terça-feira, 27 de novembro de 2012

DESENVOLVIMENTO DO QUADRO ASSOCIATIVO

Sempre é bom reciclar material que possa desencadear ações para a busca de novos associados e fortalecer o quadro associativo.
Veja, abaixo, 10 Maneiras Fáceis de Atrair e Manter Associados:
1. Promova, através da mídia, atividades de clube e distrito relacionados a tópicos importantes na comunidade — Sempre que o Rotary é mencionado nos noticiários centenas, milhares e, às vezes, milhões de pessoas tomam conhecimento. Além de aprimorar a imagem do Rotary, a imagem pública pode ajudar na obtenção de suporte para projetos, atrair novos associados e melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados pela associação. A fim de aproveitar ao máximo as vantagens oferecidas pela mídia, o Rotary deve ser apresentado adequadamente. A seguir, listamos algumas sugestões sobre como promover o Rotary eficazmente através da mídia falada e escrita:
■    Nomeie presidentes de comissão de Imagem Pública para o clube e distrito para atrair a atenção da mídia faz-se necessário muita pesquisa e esforço. Uma vantagem significativa é obtida quando os presidentes nomeados para essas comissões são profissionais do setor e têm informações sobre a mídia.
■    Informe-se sobre a mídia local Aborde a mídia de forma estratégica. Procure conectar sua história a uma situação local de maiores proporções ou eventos noticiosos atuais. Ao apresentar sua história, certifique-se de que esta seja clara, curta e objetiva. Imagine a melhor forma de apresentar o Rotary em 30 segundos e adapte sua idéia de acordo com um jornalista, publicação ou programa de rádio/TV específicos, levando em consideração a natureza e amplitude do assunto.
■    Ofereça porta-vozes conhecedores do Rotary Ao sugerir uma história para a mídia,
certifique-se de poder contar com porta-vozes eloqüentes. Porta-vozes devem ser indivíduos altamente envolvidos em atividades do Rotary e, assim, habilitados a informar outras pessoas.
■    Identifique pontos de sua história que mereçam divulgação — Qualquer história sobre o Rotary deverá conter material que mereça ser noticiado. O melhor ponto de  imagem pública do Rotary jaz na eficácia da prestação de serviços. A forma com a qual o Rotary atende as carências comunitárias é o tipo de história que interessa à maioria dos jornalistas. É aconselhável suportar sua história com material de referência, tal como folhas de dados ou panfletos informativos, disponíveis através do centro de serviços.
Para obter mais informações sobre como promover atividades de clube, consulte publicações do Rotary tais como "Relações Públicas Eficazes": Um Guia para os Rotary Clubs".
2. Desenvolva um site e incentive outras organizações comunitárias a criar um link que leve a ele nessa era de tecnologia, é imprescindível manter-se atualizado. A Internet é uma ferramenta poderosa para compartilhar atividades de clube e distrito.
■    Considere a idéia de criar uma página para seu clube ou distrito. Sites rotários ajudam a atrair e manter associados, facilitam a comunicação global entre clubes e fazem com que informações atuais sobre projetos de clube estejam sempre disponíveis à mídia local.
■    A mensagem do Rotary pode chegar a um número muito maior de pessoas se incentivarmos os grupos comunitários a informar aos visitantes o site de seu clube.
3. Solicite o endosso de terceiros para seus projetos rotários É importante para os rotarianos compartilhar o bom trabalho realizado pelo Rotary, mas é bom que se saiba que essas boas ações têm muito mais crédito quando estão nas mentes e bocas das pessoas de fora. Emparceiramento entre o Rotary e outras organizações é um excelente recurso para se obter endosso de terceiros para suas atividades. Solicite a diretores executivos e líderes comunitários que mencionem o Rotary durante eventos, em publicações organizacionais, e através da mídia.
4. Peça àqueles beneficiados pelos serviços rotários que falem em favor do clube ou distrito Não há depoimento mais poderoso do que aquele feito por pessoas ou famílias diretamente beneficiadas pelo trabalho do Rotary. Por exemplo, durante uma entrevista à imprensa onde sejam divulgadas habitações construídas ou subsidiadas pelo Rotary, garanta a presença de um dos chefes de família ou de uma criança para falar sobre o projeto, em vez de um representante oficial do Rotary. A audiência do programa ou os leitores dos jornais ficarão muito mais comovidos por um testemunho pessoal do que por um discurso.

5. Divulgue através de publicações profissionais e de negócios a participação dos sócios em atividades de clube e distrito — rotarianos dedicam grande quantidade de tempo pessoal a serviços voluntários nas respectivas comunidades. Faça com que seu trabalho seja reconhecido por colegas de profissão, enviando comunicados à imprensa para as publicações especializadas. Por exemplo, divulgue em um periódico profissional o trabalho de um associado em uma iniciativa contra a violência.
6. Organize exibições do Rotary em bibliotecas, bancos, prefeituras, etc. Muitas organizações permitem que grupos comunitários exibam materiais em suas instalações. Encomende material promocional através do catálogo do RI e organize exibições informativas em locais movimentados.
7. Produza um vídeo sobre atividades do clube e distrito — Muitos Rotary Clubs têm associados que dispõem do equipamento e conhecimento necessários para produzir fitas de vídeo e promover atividades rotárias. A fita poderia ser exibida e também enviada a representantes da mídia e outras organizações interessadas no assunto. Uma versão mais curta poderia ser submetida a emissoras de TV para uso como anúncio de utilidade pública. Além disso, o vídeo pode ser usado em conferências distritais e outros eventos rotários.

8. Promova o trabalho do Rotary em prol dos adolescentes - A mídia está sempre interessada em notícias relacionadas aos jovens. Repórteres têm um interesse especial por projetos que envolvam diretamente os jovens como, por exemplo, atividades de Rotaract, Interact e o programa de Bolsas Educacionais. A promoção dos serviços pró-juventude junto à mídia é uma boa maneira de atualizar a imagem do Rotary.
9. Procure oportunidades para rotarianos darem palestras em eventos e escolas na comunidade Visibilidade é um pré-requisito importantíssimo para o crescimento do quadro associativo, daí a importância de se buscar oportunidades para se apresentar. Rotarianos são pessoas qualificadas que podem tecer comentários sobre qualquer tópico referente à comunidade. Aja com antecedência e precipite-se ao convite. Os organizadores lhe serão gratos por se oferecer!
10. Dê uma palestra no clube da imprensa local Toda grande cidade tem uma associação de representantes da imprensa. Informe-se sobre a de sua área e entre em contato com seus representantes, cogitando a possibilidade de apresentar uma palestra durante um futuro encontro da associação. Diga-lhes que gostaria de falar sobre o papel do Rotary em prevenção do uso de drogas, ensino particular, programas para o combate da violência e outras iniciativas criadas para proporcionar atividades preventivas/recreativas.

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