quarta-feira, 31 de outubro de 2018

O PRINCÍPIO DA CLASSIFICAÇÃO

A associação ao Rotary, sem nenhuma exceção, é baseada em uma “classificação”. Basicamente, uma classificação descreve e reconhece os serviços prestados à sociedade por um determinado profissional ou empresário ou líder comunitário.

A classificação do associado é o princípio que orienta a construção do quadro associativo de um Rotary Club. Diante disso, a lista de classificações do clube deve bem representar as atividades empresariais e/ou de prestação de serviços desenvolvidas na comunidade que o acolhe. Uma análise da lista de classificações permite avaliar algumas questões.
O conceito da classificação é necessário para assegurar que cada Rotary Club tenha representado no seu quadro associativo um corte transversal dos negócios e das profissões de uma comunidade.
Seu clube é representativo do corpo profissional que atua em sua comunidade?
Essa comunidade conta com alguma ocupação útil que não esteja representada no clube?
Tais observações espelham a dimensão real do clube, ao tempo em que indicam ações a serem adotadas para eliminar lacunas e apoiar o desenvolvimento do quadro associativo, em sincronia com a mobilidade socioeconômica de sua região.
Realmente, a lista de classificações, quando bem elaborada e atualizada, ajuda o clube a alcançar as suas metas orgânicas e operacionais. Logo, devemos estar atentos para a necessidade de revisões periódicas da lista e, se preciso for, recomendar os ajustes ditados pela realidade de cada momento.
Tais observações passam despercebidas pelo rotariano que, mesmo integrado em seu clube, não costuma prestar atenção aos aspectos rotineiros que suportam a vitalidade da nossa instituição.
De fato, em nosso cotidiano, quando da visita a outros, informamos a nossa classificação. Nesse momento não soará bem um título impróprio, tendo em vista que esta informação poderá, eventualmente, ser utilizada pelo diretor de protocolo ou autoridades que conheçam ou não a realidade rotária.
Nos clubes mais atentos às tradições rotárias, é prática corrente a auto apresentação, exercício facilitador do entrosamento dos associados e visitantes.  Nesses momentos, o presidente solicita a cada companheiro que se levante e se apresente, então pergunto: você o faz de forma correta?
A seção 1, do artigo 11, do Estatuto do Rotary Club contido no Manual de Procedimentos, edição de 2016, afirma que “A classificação será aquela que descreve a atividade principal e reconhecida da firma, companhia ou instituição à qual o associado esteja ligado, ou aquela que descreve a atividade principal e reconhecida da sua empresa ou profissão, ou a natureza da atividade de prestação de serviços à comunidade”.
“Medicina, Pediatria” soa melhor que “Médico Pediatra”, da mesma forma que “Justiça, Promotoria Pública” em relação a “Promotor de Justiça”, ou “Farmácia, Manipulação” em lugar de “Farmacêutico”. Já a classificação “Empresário” nada representa, pois não identifica qual a atividade que exerce.
Por exemplo, o engenheiro elétrico, o agente de seguros, o gerente de uma companhia ferroviária, de uma empresa de mineração, de uma fábrica, hospital, clínica, etc., que esteja permanentemente empregado pode vir a ser considerado para rotariano como representante daquela profissão específica que estiver desempenhando ou como representante da firma, empresa, ou instituição à qual estiver prestando seus serviços profissionais.
A classificação principal permite, também, que negócios e indústrias sejam separados em funções distintas, tais como, por exemplo, “fabricação, distribuição, varejo e prestação de serviços”. Ademais, as classificações podem ser divididas em partes independentes de uma grande empresa ou universidade que esteja localizada dentro do território do clube, como no caso de uma “escola de administração de empresas” e “escola de engenharia”.
Complementando, um engenheiro que mantém o seu próprio escritório de prestação de serviços, poderá ter a sua classificação descrita como “Engenharia Mecânica, Projetos (ou consultoria, ou assistência técnica, etc.)”. Outro engenheiro trabalhando em uma empresa deve ter a sua classificação identificada com o ramo de atividade desta empresa e a sua atividade formal no âmbito da mesma, por exemplo: “Indústria Petrolífera, Manutenção”.
Uma lista de classificações cuidadosamente preparada e sistematicamente revisada constitui a base para o crescimento do clube. O Rotary Internacional não possui uma lista geral de classificações, são os clubes que devem manter a lista atualizada de modo a expandir e fortalecer seu quadro associativo.
Cada clu­be só poderá contar com até 5 (cinco) associados com a mesma classificação, exceto se o clube tiver mais de 50 associados, caso em que poderá ter associados representativos na mesma classificação até o equivalente a 10% (dez por cento) quadro de associados representativos do clube
A classificação de ex-rotariano ou rotariano que esteja sendo transferido, ou de um rotaractiano ou ex-parti­cipante de programa rotário conforme definido pelo Conselho Diretor do RI, não representará obstáculo à eleição deste como associado representativo mesmo que, como resultado de tal eleição, o quadro associativo do clube ex­ceda temporariamente os supracitados limites. Se algum associado mudar de classificação, poderá continuar filiado ao clube na nova classificação inde­pendentemente dos limites aqui impostos.
Os aposentados que se afiliam a um Rotary Club como associados representativos podem usar suas profissões anteriores como classificação, no entanto, não são incluídos no cálculo do número de pessoas que representam tal classificação.
Finalmente, é recomendável que o companheiro procure, o título atribuído à sua classificação e faça uma reflexão sobre a identidade do mesmo com a sua principal atividade profissional. Em caso de dúvida, troque ideias com a secretaria de seu clube ou comissão do Quadro Associativo.

Fabiane Kanzler Maiochi
Rotary Club de Jaraguá do Sul - Vale do Itapocu
Comissão Distrital de Serviços Profissionais - presidente
Subcomissão da Pólio Plus - Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário