segunda-feira, 14 de março de 2016

COMPANHEIRISMO

Matéria apresentada em Treze Tílias/SC no Pré-Pets realizado no dia 13/02/2016 pelo companheiro Carlão do Rotary Club de Herval D’Oeste (Distrito 4740).

Companheiro Carlão e GED Cláudia
01 - Há mais de 111 anos Paul Harris e mais 03 companheiros fundaram o Rotary em Chicago USA, POR QUÊ? Faltava gente para conversar, faltava calor humano, faltava amizade e principalmente companheirismo, enfim para Paul Harris a vida não estava completa. 

02 – Sou Rotariano há 48 anos, fundador do Rotary Club de Herval D’Oeste (Distrito 4740), na época com mais de 40 companheiros no ano de (1968). Antes de completar um ano de fundação perdemos mais de 40% dos companheiros. Talvez por falta de espírito rotário, compromissos semanais com reuniões, também por problemas financeiros, porque Rotary não é barato, mas sobrevivemos, pois tivemos o Rotary Club de Joaçaba como padrinho de nosso clube e em todas as reuniões tivemos sempre a instrução rotária, porque só conhecemos Rotary participando e vivenciando o espirito rotário.

03 – Tivemos “CRISES” e muitas, tanto é que fui presidente por duas vezes, a primeira em 1972-1973 e a segunda em 1988-1989. Geralmente em clubes de serviços ou instituições sem fins lucrativos, quando isso vem acontecer é porque há problemas. Na segunda gestão contávamos com 24 companheiros; para aceitar impus condições: aumento de quando associativo; retornar o local de reuniões ao recinto onde o clube foi fundado que era o clube Hervalense e principalmente COMPANHEIRISMO, pois notei que estava faltando.

04 – Porque muitos clubes fecham? Ou deixam de existir? Geralmente esse clube que vai fechar conta com menos de 20 companheiros, pois o companheirismo vai ficando maçante e as faltas cada vez mais acentuadas, sobrecarregando em muito o conselho diretor.

05 – Muitos clubes têm companheiros com cadeira cativa, sempre sentam no mesmo lugar, porquê? Companheirismo privado não existe em Rotary; caso isso venha acontecer em seu clube, a opinião que eu daria é que fosse colocado nas mesas, antes das reuniões, etiquetas com o nome dos companheiros, alternando sempre os lugares. Pois Rotary é ROTATIVIDADE e nunca enjoa.

06 – Farei agora uma pergunta aos companheiros, porque temos no clube companheiros que nunca deram opiniões sobre problemas da comunidade ou assuntos que venham a interessar ao clube? Porque geralmente o companheiro que levanta um problema na reunião - parece que é quase automático - é o indicado para ser o presidente da comissão, o que é erradíssimo. O problema apresentado deverá ser encaminhado à comissão correspondente ao assunto no clube, e o que é natural é que esse companheiro deverá ser convidado a participar dessa comissão como membro e, se for do seu agrado e tiver tempo disponível, poderá ser o presidente da comissão, mais isso é ele que vai resolver e não ser indicado na hora da reunião.

07 – Se possível as reuniões deverão sempre ser efetuadas com refeição: café, almoço ou jantar, mas aqui vai uma observação: sempre e com antecedência o dono do restaurante deverá ser informado sobre o número das refeições, pois ele jamais deverá ter prejuízo, caso isso não venha acontecer o dono do restaurante irá com certeza diminuir a qualidade do seu serviço visando economia, isso aconteceu também em meu clube. Quando fui presidente pela segunda vez combinei com o proprietário da copa onde eram feitas as refeições um número mínimo de jantares; caso este número não seja alcançado o clube responsabilizava-se pelo pagamento.

08 – Respeitando a cultura de cada cidade, no nosso clube (jantar) nós realizamos um torneio de truco logo após as reuniões, POR QUÊ? Para incentivarmos assim mais COMPANHEIRISMO e sempre as duplas são escolhidas por sorteio sem repetir a dupla para a próxima gestão. O companheirismo acontece antecipado porque sempre os companheiros entram em contato no dia ou antes para que ele não falte à reunião evitando assim perda por WO. Caso seu clube não goste de jogar truco poderá fazer torneio de dominó, canastra entre outros jogos.
Aqui vai um desafio para nossa futura governadora Claudia Grander Barbieri que em julho irá tomar posse na cidade de Herval D’Oeste: que ela faça, na conferência ou numa assembleia ou uma outra data que ela desejar, um torneio de truco com todos os clubes do distrito. Assim estamos incentivando um companheirismo extraordinário, pois a presença dessas duplas representando seus clubes irá em muito fortalecer a frequência nesse evento (Conferência ou Assembleia), porque geralmente os clubes são representados pelo presidente ou secretário e com o torneio serão mais 04 companheiros e também as esposas poderão participar de um torneio de dominó ou canastra, tudo isso poderá acontecer no domingo antes do almoço da despedida.

09 – Não devemos esquecer que o rotariano que entrou no clube hoje tem e sempre terá os mesmos direitos que um veterano de 48 anos de vida rotária; isso é companheirismo!

10 – CARTILHA ROTÁRIA – Sempre que formos convidar um amigo para ser companheiro de Rotary, geralmente em sua residência, devemos levar, além da cartilha rotária, também o presidente do clube com sua esposa bem como padrinho e sua esposa, caso haja Casa da Amizade no clube convidar a esposa do rotariano para participar da Casa da Amizade como associada. Levar a cartilha rotaria para que ele, até a data da posse, possa ter uma noção do que é Rotary e porque ele está sendo convidado. Com certeza os companheiros, antes dessa visita, já analisaram a situação financeira do candidato para que as despesas como rotariano – geralmente 4 jantares por mês, mais mensalidade, mais uma festiva e eventualmente uma viagem de visita a outros clubes ou conferência, assembleia – não façam falta ao casal.
O companheiro não é obrigado a jantar ou almoçar, mas se for por problemas financeiros este companheiro não completará um ano no clube, pois ele não se sentirá bem, porque Rotary não é BARATO.

11 – É muito importante que o novo companheiro já no próximo conselho diretor faça parte pois sangue novo é sempre bem-vindo. Quando fui presidente pela segunda vez, fizemos uma campanha para premiarmos as pessoas jurídicas e físicas que mais recolheram impostos no município naquele ano; formamos a comissão e o presidente dessa comissão foi o companheiro que tinha entrado no clube no ano anterior. O sucesso foi tanto que o salão do clube Hervalense serviu mais de 450 jantares até hoje número inédito, pois sangue novo é sempre bem-vindo.

Companheiro Carlão falando sobre
 companheirismo
12 – DISTINTIVO ROTÁRIO – Não é para qualquer cidadão, mas sim para todo companheiro Rotariano. O companheiro Rotariano que faz parte do comércio ou da indústria e liberal não tem compromisso em negociar com qualquer companheiro, mas tenha certeza que esta O DISTINTIVO ROTÁRIO jamais irá atrapalhar nos negócios – isso nunca, mas sim facilitará o contato.
Sejamos exemplo como companheiro.


CARLOS ADÃO TRATSK (CARLÃO)
(049)3554-1007

Associado Fundador (1968) do Rotary Club de Herval D’Oeste – Distrito 4740 – Clube 9.005 - SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário