segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Seu DISTRITO ou seu CLUBE já planejou as atividades para os próximos 3 (três) ou 5 (cinco) anos?

Todos exercemos uma profissão e, nas nossas empresas ou atividades profissionais planejamos as ações para o desenvolvimento de atividades num prazo de 3 a 5 anos, fator fundamental para obter sucesso! Até em nossa vida familiar planejamos as ações e objetivos!
Por que isso é tão difícil de acontecer nos Clubes e Distritos?
A grande maioria não dispõe de plano de ação (planejamento estratégico); a cada ano que se inicia são focadas novas ações e, muitas vezes, projetos importantes são esquecidos – iniciamos do ZERO. Agimos como verdadeiros amadores!
O SUCESSO de um clube e distrito passa pelo PLANEJAMENTO. É através dele que teremos crescimento do quadro associativo com qualidade, ações direcionadas objetivamente e projetos de real interesse da comunidade. Como RESULTADO, teremos clubes e distritos MAIORES, MELHORES e MAIS AUDAZES!
É difícil de se preparar o planejamento estratégico do DISTRITO? Você verá que não. Mas para que seja bem sucedido, é necessário o envolvimento de todos os clubes (no caso do planejamento distrital) e dos rotarianos (no planejamento dos clubes).
No Rotary Leader de novembro/2010 - http://viewer.zmags.com/publication/9cafc87c#/9cafc87c/8 há matéria “PLANEJANDO O SUCESSO” do Diretor de RI Stuart Heal. Veja como é fácil preparar o planejamento estratégico de seu Distrito – siga os Quatro Passos do Planejamento Estratégico:
1. ONDE ESTAMOS AGORA? Faça um brainstorm da situação atual dos clubes em seu distrito. inclua os pontos fortes, fracos, as oportunidades e as ameaças;
2. ONDE QUEREMOS ESTAR? Crie uma visão de onde você gostaria que os clubes em seu distrito estivessem em três anos e coloque isso em uma sentença;
3. COMO CHEGAREMOS LÁ? Crie o plano e estabeleça metas determinando os prazos e identificando aqueles que podem ajudar a alcança-las;
4. COMO ESTAMOS INDO? Trabalhe com uma equipe de planejamento para monitorar o progresso e fazer os ajustes necessários ao longo do caminho.
O GUIA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO é um excelente instrumento para orientar o planejamento dos clubes e que pode, também, ser facilmente adaptado para uso pelos distritos. Acesse http://www.rotary.org/RIdocuments/pt_pdf/strategic_planning_guide_pt.pdf para baixar o Guia.
Temos praticamente 6 (seis) meses para entregar à gestão 2011-2012 o Distrito e os Clubes com plano de ação para suas atividades e preparados para o FUTURO. Um Futuro com clubes e distritos MAIORES, MELHORES e MAIS AUDAZES!

Um comentário:

  1. Prezado Companheiro Alceu Eberhardt,
    bom dia:

    O que caracteriza internamente(em todos os níveis) o Rotary, e é magnífico,é o fato do permanente dinamismo e continuidade de seus projetos,trabalhos e responsabilidades seguirem "conectadas" incólumes a passagem do tempo, desde a fundação do clube pelo visionário Companheiro Paul Percy Harris,até o momento presente.

    Tudo no Rotary é ligado-interligado. Uma expressão que talvez possa definir essa "magia" perene,somente existente na nossa Organização,é: Em Rotary tudo é ato contínuo.

    É nisso que se resume realmente o fascínio e o simples segredo da razão da solidez,eficiência,credibilidade e longevidade do RI,transmutado em verdadeiro organismo social de vital importância para o mundo todo.

    No texto:"Planejando o Sucesso", do Companheiro Stuart Heal,veiculado no Rotary Leader de novembro de 2010, achei muito interessante aquele trecho,onde ele diz que todo começo de um novo ano rotário, muitos se preocupam em "reinventar a roda" em Rotary.

    É verdade. É da natureza humana,encarar uma fase encerrada ou devidamente cumprida,como uma espécie de "morte", devendo "obrigatoriamente" a seguinte ser completamente inovadora.

    E esse princípio,essa característica, ao menos em RI não é de forma alguma absoluta.

    Não existe nada mais complexo do que se chegar à magnitude e excelência da simplicidade e atingindo-se esta meta, naõ existe nada mais simples e eficiente do que mantê-la. Correto?

    Acredito que em RI,poderia prevalecer o princípio simplório do: Se naõ quebrou,não conserte.

    Achei mesmo muito interessenta a expressão: "reinventar a roda",como um desserviço à todo o esforço para se justificar esses primeiros 105 da Organização.

    Voltando ao texto citado, nele se econtram orientações práticas para que os governadores orientem os RCs de seus Distritos,a utilizarem o plano estratégico do RI como modelo ou o guia de planejamento estratégico que pode ser usado com o PLC para fortalecer e conferir maior eficiência para os RCs.

    No nosso Distrito 4;650, o Plano de Liderança de Clubes tornou-se obrigatório,por decisão do EGD Companheiro Militino Gregório Eising,padronizando, ao menos teoricamente,metas de produtividade e eficiência de todos os clubes do Distrito. Na minha modesta opinião, o PLC deveria ser obrigatório para todos os Distritos mundiais.

    Os 4 pontos destacados pelo autor do texto,para reflexão, compreendendo: 1.onde estamos agora? 2.onde queremos estar? 3.como chegaremos lá? e 4.como estamos indo? - são na verdade,como uma bússola para um caminho seguro,possibilitando aos clubes que a utilizarem, encontrarem o ELDORADO para serem efetivamente clubes maiores,melhores e mais audazes.

    Muito obrigado pela oportunidade

    Rotary Club de Joinville Manchester
    Walter do Amaral Varella

    ResponderExcluir