quinta-feira, 16 de junho de 2016

A IMPORTÂNCIA DE HAVER BONS PALESTRANTES EM NOSSAS REUNIÕES SEMANAIS

Quando da participação da Conferência do Distrito 4470, tive a oportunidade de conversar -  e aprender muito - com o Presidente do RI 2000-2001 Frank J. Devlyn, de quem recebi a revista Rotarismo en México - maio/junho 2012..

Um dos artigos, escritos pelo presidente Frank, chamou-me a atenção: A IMPORTÂNCIA DE HAVER BONS PALESTRANTES EM NOSSAS REUNIÕES SEMANAIS  

O artigo do presidente Frank inicia com uma reflexão: “temos que entender que o tempo de todos os rotarianos é valioso e precisamos verificar quem são as pessoas que têm uma mensagem especial para compartilhar com os associados de nossos clubes”.  

Onde estão essas pessoas? Estão em todas as nossas comunidades; temos apenas que encontrá-las e convidá-las. Mas precisamos ter em mente que a qualidade do palestrante e o tema a ser apresentado precisam ser bons para que atendam aos anseios de todos. 

Uma boa palestra, nas reuniões, gerará atratividade interna e fará com que os associados sintam-se orgulhosos em pertencer ao Rotary. Sairão satisfeitos e com o sentimento de que “valeu a pena estar aqui pela mensagem que nos foi transmitida pelo palestrante”. 

Para assuntos rotários há inúmeros rotarianos que podem realizar uma excelente palestra motivadoras sobre sua experiência rotária: ex-governadores, instrutores distritais, integrantes da equipe distrital, presidentes de clubes e tantos outros companheiros do distrito ou de outro. Basta convidá-los. 

A visita de personalidades a outras organizações ou grupos da cidade, deve ser aproveitada para uma palestra no clube e os contatos para convidá-los podem ser realizados pelos nossos rotarianos.  A presença de um bom palestrante prescisa ser comunicada aos clubes vizinhos para que também compareçam e tragam, se for o caso, convidados a futuros rotarianos. 

Um fator é importante frisar: se são convidadas pessoas de lugares distantes, é habitual pagar-lhes a viagem, hospedagem e alimentação. 

Estas sugestões, simples, ajudam no crescimento da qualidade das reuniões, tornam os clubes atrativos e despertam o interesse de nossos companheiros assim como de futuros associados de qualidade.

Com base no artigo  La importancia de tener buenos oradores para nuestras reuniones semanales, por Frank J. Devlyn Presidente de RI 2000-2001 y Presidente de La Fundación Rotaria 2005-2006 - pág. 17 da Revista Rotarismo en México - Maio / Junho 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário