quarta-feira, 1 de abril de 2015

PANORAMA DO QUADRO ASSOCIATIVO NO MUNDO

Onde o Rotary está crescendo e qual o motivo?

Alemanha:
A Alemanha ganhou mais de 11.000 associados de 2003 a 2013, um aumento de 27%. Segundo o coordenador do Rotary Peter Ibhler, "os clubes alemães dão ênfase a contatos pessoais entre associados e suas famílias, e tentam criar programas e eventos em que todos possam participar. Queremos que os associados e suas famílias se sintam recompensados por participar das atividades do clube, sabendo que seu tempo é bem empregado."

Lituânia:
Per Hoyen, diretor do RI, acredita que o crescimento do quadro associativo em sua zona, especialmente na Lituânia, onde o número de rotarianos dobrou entre 2003 e 2013, é resultado da cobertura positiva da mídia e de relacionamentos governamentais. "Os rotarianos lituanos conseguem cobertura da mídia para projetos implementados em todo o país. Como resultado, as pessoas sabem quem somos e o que estamos fazendo, o que acaba atraindo novos associados."

África:
"Na África, os rotarianos costumam ser mais jovens que nos Estados Unidos ou na Europa. Os clubes são relevantes e dinâmicos, e se tornar rotariano é visto como uma grande honra", diz Thomas Branun, ex-diretor do RI e presidente da Comissão Reach Out to África. Desde 2004, o continente ganhou mais de 6.000 associados.

Índia:
Na Índia, onde o quadro associativo aumentou 38% de 2003 a 2013, três distritos estão estudando a idéia de criar Rotary Club para filhos de rotarianos. Outras estratégias no país incluem reconhecer rotarianos que recrutam novos associados, convidar associados em potencial para participar de seminários sobre o Rotary e incentivar ex-rotaractianos a formarem novos Rotary Clubs.

Taiwan:
O presidente Gary Huang diz que um dos segredos para o sucesso em Taiwan é o enfoque nos alumni. Além de manter contato com os ex-participantes de programa, eles patrocinam clubes com reuniões mais curtas e refeições menores. De 2003 a 2013, Taiwan conseguiu mais de 7.500 associados – um aumento de 49%.

Fonte: Boletim do Rotary Club de Erexim de Abril/2015 - EGD Ademir E. Novello

Nenhum comentário:

Postar um comentário