sexta-feira, 7 de setembro de 2018

SETEMBRO É O MÊS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E ALFABETIZAÇÃO


Setembro é o Mês da Educação Básica e Alfabetização

Grupo Rotarianos em Ação pela Alfabetização
Saber ler e escrever é essencial para participar de atividades familiares e comunitárias, aprender novas habilidades, conseguir emprego e ter acesso a diferentes serviços. A alfabetização ajuda as pessoas a resolverem problemas do dia a dia e a aproveitarem ao máximo as oportunidades da vida.
O Grupo Rotarianos em Ação pela Alfabetização é uma rede global formada por pessoas com interesse especial ao combate ao analfabetismo, promoção do aprendizado e da alfabetização, e fornecimento de materiais e equipamentos educacionais.
litaracy1
A Alfabetização não se refere apenas à linguagem escrita, mas também a outras representações multimodais, tecnológicas e simbólicas que encontramos diariamente. Sem as habilidades básicas da alfabetização, tarefas cotidianas tornam-se mais difíceis – como entender os horários do ônibus, pedir um empréstimo, candidatar-se a uma vaga de emprego, encontrar informações na internet, inscrever-se em um curso, tomar remédios ou ler para os filhos. A incapacidade de fazer essas importantes tarefas pode gerar insegurança e levar a maiores desigualdades sociais e econômicas. Por isso, realize um projeto nessa área e faça uma grande diferença na vida das pessoas.
Mas o que é um projeto de alfabetização?
Um projeto de alfabetização pode ser simplesmente uma campanha de arrecadação de fundos para comprar livros para uma escola ou grupo comunitário. No entanto, as iniciativas mais eficazes são aquelas que possibilitam a educação e alfabetização de pessoas que precisam de apoio para aprenderem a ler e escrever. O mais importante é organizar um projeto que tenha o potencial de causar mudanças sociais permanentes.
literacy 2
Prêmio do Grupo Rotarianos em Ação pela Alfabetização
Os dois clubes que realizarem os projetos mais inovadores e criativos no Mês da Educação Básica e Alfabetização (setembro) e/ou no Dia Internacional da Alfabetização (dia 8 deste mês) ganharão US$500 cada.
Para concorrer, envie a descrição do seu projeto (de 500 a 800 palavras) e fotos que mostrem seu clube promovendo a educação básica e alfabetização para rotary.tas@gmail.com até 15 de outubro de 2018.
literacy3
Veja a seguir algumas ideias:
·         Organize um concurso de redação ou soletração nas escolas da sua cidade
·         Faça uma competição de poemas ou poesias nas mídias sociais
·         Doe livros ou dicionários
·         Recrute um professor como associado do seu clube
·         Planeje um seminário sobre alfabetização para clubes da sua área
·         Envolva os interactianos em um projeto de alfabetização
·         Trabalhe com os rotaractianos em iniciativas de alfabetização para adultos
·         Crie um projeto em que associados e familiares possam ler livros regularmente para crianças
·         Faça um projeto para alfabetizar detentos da penitenciária local
·         Forme uma parceria com a International Literacy Association em um projeto

Boa sorte com o seu projeto e não se esqueça de divulgá-lo nas mídias sociais e no Rotary Showcase.
Quer saber mais sobre os Grupos Rotarianos em Ação? Clique aqui.
Fonte: Vozes do Rotary

Nenhum comentário:

Postar um comentário