quarta-feira, 12 de outubro de 2011

QUADRO ASSOCIATIVO - RETENÇÃO - Continuação

Novas sugestões para maner os associados motivados e envolvidos no processo de tornar os clubes Maiores, Melhores e Mais Fortes e, assim, termos um ROTARY MAIS VERDE.

RECONHECIMENTO: Reconhecer o esforço dos companheiros é um fator de motivação e maior envolvimento. E é fácil de se agradecer:
  1. OBRIGADO!!!
    • Agradecer pela indicação de novo associado;
    • Agradecer pelo envovimento nas atividades do clube;
    • Agradecer pela participação nos projetos do clube;
    • Agradecer por estar ajudando a fortalecer o clube a promover o companheirismo, a organizar as reuniões, etc.
    • Um simples MUITO OBRIGADO é a palavra mágica para a satisfação dos associados.
  2. Menção Avenidas de Serviços por Realizações Individuais - reconhecer companheiros que tenham demonstrado contínuo apoio ao Objetivo do Rotary por meio de participação em atividades de prestação de serviços em cada uma das cinco Avenidas de Serviços
    • Um companheiro por ano rotário.
  3. Reconhecimento Companheiro Paul Harris - reconhecer aqueles companheiros que mais se dedicam às atividades do clube com o reconhecimento companheiro Paul Harris é uma excelente motivação 
    •  Instituir forma para entrega do reconhecimento – planilha
  1. Prêmio "Dar de Si Antes de Pensar em Si" - O companheiro indicado deve ter prestado serviços humanitários de maneira exemplar, em qualquer modalidade ou nível, com ênfase nos esforços de voluntariado pessoal e envolvimento ativo na ajuda ao próximo por intermédio do Rotary de maneira ininterrupta.
    • Verificar as condições para entrega da maior premiação em nível de Rotary a um rotariano.
FIDELIZAÇÃO: O proceso de fidelização do rotariano inicia-se com:
  1. CONVITE OFICIAL: é a oportunidade do primeiro contato com o candidato. A visita para o convite oficial deve ser feita em conjunto pelo proponente, presidente do clube e presidente da comissão de DQA, acompanhados de seus cônjuges, preferentemente. Esse momento precisa ser aproveitado para :
    • Explicar o que é o Rotary;
    • Informar seus direitos e deveres;
    • Informar os custos da afiliação ao Rotary Club;
    • Informar os projetos realizados pelo clube e pelo Rotary International.
  2. CERIMÔNIA DE ADMISSÃO: a admissão de um novo associado é um evento especial  e deve ser marcado por uma cerimônia memorável:
    • Contar com a presença do cônjuge, filhos, parentes e amigos;
    • Realizar a cerimônia em um local especial para, assim, torná-la mais formal;
    • Seguir o roteiro próprio - guia Orientação de Novos Sócios - pag.16;
    • Oferecer oportunidade para que fale algo a respeito de si próprio;
    • Designar algum associado para que fale da importância e o orgulho de ser rotariano;
    • Entregar material a respeito do Rotary - kit do novo associado
  3. RECEPTIVIDADE: que após a reunião festiva de posse do o (s) novo (s) companheiro (s) seja bem acolhido para que possa se senta confortável no clube. 
  4. OPORTUNIDADES DE ATUAÇÃO: uma das razões que mais atrai candidatos ao Rotary é a possibilidade de participar dos destinos do clube e de projetos de prestação de serviços.;
    • informe-o dos projetos em andamento e peça-lhe que informe em qual deles gostaria de atuar;
    • envolva-o nas atividades do clube;
    • encarregue-o de organizar uma das reuniões;
    • oriente-o sobre o funcionamento do clube e sobre a possibilidade de atuar como líder no futuro
    • que seja uma pessoa importante no dia a dia do clube;
    • que seja incentivado a apresentar novos associados.
  5. DIVULGAÇÃO: a divulgação das atividades do clube favorece a retenção, pois:
    1. cria sentimento de orgulho;
    2. promove o reconhecimento do Rotary;
    3. fortalece a "marca Rotary"
    4. facilita a busca de novos candidatos
REVITALIZAÇÃO DOS CLUBES: muitos Rotary Clubs encontram-se desmotivados, sem projetos e objetivos definidos, o que dificulta a retenção de associados. Algumas sugestões para reverter essa situação:
  1. REJUVENESCER -  buscar associados com idade inferior a 40 anos;
  2. DIVERSIFICAR - mulheres, profissões, diversas etnias, religiões, faixas etárias;
  3. REALIZAR - somos um clube de Serviço; precisamos ser atuantes na comunidade; ter projetos que atendam às suas necessidades;
  4. DESCENTRALIZAR - a função do presidente é liderar o clube:
    1. cada comissão precisa responsabilizar-se pelas atividades a ela afetas;
    2. presidente “cobrar” o cumprimento do plano de ação;
    3. cada companheiro responsabilizar-se por sua função dentro dos clubes;
  5. OUVIR - a pesquisa de Satisfação de Associados é fundamental para ouvir o que os companheiros pretendem realizar; redifinir rumos e objetivos.
  6. OUSAR - ousar fazer alguma coisa diferente para cativar os associados;
  7. CRIAR - opções para atuar, realizar. Tornar os clubes atrativos para que despertem interesse em associar-se.

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