domingo, 1 de janeiro de 2012

INSTRUÇÃO ROTÁRIA - AGOSTO/2014


INSTRUÇÕES ROTÁRIAS – AGOSTO 

SUGESTÃO PARA O USO DAS INSTRUÇÕES ROTÁRIAS:

1.    Na primeira reunião, apresentar o TEMA aos associados, pedindo para que procurem trazer a resposta na próxima reunião;

2.    Na reunião subsequente:
Um ou mais companheiros fornecem a resposta ao tema proposto;
Caso ninguém tenha a resposta, o companheiro responsável pelas Instruções Rotárias fornece-a;
Nessa mesma reunião é apresentado o tema para a próxima reunião.
Se for apresentada a pergunta e em seguida feita a leitura do texto, perde-se muito em eficácia, pois uma simples leitura pode não oferecer o conhecimento desejado.
 

TEMAS PROPOSTOS (respostas abaixo)
SemanaPor que existe a classificação em Rotary?
Semana – Como um clube poderá ser reativado?
Semana – Quanto haverá crédito de frequência? 

RESPOSTAS:

SemanaPor que existe a classificação em Rotary? O princípio da classificação ajuda os clubes a conseguirem uma representação mais diversificada de suas comunidades. Cada associado representativo de um Rotary Club é classificado com base em sua área de atuação atual ou anterior, como empresa, profissão ou tipo de serviço comunitário. Por exemplo, o engenheiro elétrico ou gerente de uma empresa ferroviária, empresa de mineração ou manufatureira pode ser considerado para o quadro associativo com base em seu atual ou antigo cargo, ou como representante da empresa ou instituição.

Cada clube deve buscar a diversidade no quadro associativo e analisar o âmbito de empresas, profissões e serviços comunitários para encontrar novas classificações.

Os dispositivos sobre classificação são explicados no Artigo 8 dos Estatutos Prescritos para o Rotary Club.

A classificação de ex-rotariano ou ex-participante de programa da Fundação não representa obstáculo à eleição deste como associado representativo. Se algum associado mudar de classificação, ele pode continuar afiliado ao clube sob a nova classificação.

Fonte: Manual de Procedimento 2013 – pág. 8
 

SemanaQuando ocorre a suspensão ou desativação de um clube por falta de pagamento? O Conselho Diretor poderá suspender ou desativar qualquer clube que deixe de pagar cotas per capita ao RI ou cumprir toda e qualquer obrigação financeira assumida para com o RI, inclusive contribuições aprovadas ao fundo distrital.

Desativação
          Seis meses após o prazo final de 1° de janeiro ou 1° de julho, os clubes que estiverem devendo US$250 ou mais são desativados.
         Os clubes que não quitarem suas dívidas até 365 dias da data de desativação não poderão voltar a integrar o RI com seu antigo nome, histórico e data de fundação, nem terão direito à reativação.

Também pode ser suspenso ou desativado:
          O clube cujo Associado fizer malversação de fundos da Fundação Rotária pode ser desativado ou ter sua associação cancelada.
          O clube que tiver funcionamento não satisfatório;
          Por desobediência às leis de proteção aos jovens.
 

Fonte: Fonte: Base no Manual de Procedimento 2013 – pág. 139 e Manual do Presidente de Clube – pag. 41
 

SemanaComo um clube poderá ser reativado? Dentro de 90 dias após sua desativação, o clube deve quitar todas as obrigações financeiras devidas, pagar as cotas semestrais acrescidas no período entre desativação e reativação e mais US$10 de taxa de reativação por associado. O clube deve pagar a quantia referente a 10 associados, mesmo que tenha menos de 10 associados.
Se tiver transcorrido mais de 90 dias desde a data de desativação, e contanto que não sejam mais de 365 dias, além de cumprir os requisitos para reativação em menos de 90 dias descritos logo acima, o clube deve submeter um formulário de reativação e pagar taxa adicional de US$15 por associado. Esta taxa também deve ser paga para pelo menos 10 associados. 

Fonte: Manual do Presidente de Clube – pág. 42
 

Semana – Quanto haverá crédito de frequência? Todo associado deve comparecer às reuniões ordinárias do clube, ou reuniões do clube satélite se estipulado no Regimento Interno, e participar dos projetos, eventos e atividades de seu clube. O associado receberá crédito de frequência se estiver presente durante pelo menos 60% da reunião, ou estiver presente e tiver que se retirar de forma inesperada e, subsequentemente, comprovar de modo satisfatório ao conselho do clube que essa ação foi necessária, ou se recuperar sua ausência conforme prescrito no Artigo 9 do Estatuto recomendado para Rotary Clubs. 

Fonte: Manual de Procedimento 2013 – pág. 215

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário