INSTRUÇÕES ROTÁRIAS – AGOSTO
SUGESTÃO PARA O USO
DAS INSTRUÇÕES ROTÁRIAS:
1. Na primeira reunião, apresentar o TEMA aos associados, pedindo para que procurem trazer a
resposta na próxima reunião;
2. Na reunião subsequente:
o Um ou mais companheiros fornecem a resposta ao tema proposto;
o Caso ninguém tenha a resposta, o companheiro responsável pelas
Instruções Rotárias fornece-a;
o Nessa mesma reunião é apresentado
o tema para a próxima reunião.
Se for apresentada
a pergunta e em seguida feita a leitura do texto, perde-se muito em eficácia, pois uma simples leitura pode não
oferecer o conhecimento desejado.
TEMAS PROPOSTOS (respostas abaixo)
1ª Semana – Por que existe a classificação em Rotary?
3ª Semana – Como um
clube poderá ser reativado?
4ª Semana – Quanto haverá crédito de frequência?
RESPOSTAS:
1ª Semana – Por que existe a classificação em Rotary? O
princípio da classificação ajuda os clubes a conseguirem uma representação mais
diversificada de suas comunidades. Cada associado representativo de um Rotary Club
é classificado com base em sua área de atuação atual ou anterior, como empresa,
profissão ou tipo de serviço comunitário. Por exemplo, o engenheiro elétrico ou
gerente de uma empresa ferroviária, empresa de mineração ou manufatureira pode
ser considerado para o quadro associativo com base em seu atual ou antigo
cargo, ou como representante da empresa ou instituição.
Cada
clube deve buscar a diversidade no quadro associativo e analisar o âmbito de
empresas, profissões e serviços comunitários para encontrar novas
classificações.
Os
dispositivos sobre classificação são explicados no Artigo 8 dos Estatutos Prescritos
para o Rotary Club.
A
classificação de ex-rotariano ou ex-participante de programa da Fundação não
representa obstáculo à eleição deste como associado representativo. Se algum associado
mudar de classificação, ele pode continuar afiliado ao clube sob a nova classificação.
Fonte: Manual de
Procedimento 2013 – pág. 8
2ª Semana – Quando ocorre a suspensão
ou desativação de um clube por falta de pagamento? O Conselho Diretor poderá suspender ou
desativar qualquer clube que deixe de pagar cotas per capita ao RI ou cumprir
toda e qualquer obrigação financeira assumida para com o RI, inclusive contribuições
aprovadas ao fundo distrital.
Desativação
•
Seis
meses após o prazo final de 1° de janeiro ou 1° de julho, os clubes que
estiverem devendo US$250 ou mais são desativados.
•
Os
clubes que não quitarem suas dívidas até 365 dias da data de desativação não
poderão voltar a integrar o RI com seu antigo nome, histórico e data de
fundação, nem terão direito à reativação.
Também pode ser suspenso ou desativado:
•
O
clube cujo Associado fizer malversação de fundos da Fundação Rotária pode ser desativado
ou ter sua associação cancelada.
•
O
clube que tiver funcionamento não satisfatório;
•
Por
desobediência às leis de proteção aos jovens.
Fonte: Fonte: Base no Manual de Procedimento 2013 – pág. 139 e
Manual do Presidente de Clube – pag. 41
3ª Semana – Como um clube poderá
ser reativado? Dentro de 90 dias após sua desativação, o
clube deve quitar todas as obrigações financeiras devidas, pagar as cotas
semestrais acrescidas no período entre desativação e reativação e mais US$10 de
taxa de reativação por associado. O clube deve pagar a quantia referente a 10
associados, mesmo que tenha menos de 10 associados.
Se
tiver transcorrido mais de 90 dias desde a data de desativação, e contanto que
não sejam mais de 365 dias, além de cumprir os requisitos para reativação em
menos de 90 dias descritos logo acima, o clube deve submeter um formulário de
reativação e pagar taxa adicional de US$15 por associado. Esta taxa também deve
ser paga para pelo menos 10 associados.
Fonte: Manual do
Presidente de Clube – pág. 42
4ª Semana – Quanto
haverá crédito de frequência? Todo
associado deve comparecer às reuniões ordinárias do clube, ou reuniões do clube
satélite se estipulado no Regimento Interno, e participar dos projetos, eventos
e atividades de seu clube. O associado receberá crédito de frequência se
estiver presente durante pelo menos 60% da reunião, ou estiver presente e tiver
que se retirar de forma inesperada e, subsequentemente, comprovar de modo satisfatório
ao conselho do clube que essa ação foi necessária, ou se recuperar sua ausência
conforme prescrito no Artigo 9 do Estatuto recomendado para Rotary Clubs.
Fonte: Manual de Procedimento 2013 – pág. 215
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