sexta-feira, 24 de agosto de 2012

PAZ ATRAVÉS DO SERVIR


Nosso presidente de RI, Sakuji, Tanaka incentiva que neste ano rotário os clubes e distritos realizem várias atividades em prol da paz, incluindo-a em Prêmios Distritais de Promoção da Paz.
Os governadores podem outorgar prêmios distritais em prol da paz a clubes que realizem um fórum ou projeto relacionado à paz em 2012-13. O RI fornecerá um modelo de prêmio que os governadores poderão usar.
Atividades relacionadas à paz para Rotary Clubs e distritos
·           Organize um fórum sobre a paz no clube ou distrito. Convide não rotarianos para participarem. Seguem algumas ideias:
o    Fórum durante a mesma semana que um dos três Fóruns Rotary pela Paz, com os mesmos temas.
o    Enfoque na paz urbana, com debates sobre mediação e resolução de conflitos.
o    Convite a grupos marginalizados em sua comunidade, como de minoria étnica ou religiosa, proporcionando novas amizades e parcerias.
o    Colaboração com organizações locais em projeto para promover a paz e prevenção de conflitos.
o    Participação de rotaractianos, interactianos, estudantes do Intercâmbio de Jovens, rylarianos.
o    Discussão de estratégias para ajudar os jovens a lidarem com razões comuns para conflitos, como violência de gangues e bullying.
o    Participação de imigrantes que fazem a diferença na comunidade.
·           Organize um fórum comunitário pela paz. Em parceria com as autoridades e outras organizações locais, crie um evento para simbolizar a dedicação de seu clube na promoção da paz e compreensão mundial. Discuta questões relacionadas à paz urbana e à segurança na comunidade e em escolas.
·           Estabeleça uma parceria com um clube irmão. Promova a paz e a compreensão mundial através de uma parceria com um Rotary Club de outro país. As parcerias entre clubes irmãos podem minimizar barreiras entre países que estejam passando ou já passaram por tensões políticas ou civis. Se seu clube tem um clube irmão, crie um projeto para promover relações de paz entre os dois países. Mais informações em http://www.rotary.org/pt/ServiceAndFellowship/MakeConnections/Pages/ridefault.aspx
·           Patrocine um Bolsista Rotary pela Paz. Até 100 bolsas são oferecidas anualmente para estudos nos Centros Rotary pela Paz. Esses bolsistas são os líderes de amanhã, que promoverão paz, compreensão mundial e resolução de conflitos em suas carreiras.
·           Apoie um projeto que aborde as raízes de conflitos. Doenças, analfabetismo, fome, pobreza e escassez de recursos naturais são causas implícitas de conflitos e guerras.
·           Desenvolva um projeto que aborde pelo menos uma dessas questões em sua comunidade, ou trabalhe com um clube de outro país em um projeto internacional afim. suas prioridades para o ano. Os governadores de distritos também terão a paz como um dos tópicos principais de discussão para a Conferência Distrital.
Quer ser reconhecido na Convenção do RI em Lisboa, em 2013?
Os governadores darão uma breve descrição do melhor clube promotor da paz em seus distritos em 2012-13. As sugestões devem ser enviadas ao RI até 15 de abril de 2013. As atividades escolhidas serão destacadas no site do RI e um clube será selecionado para ser homenageado no palco da Convenção do RI em Lisboa, Portugal, em 2013.
FÓRUM ROTARY PELA PAZ GLOBAL DE 2012-13
Berlim, Alemanha –  Paz Sem Fronteiras - 30 de novembro a 2 de dezembro de 2012
O enfoque será em discutir o papel da democracia na formação da paz e promover oportunidades para o engajamento de todos na cooperação e compreensão mundiais. O evento vai celebrar e destacar a importância das comissões interpaíses na promoção do entendimento entre as nações.
Honolulu, Havaí, EUA –  O Caminho Verde para a Paz - 25 a 27 de janeiro de 2013
O enfoque será na importância da conservação e proteção dos recursos naturais e no alívio dos efeitos de desastres naturais como pré-requisito para a paz. Será dada uma ênfase especial às Novas Gerações e como elas poderão concretizar as visões de paz.
Hiroshima, Japão – A Paz Começa com Você - 17 a 18 de maio de 2013
O enfoque será em formas pelas quais cada um de nós tem o poder de promover a paz em nosso dia a dia, em nossas próprias comunidades. Durante esse encontro, com ênfase no futuro, os participantes irão refletir sobre o impacto que causarão nos dias e anos que virão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário