domingo, 1 de janeiro de 2012

INSTRUÇÃO ROTÁRIA - JUNHO


INSTRUÇÕES ROTÁRIAS – JUNHO 

SUGESTÃO PARA O USO DAS INSTRUÇÕES ROTÁRIAS:

1.    Na primeira reunião, apresentar o TEMA aos associados, pedindo para que procurem trazer a resposta na próxima reunião;
2.    Na reunião subsequente:
Um ou mais companheiros fornecem a resposta ao tema proposto;
Caso ninguém tenha a resposta, o companheiro responsável pelas Instruções Rotárias fornece-a;
Nessa mesma reunião é apresentado o tema para a próxima reunião.

Se for apresentada a pergunta e em seguida feita a leitura do texto, perde-se muito em eficácia, pois uma simples leitura pode não oferecer o conhecimento desejado.
 

TEMAS PROPOSTOS (respostas abaixo)

SemanaComo funciona um Rotary E-Club?

SemanaRotary e a política – qual deve ser a atitude?

Semana – Como deve ser o gerenciamento dos fundos do clube?

Semana – Quando é que um clube pode ser suspenso?

RESPOSTAS:

SemanaComo funciona um Rotary E-Club?
A principal forma pela qual os Rotary E-clubs se reúnem é on-line, não pessoalmente. Estes clubes funcionam como qualquer outro Rotary Club, com projetos, eventos de arrecadação de fundos e oportunidades de companheirismo, tendo os mesmos direitos, privilégios e requisitos que os clubes tradicionais. Referências a Rotary Clubs do Manual de Procedimento também se aplicam a e-clubs, a menos que indicado de outra forma.
 
Fonte: Manual de Procedimento 2013 – pág. 4

 

SemanaRotary e a política – qual deve ser a atitude? O RI e seus clubes não devem fazer declarações políticas de caráter partidário ou que exerçam qualquer tipo de pressão em governos e autoridades políticas. No entanto, é dever dos rotarianos:

1.      Em seus clubes: acompanhar os desdobramentos políticos em suas próprias comunidades e pelo mundo, contanto que afetem os serviços às suas profissões e comunidades, e a busca do objetivo rotário de paz e compreensão mundial. Espera-se que busquem informações confiáveis através de programas e discussões imparciais para que os associados possam chegar a suas próprias conclusões depois da análise justa e coletiva das questões. 

2.      Fora de seus clubes: ser atuantes no maior número de organizações e grupos legalmente constituídos possível para promover, não apenas com palavras, mas especialmente por meio da dedicação exemplar, a conscientização quanto à dignidade de todas as pessoas e o respeito pelos direitos humanos. (89-134; Cód. Norm. Rotary 2.100.) 

Fonte: Fonte: Base no Manual de Procedimento 2013 – pág. 7

 

SemanaComo deve ser o gerenciamento dos fundos do clube? No início de cada ano fiscal, o conselho diretor do clube cria e aprova um orçamento com a receita e as despesas estimadas para o ano. Mais informações podem ser encontradas no Manual do Tesoureiro (220).

Depois de aprovadas por outros dois dirigentes ou membros do conselho diretor do clube, todas as contas devem ser pagas pelo tesoureiro, ou outro dirigente autorizado. Um contador ou outra pessoa habilitada deve analisar todas as transações financeiras do clube anualmente.  

Não é exigido que reuniões de clube incluam refeição ou palestrante, o que possibilita a redução dos custos de associação aos rotarianos. Com o intuito de minimizar as despesas dos associados, os clubes devem rever os procedimentos de outorga de multas e nível de formalidade das reuniões.

Fonte: Manual de Pr0cedimento 2013 – pág. 14

 
 

Semana – Quando é que um clube pode ser suspenso? O Conselho Diretor do RI pode suspender qualquer clube que deixe de pagar suas cotas ou outras obrigações financeiras ao RI, ou de pagar as taxas aprovadas ao fundo distrital. (Reg. Int. RI 3.030.) Se o motivo que causou a suspensão não for remediado dentro de seis meses, o clube será desativado. Clubes suspensos não têm nenhum dos direitos outorgados aos clubes pelo Regimento Interno do RI, mas retêm os direitos concedidos aos clubes nos Estatutos do RI. (Reg. Int. RI 3.040.)

Os serviços prestados pelo RI ao Rotary Club podem ser suspensos depois que o governador do distrito confirmar que o clube deixou de pagar a taxa per capita ao distrito por mais de seis meses. Os seguintes serviços do RI ficam suspensos até o governador confirmar que o clube saldou suas taxas distritais:
1)     malas-diretas de correspondências rotárias;
2)     envio de publicações e periódicos;
3)     serviços da Secretaria, inclusive reconhecimento de clubes como parceiros ou patrocinadores de projetos rotários;
4)     serviços do governador: comunicado mensal, malas-diretas distritais e visita oficial.

Os governadores de distrito devem continuar enviando correspondências aos clubes suspensos para que estes possam:
1)       enviar sugestões à Comissão de Indicação para Governador;
2)       participar de votações autorizadas via postal;
3)       votar na Conferência Distrital e na Assembleia Distrital de Treinamento;
4)       submeter propostas de emenda ou resolução ao Conselho de Legislação;
5)       concordar com propostas a ser enviadas ao Conselho de Legislação;
6)       concordar com a oposição a candidatos indicados a governador de distrito;
7)       tomar qualquer providência permitida pelos documentos estatutários do RI 

Fonte: Manual de Procedimento 2013 – pág. 16

Nenhum comentário:

Postar um comentário