Dicas de especialista em microcrédito.
"O principal é escutar o que as pessoas têm a dizer: muitas vezes elas podem contribuir e são elas quem conhecem o problema melhor que ninguém, diz Marilym Fitzgerald, que dá as seguintes dicas para se tornar um melhor ouvinte:
Passe um tempo na comunidade - Uma visita rápida não vai te dar todos os detalhes que precisa para dar sustentabilidade ao projeto.
Não seja distante - Vá com poucas pessoas. Os moradores de um vilarejo de 50 pessoas vão se sentir intimidados se você vier num grupo de 10 pessoas.
Faça perguntas - Veja quais são as necessidades fazendo perguntas diretas aos moradores como o que seria útil para eles e o que eles precisam.
Não saia sem respostas - Quando os moradores disseram que preferiam telefones celulares a latrinas, ela pensou como teria coragem de dizer isto ao seu clube. Ela então procurou se inteirar o motivo para tal e descobriu que os celulares permitiram aos moradores do vilarejo ganhar mais dinheiro, o que , por conseguinte, acabaria trazendo mais renda e melhor padrão de vida.
Estipule um processo permanente de avaliação - Pergunte aos moradores como eles medem o sucesso.
Oriente, mas peça soluções - Escutar faz parte da negociação. Compartilhe seu conhecimento, mas espere que as pessoas pensem em soluções para seus problemas."
Fonte: Boletim do Rotary Club de Erechim - Edição nr.112 - Outubro/2013 numa especial gentileza do companheiro EGD Ademir E. Novello.
Nenhum comentário:
Postar um comentário