quarta-feira, 27 de abril de 2011

Rotary Clubs fazem mudanças para atrair novos associados

Muitas vezes é necessário mudar para atrair novos associados e crescer!

Por exemplo: quando os rotarianos de Walnut Creek, na Califórnia, EUA, encontraram dificuldades em atrair jovens profissionais para os clubes que se reúnem para o café-da-manhã ou almoço, eles decidiram abrir um novo clube para acomodar estas pessoas de agenda tão ocupada. Leia mais

E a nossa criatividade, onde anda?

O que você pode fazer para atrair novos associados?

Um comentário:

  1. Prezado Companheiro Alceu Eberhardt,
    boa tarde:

    Interessantíssimo esse tópico,sobre mudanças que os Rotary Clubs podem fazer para atrair novos associados. Lendo a interessante matéria sobre o Rotary Club de Diablo View,Califórnia -EUA,fundando em 2009,percebi o quanto que nossos jovens podem criar e fazer muita coisa até melhor que eles.

    Bem,esse clube realizou mudanças simples,mas impactantes que atraíram mesmo novos associados,com uma formatação mais flexível,permitindo reuniões mais diversificadas quanto a classificaões dos associados.

    Esse Rotary Club,reúne-se numa cervejaria todas as quintas-feiras,às 17:30 horas. Ora, o próprio ambiente já facilita e muito a integração,atraindo mais jovens. E isso é ótimo!

    A presidente do Clube,Jennifer Beeman,contava apenas 24 anos de idade,quando fundo o clube,sendo uma das mais jovens presidentes de Rotary Clubs do mundo. O clube possui 90% dos associados na faixa dos 25 aos 40 anos de idade.

    Ela afirma que todo mês, o clube realiza um projeto ao ar livre,ex: limpeza de trilhas,etc...

    Uma frase SENSACIONAL que ela disse foi que " rotarianos jovens geralmente têm mais tempo disponível do que dinheiro". Isso é o cerne do novo foco que o RI precisa investir,segundo minha opinião. Tudo se resume nessa bela frase.

    O clube também usa o Twitter,Facebook e outras ferramentas para recrutar novos associados. Hoje isso é natural,contudo,em breve, será essencial para o desenvolvimento mínimo do quadro social de qualquer clube no mundo.

    Outros RCs,usaram a criatividade,como por ex: o RC os Hope Island - Austrália,convida universitários,pedindo a opinião deles; o RC de Las Vegas - EUA,criou o 25 Club,onde o associado faz uma espécie de "estágio" de 1 ano,antes de ingressar no clube; o RC de Bricktown-EUA, reúne-se num bar e o RC de South Metro -EUA,reúne-se fora do horário de jantar para economizar,dentre outras eficientes mudanças operacionais.

    De tudo isso,concluímos que as ferramentas tecnológicas disponíveis atualmente,são as mesmas para todos os jovens do mundo,residindo o diferencial de sucesso,nas qualidades e habilidades individuais desse jovem,independentemente da cultural de seu pais.

    E o jovem brasileiro,é diferente. Ele alia a inteligência técnica à emoção,por isso são mais criativos que os outros. Eles criam pelo resultado e não pelo reconhecimento ou pela oportunidade da sua criação tornar-se um negócio apenas.

    OU seja: Imagino o que o jovem brasileiro será capaz de fazer para o bem da humanidade,quando sentir-se intimamente tocado e motivado a ingressar em Rotary...

    Portanto,várias são as oportunidades e infinitas as possibilidades de mudanças criativas e simples,que os RCs podem fazer para atrair novos associados e principalmente:manter os atuais,tarefa que exige muito mais criatividade ainda.

    Muito obrigado pela oportunidade.

    Rotary Club de Joinville Manchester
    Walter do Amaral Varella

    ResponderExcluir