sábado, 29 de janeiro de 2011

SEJA UM CLUBE DINÂMICO


O Rotary International acaba de disponibilizar a publicação "Seja um Clube Dinâmico: Seu Plano de Liderança de Clube"
O Plano Estratégico do RI coloca inovação e flexibilidade como um dos componentes-chave de um clube forte. Com o objetivo de ajudar os clubes a se fortalecerem, foi disponibilizado o novo Plano de Liderança de Clube.
Faça o download do novo Guia! Reúna seu clube e aplique suas recomendações!
É um excelente instrumento para uma avaliação das práticas atuais do clube e verificar quais funcionam e quais devem ser descartadas. Além disso, o Guia também inclui exemplos de melhores práticas para os clubes se tornarem mais dinâmicos, com sugestões e recursos.

Um comentário:

  1. Caro Companheiro Alceu Eberhardt,
    boa tarde:

    O novo guia " Seja um clube dinâmico:Seu Plano de Liderança de Clube",em evolução ao antigo Plano de Liderança de Clube,pode mesmo ser reduzido a duas palavras:inovação e flexibilidade, sendo excelente ferramenta de avaliação de eficiência de prática e administração atualmente em voga nos Rcs.

    Na 2a pg.do guia,vemos destacados os objetivos essenciais do RI,de forma muito bem diagramatizada,sendo o docto,de 8 pgs.muito bem elaborado,sem poluição visual,de fácil compreensão e detalhando objetivamente o utilíssimo conteúdo para estudo e aplicação dos RCs.

    Li com especial atenção,a preocupação em que os Clubes sejam "divertidos", dinâmicos,demonstrando prazer em servir e não somente o empenho frio para atingir metas. Inovadora postura do RI que lhe renderá muitos novos e aptos associados.

    O guia é bastante colorido,o que de certa forma,confere um certo "movimento",para a leitura e estudo dos temas,resultando num belo trabalho criativo de eficiência e clareza.

    Na pg 3 no ítem -Melhores práticas temos uma lista com 10 sugestões testadas com sucesso exaustivamente por RCs pioneiros,prontas para serem adaptadas pelos demais clubes. O destaque em verde,questionando se os clubes avaliaram suas práticas e tradições é instigante.

    No ítem -Por onde começar, está o roteiro completo para conseguir extrair o melhor proveito possível do guia,e sua aplicação de forma prática e simples.Um primor de redação.

    Na pg 4,o ítem -Desenvolver metas de longo prazo que incluam os elementos de clubes eficazes, dá dicas sobre como devem proceder para manter os associados envolvidos nos projetos,destacando o guia de planejamento estratégico para serem debatidos os pontos fortes e fracos do clube.Texto curto e didático.

    No ítem-Utilizar as diretrizes para aumentar a eficácia dos RCs,vemos assinalado o zelo de se planejar a longo prazo,obedecendo diretrizes seguras,que auxiliarão muito a estruturação das novas comissões de clube.

    Importantes docts para serem baixados em todo o guia,facilitam o uso desses materiais.Tudo em mãos.

    Na pg 5 Ítem Realizar assembléias de clube;torna-se evidente a preocupação do RI com a efetiva participação dos associados nas decisões do clube,contendo dicas práticas de como elaborar assembléias produtivas.

    Ótima ideia,a de realizar uma assembléia trimestral para solicitar ideias inovadoras dos associados.Outro ponto forte é facilitar a comunicação entrer os líderes do clube,os associados e os líderes distritais,visando um trabalho coeso e bem sucedido,delegando funções específicas.

    Pg 6 o foco é promover a continuidade administrativa;A liderança em RI é contínua e mutante.As melhores práticas para se conseguir a excelência nesse segmento,são apontadas com dicas para se obter o melhor resultado possivel.

    Adiante o tema é a flexibilidade do regimento interno do clube,que o RI disponibiliza para a realidade/necessidade de cada RC. Na pg 7 o destaque é para o fortalecimento do relacionamento entre os associados,priorizando o companheirismo como viga mestra social do RI.

    Além,temos a premissa de que todos os associados estejam efetivamente envolvidos em algum projeto ou atividade do clube,destacando a participação como fator preponderante de motivação no servir rotário. Pg 8 temos tudo para se aprender a fazer um plano abrangente de treinamento de futuros líderes.Enfim,é o conhecimento aplicado de tudo que foi provado pelo RI.

    Indicar comissões de apoio às necessidades do clube,fecha o guia com chave de ouro,abrangendo o assunto de forma tão hábil que dá a impressão de estarmos conversando com ele,tamanho o prazer da leitura. Mais uma vez,é o RI fazendo a sua parte inovando na proposição,cabendo a nós,rotarianos,a doce tarefa de aplicarmos os ocnhecimentos rotários em nossos clubes,para sermos maiores,mais fortes e audazes!

    Obrigado pela oportunidade

    Rotary Club de Joinville Manchester
    Walter do Amaral Varella

    ResponderExcluir