sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

UMA NOVA ABORDAGEM ROTÁRIA

Conheça uma nova abordagem rotária implementada pela companheira Katie Ischkin, presidente e fundadora do Rotary Club de South Metro Minneapolis, Evenings, EUA.
 
Durante uma sessão de treinamento da Assembleia Internacioanal, Ischkin
compartilhou suas ideias sobre como atrair jovens profissionais. "Para que
o Rotary seja bem-sucedido no futuro, precisamos nos concentrar em
criar interesse nos profissionais mais jovens", comentou.

Um comentário:

  1. Caro Companheiro Alceu Eberhardt,
    bom dia:

    Em primeiro lugar,gostaria de parabenizá-lo pela escolha desse ótimo texto sobre "Uma nova abordagem rotária". Realmente excelente e instigante material,que a meu ver é de leitura obrigatória por todos os Companheiros.

    Bem,atrevo-me a dizer que Katie Ischkin,é a personificação das mudanças pretendidas pelo RI. Imagino até,alhures,a oxigenação que ela promoveria no Rotary,sendo,quem sabe,até,sob uma ótica visionária,numa experiência monitarada pelo Conselho Diretor do RI,logicamente:a mais jovem Presidente do Rotary International. Improvável,porém não é impossível.

    No texto do link,vemos que Katie Ischkin,fundou o RC de South Metro Minneapolis Evenings EUA em junho de 2010,tendo um aumento real de 25 associados no seu QA,já tendo conseguido o 1o subsídio equivalente para projeto internacional,ainda participando de mais de 10 atividades de serviços comunitários. Impressionante.

    Durante uma sessão de treinamento da Assembléia Internacional,Katie,"profetizou": "Para que o Rotary seja bem-sucedido no futuro,precisamos nos concentrar em criar interesse nos profissionais mais jovens".

    Mais além,ela recomendou que o QA e a estrutura do clube sejam abordadas de novas maneiras,de forma a despertar o interesse dos jovens.
    Afirmou compreender que as pessoas têm medo de mudanças,mas alertando que sua estratégia não compromete os valores da Organização,delimitando as alterações para os elementos flexíveis:horários e locais da reunião;estruturas dos programas;envolvimento dos associados e formato das comissões. Experiência absolutamente válida.

    Interessante destacar que seu clube reune-se no final de tarde,não incluindo jantar,para economizar,nem reunindo-se tradicionalmente 1 vez por semana,como disposto nos Estatutos para RCs do RI,Art.6,Seção 1,(a).

    Ora,creio que a despeito dessas características conflitarem com os Estatutos,em nada comprometem a eficiência desse clube. Muito pelo contrário,pois reunindo-se mais vezes,sendo a 3a reunião do mês,um evento network em diferentes locais e a quarta,alguma atividade de prestação de serviços,eles dão mais continuidade aos projetos e planos,conferindo maior envolvimento e sustentabilidade a eles,sem contar que agindo assim,o clube permanece em contato perene com a comunidade e suas necessidades imediatas.

    Tudo isso gera ação+foco+envolvimento+participação do associado=resultados

    Creio que um associado,ao visitar esse clube,provavelmente não levará mais que uma visita para se associar,tamanha motivação e eficiência diante dos seus olhos. E é isso que os jovens procuram e precisam:canalizar toda sua energia para uma atividade realmente importante,de forma inovadora,interessante,útil e dinâmica,sujeita a alterações quando necessário de forma natural,sem quebra de paradigmas historicamente solidificados.

    Katie,disse ainda quanto ao QA: "Quando estiverem tentando recrutar associados mais jovens ou patrocinar um rotary Club Novas Gerações,expliquem bem quais são suas expectativas e procurem entender as expectativas dos associados potenciais.É extremamente importante que os dois lados estejam alinhados'.

    Ela concluiu dizendo:"Tudo o que é preciso é ter mente aberta e começar a pensar diferente sobre o futuro do QA".

    A assertividade contida nessa frase é de tal magnitude,que desconsidera qualquer comentário,sintetizando um novo ideal rotário,que desde já deve servir de premissa para que todos os demais RCs também possam beber dessa fonte da juventude.

    Obrigado pela oportunidade

    Rotary Club de Joinville Manchester
    Walter do Amaral Varella

    ResponderExcluir