INSTRUÇÕES
ROTÁRIAS – JULHO
SUGESTÃO PARA O USO
DAS INSTRUÇÕES ROTÁRIAS:
1. Na primeira reunião, apresentar o TEMA aos associados, pedindo para que procurem trazer a
resposta na próxima reunião;
2. Na reunião subsequente:
o Um ou mais companheiros fornecem a resposta ao tema proposto;
o Caso ninguém tenha a resposta, o companheiro responsável pelas
Instruções Rotárias fornece-a;
o Nessa mesma reunião é apresentado
o tema para a próxima reunião.
Se for apresentada
a pergunta e em seguida feita a leitura do texto, perde-se muito em eficácia, pois uma simples leitura pode não
oferecer o conhecimento desejado.
TEMAS PROPOSTOS (respostas abaixo)
1ª Semana – Quando vence a quota per capita do RI e qual é o seu valor?
2ª Semana – O que é um Rotary Club Eficaz?
3ª Semana – Quais
são os padrões mínimos para clubes?
4ª Semana – Qual a responsabilidade do rotariano quanto à
Imagem Pública?
RESPOSTAS:
1ª Semana – Quando vence a
quota per capita do RI e qual é o seu valor? Os prazos finais para
pagamento das cotas semestrais são 1° de julho e 1° de janeiro, sendo que o SAR
eletrônico é enviado a dirigentes de clube no fim de junho e de dezembro.
O secretário do clube recebe um kit impresso
contendo a fatura no
começo de julho e de janeiro. Se este não chegar
até a terceira semana de julho ou de janeiro, deve pedir o reenvio pelo e-mail data@rotary.org, incluindo o nome e número de seu clube e
endereço completo ou fax. Vale ressaltar que as cotas do clube devem ser pagas
dentro do prazo, mesmo que não tenha recebido a fatura impressa.
O valor da cota para 2014-2015 é de US$ 27,00 sendo que em julho todos
os clubes pagam mais US$1 por associado para ajudar no custeio do Conselho de
Legislação
2ª Semana – O que é um Rotary
Club Eficaz? Clubes eficazes são aqueles que:
1)
Mantêm
ou aumentam seu quadro de associados;
2)
Implementam
projetos bem-sucedidos em suas próprias comunidades e em outros países;
3)
Apoiam
a Fundação Rotária, tanto através de contribuições financeiras quanto da
participação em seus programas;
4) Capacitam líderes capazes de servir além do
âmbito do clube.
Fonte: Fonte:
Base no Manual de Procedimento 2013 – pág. 3
3ª Semana – Quais são os padrões
mínimos para clubes? O Conselho Diretor do RI é
responsável por assegurar que todos os clubes sejam operantes. Um clube é
considerado operante quando:
1)
Paga suas cotas per capita ao
RI;
2) Realiza suas reuniões
regularmente;
3) Assegura que todo associado
representativo seja assinante de uma revista da Rotary
World Magazine Press (The Rotarian ou revista regional – Brasil Rotário);
World Magazine Press (The Rotarian ou revista regional – Brasil Rotário);
4)
Implementa projetos
humanitários que atendem a necessidades da comunidade local
e/ou internacional;
e/ou internacional;
5)
Recebe a visita do governador,
governador assistente ou qualquer outro administrador
do RI;
do RI;
6)
Ter seguro apropriado de proteção contra
terceiros;
7)
Age de acordo com os Estatutos,
Regimento Interno e Código Normativo do Rotary;
8)
Paga as taxas devidas ao
distrito e ao RI sem assistência externa;
9)
Fornecer
dados de quadro associativo ao RI em tempo hábil.
10)
Resolve desentendimentos de
maneira amigável;
11)
Mantém relação de cooperação
com o distrito;
12)
Não inicia ou mantém litígios
contra o Rotary International, a Fundação Rotária,
fundações associadas e escritórios internacionais. (Cód. Norm.Rotary 2.010.1.)
fundações associadas e escritórios internacionais. (Cód. Norm.Rotary 2.010.1.)
O secretário-geral, com a recomendação do
governador e em nome do Conselho Diretor do RI, é autorizado a desativar um
clube por “funcionamento não satisfatório” quando, na opinião do
secretário-geral, o clube tiver falhado em atender aos critérios de um clube
operante. (Cód. Norm. Rotary 31.030.6.)
Fonte: Manual de Procedimento
2013 – pág. 12 e Manual do Presidente de Clube – pág. 34
4ª Semana – Qual a responsabilidade do rotariano
quanto à Imagem Pública? Espera-se que
todo rotariano esteja informado sobre a Missão do Rotary e os programas e
atividades da organização, e que procure oportunidades para promover as metas e
realizações do Rotary por meio de contatos pessoais, comerciais e
profissionais.
Os rotarianos são incentivados a informar
outras pessoas sobre as atividades de seus clubes, para contribuir ao
crescimento do Rotary e ampliar o potencial de prestação de serviços em suas
comunidades.
Fonte: Manual de Procedimento 2013 – pág. 17
ACHEI EXCELENTE SEU BLOG. ME AUXILIOU MUITO. OBGDA..
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