terça-feira, 19 de julho de 2011

COMO ESTÁ A IDADE MÉDIA DO QUADRO ASSOCIATIVO DE SEU CLUBE?

Uma das grandes preocupações de todos os rotarianos deve ser o rejuvenescimento do quadro associativo. Em termos mundiais, mais de 2/3 dos rotarianos estão acima dos 50 anos!
Como vamos atrair jovens profissionais – e, o mais importante, como mantê-los?
Para trazê-los para Rotary é preciso oferecer atividades que interessem a eles. É preciso inovar! As reuniões precisam ser atrativas, divertidas, objetivas e com palestras que sirvam ao mesmo tempo como fonte de informação pessoal e crescimento profissional. O requisito frequência pode ser flexibilizado (hoje se exige 50% de comparecimento às reuniões – Art.12-Seção 4 dos Estatutos).
Os clubes precisam realizar projetos humanitários em suas comunidades; os associados precisam ter espaço para se manifestar; precisam ser ouvidos sobre as atividades a serem desenvolvidas; companheirismo e atividades familiares devem ser mais enfatizados como benefícios resultantes da associação a um Rotary Club.
Enfim, é preciso mudar um pouco o funcionamento normal do clube.
Alguns exemplos:
·         O Rotary Club de Baguio Sunrise, nas Filipinas, realiza reuniões divertidas e inovadoras, segundo o governador assistente do Distrito 3790, Rey Abellada. Os associados mais jovens planejam as reuniões, que podem ser temáticas, como em época de Reveillon ou Dia das Bruxas, onde os associados se vestem conforme a ocasião; ou para demonstrar novas tecnologias, como o Nintendo Wii. Graças a esta abordagem, metade do quadro associativo é composto de jovens.
·         Quando Dale Roberts veio para o Rotary Club de Fairview, Alberta, Canadá, aos 23 anos de idade, ele era um dos dez jovens que estavam se associando naquela época. “O fato de termos a mesma idade fez com que não nos sentíssemos deslocados”, disse Roberts, governador assistente do Distrito 5020. A esposa dele, Maureen, presidente do Rotary Club de Comox, está promovendo seu conceito de um clube dentro do clube. A ideia consiste em convidar associados potenciais a uma reunião introdutória para conhecer o Rotary, e caso venham a se associar, que continuem comparecendo a reuniões informais sobre diversos assuntos, como a Fundação Rotária.
·         O Rotary Club de Cupertino, na Califórnia, EUA, embarcou numa missão de recrutar associados que representem a concentração de asiáticos na área, atingindo um crescimento real de 3 a 12 novos associados por ano, comemora Don Allen, ex-governador do distrito. Uma das estratégias usadas foi aprimorar a campanha anual de arrecadação de fundos em benefício de escolas na China e cuidados oftalmológicos na Índia. “Para ter associados mais jovens é preciso oferecer atividades que interessem a eles e que envolvam a família”, afirma Allen.
E você, tem algum exemplo de sucesso para compartilhar conosco?

Nenhum comentário:

Postar um comentário