotary International ano tal – e não EDRI;
  • E assim por diante.
Fonte: Base no guia Normatização para as Reuniões do Rotary no Brasil, Manual Básico de Cerimonial e Protocolo – TRE-SC e http://www.soportugues.com.br/secoes/abrev/


3ª Semana Durante a execução do Hino Nacional, deve-se voltar para a bandeira?
Transcrevemos parecer do membros da diretoria do CNCP - COMITÊ NACIONAL DO CERIMONIAL PÚBLICO - Devemos esclarecer, primeiramente que a Lei 5.700/71, que regulamenta a utilização dos Símbolos Nacionais (Bandeira, Hino, Selo e Brasão de Armas da República), não expressa qualquer observação nem determina, na realização dos eventos no Brasil, um posicionamento de homenagem de um símbolo para o outro.
Nós, cerimonialistas, membros da Diretoria CNCP, consideramos que a ação de cantar o Hino Nacional nas solenidades deve ser traduzida como uma homenagem à Pátria e, tendo em vista que a nossa Pátria está legitimamente representada pelas autoridades e pelo público presente ao evento, não vemos sentido em que autoridades e convidados se voltem para a Bandeira, no momento da execução do Hino.
Vale ressaltar ainda que o Hino Nacional não é um hino em homenagem à Bandeira. Para uma homenagem à Bandeira, a Lei 5.700 reserva a data de 19 de novembro, denominada o "Dia da Bandeira", em que o hasteamento se dá precisamente às 12 horas, executando-se o Hino à Bandeira. O entendimento equivocado dessa questão tem propiciado a muitos a preocupação de se voltarem para a Bandeira todas as vezes que o Hino Nacional é executado, o que se deve com frequência a alguns cerimonialistas menos experientes que chegam a ponto de orientar a autoridade para assim proceder, induzindo-a a erro. A Pátria, repetimos, é representada pelo público como também pelas autoridades. Assim, ignorar a sua precedência sobre qualquer outra simbologia que venha a caracterizar um País, nos parece uma opção pouco coerente.



Semana – O que é um Clube Operante?
O Conselho Diretor do RI e responsável por assegurar que todos os clubes sejam operantes. Um clube é considerado operante quando:
1)      paga suas cotas per capita ao RI;
2)      realiza regularmente suas reuniões;
3)      assegura que todo associado representativo seja assinante de uma revista do Rotary World Magazine Press (The Rotarian ou revista regional);
4)     implementa projetos humanitários que atendem a necessidades da comunidade local e/ou internacional;
5)      recebe a visita do governador, governador assistente ou qualquer outro administrador do RI;
6)      possui seguro de responsabilidade civil, de acordo com a seção 71.080. do Código Normativo do Rotary;
7)      atua de acordo com os Estatutos do RI, Regimento Interno do RI e Código Normativo do Rotary;
8)      paga as taxas devidas ao distrito e ao RI sem assistência externa;
9)      fornece regularmente ao secretário geral, listas atualizadas de associados;
10)      resolve desentendimentos de maneira amigável;
11)  mantém relação de cooperação com o distrito;
12)  não inicia ou mantem litígios contra o Rotary International, a Fundação Rotaria, fundações associadas e escritórios internacionais. (Cód. Norm. Rotary 2.010.1.)
O secretário geral do RI, com a recomendação do governador de distrito e em nome do Conselho Diretor do RI, tem autorização para desativar um clube por “não funcionar a contento” quando, na sua opinião, tal clube não cumprir os critérios de um clube operante. (Cód. Norm. Rotary 31.030.5.) Antes de proceder com a desativação, o governador ou o secretario geral do RI deve informar o clube sobre a situação e perguntar o que este tem a dizer com relação as alegações. Informações sobre o funcionamento dos clubes são documentadas no Relatório de Visitas a Clube, elaborado pelo governador de distrito.

Fonte: Manual de Procedimento – Edição 2010 – pág. 24

Nenhum comentário:

Postar um comentário