quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

FORTALECER OS CLUBES FOCANDO EM JOVENS E MULHERES


Transcrição de matéria divulgada na Revista Mensal do Distrito 4720 - Janeiro/18

Desafios de um Governador

Neste mês, um dos mais simpáticos governadores brasileiros 2017-18, o engenheiro civil Helvino Wilsmann, casado com a companheira Nelsi, vem falar sobre suas reflexões e desafios que enfrenta a partir de São Bento do Sul–SC, de onde dirige o Distrito 4650. A partir da experiência que desenvolveu como Governador Assistente, Helvino traz a necessidade da diversidade no perfil do quadro associativo de seu distrito. Coincidentemente, a mesma estratégia adotada pelo 4720.

FORTALECER OS CLUBES FOCANDO EM JOVENS E MULHERES

Desde o início de nossa gestão, na reunião dos Governadores de todo Brasil, realizada em São Paulo, fomos desafiados a seguir o plano expansão do Rotary, durante a gestão 2017-18. Nele, o compromisso assumido foi o de fundar pelo menos cinco clubes por Distrito. Nos últimos anos, o crescimento no Brasil foi negativo. De 58.000 rotarianos, caímos para 53.000. Somente na última gestão perdemos mil associados.

No Seminário Distrital sobre Quadro Associativo,  Fundação Rotária e ABTRF, em Timbó, as lideranças do Distrito 4650 tiveram a oportunidade de ouro para reavaliarações e definir metas para nosso fortalecimento. A proposição é alcançar um crescimento da ordem de 16%, fundando pelo menos mais cinco Clubes no Distrito, com pelo menos 20 associados.

Mas como alcançar essa meta? Uma delas é ampliar a presença de jovens e mulheres. Não é segredo para nenhum companheiro Rotariano: precisamos rejuvenescer, diminuir a faixa etária em cada um dos 59 Clubes do Distrito 4650.

E como fazer isso?

Um dos caminhos é aproveitar o potencial de nossos jovens do Rotaract, mulheres e homens capacitados para nos acompanhar nessa trajetória. Já temos cases interessantes dentro do próprio Distrito 4650. O mais recente foi a fundação do Rotary Club de Blumenau Fritz Müller, com idade média de 35 anos e o RC de Joinville Cidade dos Príncipes, onde a idade média é de 38 anos. Ambos, com diversos companheiros oriundos do Rotaract.

E que tal atrair as famílias dos intercambistas outbonds? Teremos pelo menos 35 deles viajando para o exterior nessa gestão. E nada mais justo que fazer uma prospecção, uma abordagem, convidando-os para engrossar as fileiras do Rotary. Uma contrapartida justa pela oportunidade propiciada ao filho ou parente próximo.

No Seminário de DQA ficou definido que o papel dos 11 Governadores Assistentes Distritais será fundamental. De imediato, já apontaram e assumiram a responsabilidade de fundar um Clube em sua área de atuação para cumprir o lema da gestão: O Rotary Faz a Diferença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário