sábado, 27 de setembro de 2014

BENEFÍCIOS E RESPONSABILIDADES DO ASSOCIADO

O clube é a pedra angular do Rotary. Rotary Clubs eficazes possuem quatro características principais:
·         Mantêm ou aumentam o quadro associativo,
·         Participam de projetos de prestação de serviços que beneficiam a comunidade local e de outros países, 
·         Apoiam a Fundação Rotária contribuindo financeiramente e participando de seus programas, e
·         Desenvolvem líderes capazes de servir ao Rotary além dos limites de clube.
 
O que os rotarianos recebem do Rotary depende em larga escala do que investem nele. Muitos dos requisitos para associação visam fazer com que os associados desfrutem as oportunidades de crescimento oferecidas pela organização.  

Prestação de serviços
Todos os Rotary Clubs têm uma missão especial: servir às pessoas carentes no mundo inteiro. Ao participar de projetos, os associados se inteiram da atuação de seu clube em iniciativas locais e internacionais, podendo disponibilizar tempo e talentos onde for mais necessário.  

Recrutamento e retenção de associados
Para que os clubes permaneçam fortes, todo rotariano deve trazer novos associados à organização. Mesmo aqueles que ingressaram recentemente nos clubes podem levar convidados às reuniões e pedir que tomem parte de projetos. O valor do Rotary é muito claro, e a melhor forma de despertar o interesse de rotarianos potenciais é fazendo com que vivenciem o companheirismo e eficácia dos serviços prestados pelos clubes.

Manter os associados engajados é de suma importância. Um clima de amizade no clube e a participação em projetos desde cedo são duas das melhores maneiras de garantir que os associados permaneçam no Rotary.

A composição ideal de um Rotary Club deve espelhar a comunidade, incluindo as profissões ali encontradas. Tal diversidade enriquece cada faceta do companheirismo e serviço desfrutados no clube. 

Frequência O comparecimento às reuniões de clube permite aos rotarianos vivenciar caloroso companheirismo e enriquecer seus conhecimentos pessoais e profissionais. Os horários das reuniões buscam acomodar os compromissos sociais e profissionais dos associados.

Alguns clubes seguem o tradicional horário do almoço, outros reúnem-se de manhã, após o expediente ou à noite. A norma reza que os associados compareçam a pelo menos 50% das reuniões do clube em cada semestre. Quando rotarianos estiverem impossibilitados de comparecer a uma reunião, podem recuperar a frequência em qualquer Rotary Club do mundo. Para saber os locais e horários de reunião de todos os Rotary Clubs basta consultar o “Localizar de clubes” do “Meu Rotary”, no site do Rotary (www.rotary.org/pt ).

Em alguns casos, a recuperação de frequência poderá ser feita através da participação em projeto de prestação de serviços do clube, em reunião do conselho diretor, reunião de Rotaract Club ou de Interact Club, ou mesmo virtualmente, em reuniões de Rotary E-Clubs. 

Fonte: Noções Básicas do Rotary – 595PT(509)

Nenhum comentário:

Postar um comentário