domingo, 1 de janeiro de 2012

INSTRUÇÃO ROTÁRIA PARA SETEMBRO/2014


INSTRUÇÕES ROTÁRIAS – SETEMBRO
 

SUGESTÃO PARA O USO DAS INSTRUÇÕES ROTÁRIAS:
1.    Na primeira reunião, apresentar o TEMA aos associados, pedindo para que procurem trazer a resposta na próxima reunião;
 
2.    Na reunião subsequente:
Um ou mais companheiros fornecem a resposta ao tema proposto;
Caso ninguém tenha a resposta, o companheiro responsável pelas Instruções Rotárias fornece-a;
Nessa mesma reunião é apresentado o tema para a próxima reunião.

Se for apresentada a pergunta e em seguida feita a leitura do texto, perde-se muito em eficácia, pois uma simples leitura pode não oferecer o conhecimento desejado.

 
TEMAS PROPOSTOS (respostas abaixo)

SemanaSetembro – mês das Novas Gerações?

SemanaQual a responsabilidade do Rotary Club patrocinador de um Interact Club?

Semana – O que é um Rotaract Club?

Semana – Qual é a função do Representante Distrital do Rotaract?

 

RESPOSTAS:
SemanaSetembro – mês das Novas Gerações - Setembro foi designado como o Mês das Novas Gerações para destacar todas as atividades que favorecem o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens
Os Rotary Clubs são incentivados a utilizar o lema “Cada Rotariano um Exemplo para a Juventude” em seus boletins e materiais promocionais durante este mês.
Todo rotariano tem a responsabilidade de ajudar as Novas Gerações, reconhecendo suas necessidades e preparando-as para lidar com as mais diversas situações de modo que garantam um futuro promissor.
Os clubes e distritos são estimulados a implementar projetos em apoio às necessidades fundamentais das Novas Gerações: saúde, valores humanos, educação e desenvolvimento pessoal. Os programas Estruturados do RI para as Novas Gerações são: Interact, Rotaract, RYLA – Prêmios Rotários de Liderança Juvenil e Intercâmbio de Jovens.

Fonte: Base no Manual de Procedimento 2013 – pág. 87

 

Semana – Qual a responsabilidade do Rotary Club patrocinador de um Interact Club? Os Rotary Clubs organizam, patrocinam e supervisionam os Interact Clubs e devem estar localizados no mesmo distrito do Interact Club.
Os Interact Clubs são formados por jovens de 12 a 18 anos que se unem para resolver problemas que afetam sua escola ou comunidade, ajudar o próximo, desenvolver habilidades de liderança e fazer novas amizades.
Com o apoio de seus Rotary Clubs patrocinadores, os Interact Clubs realizam pelo menos dois projetos humanitários por ano: um para ajudar a comunidade e outro para promover a compreensão internacional.
Todos os Interact Clubs devem ser certificados pelo Rotary International e, todo ano, os Rotary Clubs patrocinadores devem fornecer informações ao RI sobre seus Interact Clubs, inclusive os dados do presidente, conselheiro ou orientador educacional do clube.
Interact Clubs podem ser sediados em escolas ou na comunidade.
Fonte: Fonte: Base no Manual de Procedimento 2013 – pág. 71

 

SemanaO que é um Rotaract Club? É um clube para estudantes universitários e jovens de 18 a 30 anos de idade que se unem para trocar ideias, servir a suas comunidades e fazer amizades duradouras. São organizados, patrocinados e supervisionados pelo Rotary Club patrocinador.
Com a ajuda de seus Rotary Clubs patrocinadores, os Rotaract Clubs conduzem projetos humanitários, colaboram com o desenvolvimento profissional de seus associados e se conectam com a dinâmica rede global do Rotaract. Ao servir como mentor e organizar projetos conjuntos, seu Rotary Club conhecerá os benefícios de trabalhar com esses jovens. O envolvimento contínuo do seu clube também fortalecerá o Rotaract Club. Fique conectado com a próxima geração de líderes do Rotary das seguintes maneiras:
·       Trabalhando em conjunto em um projeto ou atividade
·       Reconhecendo suas conquistas em um programa especial do clube ou distrito
·       Pedindo que eles compartilhem projetos de captação de recursos bem-sucedidos com seu clube
·       Organizando fóruns de discussão para trocar ideias sobre cidadania global, diversidade de clubes e projetos inovadores
·       Falando sobre atividades e programas disponíveis a eles por meio do Rotary
·       Convidando-os a Conferências Distritais para compartilharem as atividades de seus clubes e conhecerem rotarianos
Todos os Rotaract Clubs devem ser certificados pelo Rotary International e, duas vezes por ano, devem enviar ao RI uma lista atualizada de seus associados até 30 de setembro e 31 de março.
Rotaract Clubs podem ser sediados em universidades ou na comunidade.

Fonte: Base no Manual de Procedimento 2013 – pág. 71 e https://www.rotary.org/myrotary/pt/take-action/empower-leaders/sponsor-rotaract-club

  

Semana – Qual é a função do Representante Distrital do Rotaract? O cargo de representante distrital do Rotaract oferece a rotaractianos a oportunidade de crescerem como líderes de seus distritos e promoverem o Rotaract em suas regiões. Os distritos com mais de dois Rotaract Clubs devem eleger um representante distrital do Rotaract.
A Comissão Distrital do Rotaract e o governador de distrito determinam o método para eleição do representante. Antes de ocupar o cargo, o representante distrital do Rotaract deverá ter servido como presidente de um Rotaract Club ou membro de Comissão Distrital do Rotaract por um mandato completo. Todas as disputas eleitorais devem ser resolvidas em consulta com o governador e o presidente da Comissão
Fonte: Manual de Procedimento 2013 – pág. 71

Um comentário:

  1. Boa noite. Sou Presidente do Rotary Club de Jahu Centro e temos um jornal para os Companheiros seguirem nas reuniões. Para a instrução rotária seguimos o que vocês colocam aqui no blog pois acredito ser de grande valia. Já ser posto as intruções de Outubro? Aguardo, Abraços e otimo blog.

    ResponderExcluir