terça-feira, 24 de abril de 2012

O QUADRO ASSOCIATIVO E A CONTINUIDADE DO ROTARY

A continuidade do Rotary depende fundametalmente de um quadro associativo forte, rejuvenescido, motivado e diversificado.

O ex-presidente do RI Cliff Dochterman enfatizou, na Assembleia Internacional de 2008, a importância de se focar o desenvolvimento do quadro associativo. "O quadro associativo não aumentará a não ser que sejam tomadas algumas medidas muito necessárias", ele disse. "A continuidade do Rotary depende disso."
Dochterman destacou três áreas onde é possível expandir o quadro associativo: 
  • Busca de novos associados
  • Retenção dos assciados atuais
  • Patrocínio de novos clubes na comunidade
Neste momento, vamos analisar a Busca de Novos Associados:
Os clubes precisam adotar planos específicos que poderão ser implementados de várias maneiras, contanto que as metas sejam mensuráveis. Não é suficiente dizer “precisamos de mais associados para o clube”, pois isso não representa uma meta ou plano realizável. A finalidade deve ser específica.
Devemos dizer: “convidaremos um novo sócio todo mês para se associar ao clube”. Agora a meta é real, mensurável e definida. Mas como poderão encontrar associados potenciais?
A formação de equipes de recrutamento seria a abordagem mais indicada. Após terem analisado quais pessoas da comunidade são qualificadas a se associar, entre líderes empresariais, profissionais liberais e voluntários, a equipe chegaria a um consenso sobre quem deve ser convidado a ingressar no Rotary. Depois, programariam visitas aos respectivos estabelecimentos para conversar com administradores e supervisores.

Alguns executivos trabalham de casa, não estando ligados a um escritório ou negócio específico.  Mas ainda assim podem atuar como líderes em suas comunidades.

Outro plano seria identificar possíveis associados através de visitas a empresas que ainda não tenham representatividade no quadro associativo, convidando seus dirigentes a participar de reuniões para melhor se inteirarem do significado do Rotary.

Uma terceira abordagem seria estabelecer uma reunião por mês, como sendo o “dia do visitante”, ocasião em que amigos e associados em potencial poderiam ser convidados para receber informações sobre a organização e seu trabalho vital nas comunidades.
Os ex-bolsistas da Fundação Rotária e ex-participantes dos programas do RI também podem servir como excelente fonte de recrutamento. Isso porque os ex-bolsistas, ex-integrantes dos intercâmbios de grupos de estudos e ex-rotaractianos tornam-se candidatos naturais, entretanto, muitos deles declaram que nunca foram convidados para as reuniões de clube.
Um plano eficaz para convidar novos associados consiste da preparação de uma lista de contatos pessoais dos rotarianos, que inclua seu contador, advogado, dentista, médico, pastor, filhos adultos, líderes empresariais, fornecedores, agentes de seguro e outros profissionais com os quais mantemos contato. A partir desta lista, a equipe pode convidar possíveis associados a comparecer ao clube, os quais muitas vezes acabam se associando.
Outro plano que dá bons resultados é concentrar-se nos clubes que possuem um grande número de aposentados, pois poderão indicar as pessoas da comunidade que agora ocupam os cargos antes ocupados por eles.
Devemos também analisar nossas comunidades para conseguirmos um quadro social diversificado. Possivelmente alguns grupos étnicos ainda não conheçam o Rotary porque nunca foram considerados associados potenciais, tendo sido, assim, negligenciados pela organização.
Um método eficaz seria enviar convites a mulheres executivas, profissionais liberais, e esposas de rotarianos, que sejam qualificadas e preencham os requisitos de afiliação. Caso acreditem que apenas os homens ocupam cargos de gerenciamento, administração e supervisão, terão que mudar a forma como pensam. A maioria dos negócios empreendidos em todo o mundo é liderado por mulheres extraordinárias, que merecem fazer parte da família rotária. Caso o clube não queira lidar com esse fato, o melhor é se afastar para dar lugar aos clubes que acreditam na força de pessoas qualificadas de ambos os sexos para fazer parte de nossa organização.
Estou certo que existem outros planos eficazes para identificar e convidar associados em potencial. Sabemos, entretanto, que a razão principal de administradores e executivos qualificados não serem parte integral do Rotary é que nunca foram convidados. Sua função como governador de distrito é oferecer ferramentas práticas aos clubes para a formulação de planos específicos que servirão na identificação de pessoas qualificadas para se dedicarem à nossa missão como verdadeiros rotarianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário