quarta-feira, 16 de outubro de 2019

O QUE SIGNIFICA "JUNTOS" NA NOSSA DECLARAÇÃO DE VISÃO

Juntos nós transformamos
A palavra que define grande parte do mundo de hoje é divisão. Estamos divididos por raça, religião, gênero, posicionamento político, idade, sexualidade e por aí vai. As divisões extrapolaram a realidade, tornando-se fonte de discórdia entre muitos. Voluntária ou involuntariamente nos separamos em pequenas tribos e nos isolamos, exacerbando ainda mais a alienação quanto a outras realidades e necessidades do próximo.
Então vem a pergunta: o que significa “Juntos” na nossa Declaração de Visão? Será que significa que devemos ignorar nossas diferenças, a ponto de fingir que elas não existem? Será que é um faz de conta de que não há divisões entre nós? Acho que não.
O significado de “Juntos” é que quando fazemos parte do Rotary deixamos de lado as diferenças, que sabemos que existem, para focarmos nas várias maneiras de conquistarmos o bem comum por meio das pontes de colaboração que formamos. Somos cientes quanto à existência das diferenças e não só as aceitamos, como também as celebramos, pois há algo incrivelmente belo e potente na nossa diversidade. “Juntos” não significa que sempre concordamos, já que é saudável abordar as diferentes perspectivas sobre um mesmo assunto.
Declaracao Visao
A força da união embutida na palavra “Juntos” diz que estamos dispostos a deixar de lado nossas diferenças e os limites que insistem em nos dividir. Diz que não importa qual é a nossa origem, o nível de educação que alcançamos nem o grau de experiência que temos. Quando nos unimos no Rotary não apenas Damos de Si Antes de Pensar em Si; colocamos o Rotary em primeiro lugar, e o eu em segundo.
Ao abraçarmos e incorporarmos a essência da palavra “Juntos”, somos capazes de alcançar os objetivos, bem servir nossas comunidades e mudar o mundo. Devemos fazer juntos aquilo que não podemos fazer sozinhos, pois juntos trabalhamos melhor e conectamos o mundo.
Baseado no texto original de Paddy Rooney, governador do Distrito 7390, EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário