segunda-feira, 9 de setembro de 2013

ROTARY X BEISEBOL


Por que nós não queremos que Rotary pareça com beisebol!

O beisebol é um esporte tão amado historicamente nos Estados Unidos, que é chamado de " passatempo americano ". Contudo, poucos americanos, que eu conheço, realmente assistem beisebol regularmente. Por quê? Porque quando você realmente olha para o jogo, parece lento, chato e envelhece muito rapidamente. A maioria das pessoas adora a ideia de beisebol, eles só não gostam de assistir o jogo.

Da mesma forma, há muitos jovens (como eu) que gostam da ideia de Rotary . Mas quando você realmente vai a qualquer clube e observa, eles nos parecem lentos e chatos.

Eu tive a alegria de crescer no meio de rotarianos, assim, quando eu olho para o Rotary, vejo algo inovador, transformador.

No entanto, em todas as reuniões de Rotary nas quais estive, nunca ouvi alguém dizer: " VOCÊ SABE QUE, ATUANDO NO ROTARY, VOCÊ PODE MUDAR O MUNDO?" Essa é a mensagem mais poderosa do Rotary.  É ela que os jovens precisam e gostam de ouvir. E se não ouvirem, eu garanto que não se envolverão em Rotary .

Conflito de gerações
O problema nos Clubes se resume a isto: há, quase sempre, uma lacuna geracional. Os rotarianos, mais velhos, o veem como um CLUBE SOCIAL e, por sua vez,  os mais jovens o veem como um LAR DE IDOSOS.
 
Como resultado, muitos jovens optam por não  ingressar nos clubes antigos, optando por formar novos. Novos clubes não são ruins de maneira nenhuma, mas se os jovens criam novos clubes a matemática nos diz que os antigos acabarão por morrer. Como resolver este problema?

Como um especialista perto de 22 anos de idade, permitam-me oferecer dois conselhos para qualquer Rotary Club que procure recrutar jovens como eu: 
  1. Em primeiro lugar, ACORDARSe suas reuniões ou projetos de serviço não são mais emocionantes do que ir ao shopping, assistir o último episódio de American Idol ou até mesmo passar uma hora no Facebook, os jovens não serão envolvidos e eles não vão aderir. Vá para a comunidade para SERVIR. Desenvolva projetos inovadores que realmente façam a diferença. Assinar cheques não é suficiente para nos manter interessados.
  2. Em segundo lugar, DEIXE SEU CLUBE EVOLUIR. Abra mão do controle. Pessoas da minha idade querem sentir que eles estão fazendo um impacto. Dê responsabilidades aos membros jovens. Ouça suas ideias. Mais importante ainda, torne-os líderes e deixe-os mudar as coisas. Se você criar o hábito de evoluir continuamente como clube, você vai continuar a envolver os jovens e florescer. E quando os clubes florescem, floresce o Rotary. É simples assim.
Rotary é uma grande ideia, e eu quero fazer parte dela. Há milhões e milhões de jovens como eu que também querem fazer parte. Mas enquanto o Rotary, como o beisebol, nos parecer lento e chato, que razão temos para participar? Se você quiser envolver jovens rotarianos, acorde e deixe evoluir. Nós jovens achamos isso incrível.
 
David Postic, associado do Rotaract Club de Norman, Oklahoma, EUA, e membro do Comitê Rotaract e Interact 2013-14 - mensagem transmitida na Pré-Convenção do Rotary International de 2011 em New Orleans.
 
Texto gentilmente encaminhado pelo companheiro Rubens S. Thevénard do Rotary Club de São José do Rio Preto (SCP), Distrito 4480.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário