quinta-feira, 8 de novembro de 2012

PLC - PLANO DE LIDERANÇA DE CLUBE

Sempre é bom relembrar os propósitos do PLC - PLANO DE LIDERANÇA DE CLUBE.
 
O propósito do Plano de Liderança de Clube é fortalecer os clubes com uma estrutura administrativa que favoreça a eficácia.

Para implementar o Plano de Liderança de Clube, líderes anteriores, atuais e entrantes do clube devem:
  • Desenvolver plano de longo prazo que incorpore os elementos de um clube eficaz;
  • Estabelecer metas anuais usando da Diretrizes para Aumentar a Eficácia dos Rotary Clubs e o plano de longo prazo do clube;
  • Realizar assembleias de clube que envolvam os associados no processo de planejamento e os mantenham informados sobre as atividades do Rotary;
  • Favorecer a comunicação entre o presidente do clube, conselho director do clube, presidents de comissão, associados, governador de distrito, governador assistente e comissões distritais;
  • Possibilitar a continuidade administrative, planejando a transferência de responsabilidades aos futuros líderes;
  • Ajustar as diretrizes do clube para que reflitam a estrutura das comissões, bem como os papéis e responsabilidades dos líderes de clube;
  • Oferecer oportunidades para aumentar o companheirismo entre os associados;
  • Certificar-se de que todos os associados estejam envolvidos com algum projeto ou atividade no clube;
  • Desenvolver um plano abrangente de treinamento que possibilite que:
    • Os lideres de clube participem de treinamentos distritais;
    • Seminários de orientação a novos associados sejam oferecidos regularmente;
    • Oportuniades educativas estejam constantemente disponíveis a todos os associados;
    • Um programa de capacitação de líderes seja oferecido a todos os rotarianos.
Líderes de clube devem implementar o Plano de Liderança de Clube junto com os líderes distritais, seguindo o recomendado pelo Plano de Liderança Distrital. O clube deve revisar o plano anualmente.
 
Os clubes devem adotar as seguintes comissões permanentes:
  1. Administração
  2. Desenvolvimento do Quadro Associativo
  3. Imagem Pública
  4. Projetos Humanitários
  5. Fundação Rotária
As atividades dos clubes devem seguir as orientações das Avenidas de Serviço, que servem de base filosófica e prática para os trabalhos dos clubes:
  1. Avenida de Serviços Internos
  2. Avenida de Serviços Profissionais
  3. Avenida de Serviços à Comunidade
  4. Avenida de Serviços Internacionais
  5. Avenida de Serviços às Novas Gerações.
Conselho Diretor e dirigentes de clube - O Conselho Diretor é o órgão administrativo do clube. Seus membros são nomeados de acordo com as normas estabelecidas no Regimento Interno do clube, devendo se reunir pelo menos uma vez por mês.
 
De acordo com o Regimento Interno recomendado pelo RI, fazem parte do Conselho Diretor:
  • Presidente;
  • Ultimo ex-presidente;
  • Presidente eleito;
  • Vice-Presidente;
  • Secretário;
  • Tesoureiro;
  • Diretor de Protocolo
  • A critério do Conselho Diretor, também podem fazer parte os diretores eleitos.
 
Maiores informações:


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