terça-feira, 1 de outubro de 2013

MAIS SUSTENTABILIDADE PARA SEUS PROJETOS

Dicas de especialista em microcrédito.

"O principal é escutar o que as pessoas têm a dizer: muitas vezes elas podem contribuir e são elas quem conhecem o problema melhor que ninguém, diz Marilym Fitzgerald, que dá as seguintes dicas para se tornar um melhor ouvinte:

Passe um tempo na comunidade - Uma visita rápida não vai te dar todos os detalhes que precisa para dar sustentabilidade ao projeto.

Não seja distante - Vá com poucas pessoas. Os moradores de um vilarejo de 50 pessoas vão se sentir intimidados se você vier num grupo de 10 pessoas.

Faça perguntas - Veja quais são as necessidades fazendo perguntas diretas aos moradores como o que seria útil para eles e o que eles precisam.

Não saia sem respostas - Quando os moradores disseram que preferiam telefones celulares a latrinas, ela pensou como teria coragem de dizer isto ao seu clube. Ela então procurou se inteirar o motivo para tal e descobriu que os celulares permitiram aos moradores do vilarejo ganhar mais dinheiro, o que , por conseguinte, acabaria trazendo mais renda e melhor padrão de vida.

Estipule um processo permanente de avaliação - Pergunte aos moradores como eles medem o sucesso.

Oriente, mas peça soluções - Escutar faz parte da negociação. Compartilhe seu conhecimento, mas espere que as pessoas pensem em soluções para seus problemas."


 
Fonte: Boletim do Rotary Club de Erechim -  Edição nr.112 - Outubro/2013 numa especial gentileza do companheiro EGD Ademir E. Novello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário