sexta-feira, 23 de julho de 2010

DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL - 10 maneiras fáceis de atrair e manter novos associados

1 - Promova, através da mídia, atividades de clubes e distrito relacionados a tópicos importantes na comunidade - Sempre que o Rotary é mencionado nos noticiários centenas, milhares de pessoas tomam conhecimento. Além de aprimorar a imagem do Rotary, a divulgação pode ajudar na obtenção de suporte para projetos, atrair novos associados e melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados. A fim de aproveitar ao máximo as vantagens oferecidas pela mídia, o Rotary deve ser apresentado adequadamente. Vide, abaixo, algumas sugestões sobre como promover o Rotary eficazmente através da mídia falada e escrita:
• Nomeie presidentes de comissão de Imagem Pública do Rotary para o clube e o distrito - para atrair a atenção da mídia faz-se necessária muita pesquisa e esforço. Uma vantagem significativa é obtida quando os presidentes nomeados para essas comissões são profissionais do setor e têm informações sobre a mídia.
• Informe-se sobre a mídia local - Aborde de forma estratégica. Procure conectar sua história a uma situação local de maiores proporções ou eventos noticiosos atuais. Ao apresentar sua história, certifique-se de que esta seja clara, curta e objetiva. Imagine a melhor forma de apresentar o Rotary em 30 segundos e adapte sua idéia de acordo com um jornalista, publicação ou programa de rádio/TV específicos, levando em consideração a natureza e amplitude do assunto.
• Ofereça porta-vozes conhecedores do Rotary - Ao sugerir uma história para a mídia, certifique-se de poder contar com porta-vozes competentes. Porta-vozes devem ser pessoas altamente envolvidas em atividades do Rotary e, assim, habilitadas a informar pessoas. Experiência no trato com a imprensa é fundamental.
• Identifique pontos de sua história que mereçam divulgação - Qualquer história sobre o Rotary deverá conter material que mereça ser noticiado. O melhor ponto de imagem pública do Rotary jaz na eficácia da prestação de serviços. A forma com a qual o Rotary atende as carências comunitárias é o tipo de história que interessa à maioria dos jornalistas. É aconselhável suportar sua história com material de referência, tal como folhas de dados, panfletos informativos, disponíveis através do centro de serviços.
Para obter mais informações sobre como promover atividades de clubes, consulte publicações do Rotary tais como "Relações Públicas Eficazes: Um Guia para os Rotary Clubs” http://www.rotary.org/RIdocuments/pt_pdf/257pt.pdf
2 - Desenvolva um site e incentive outras organizações comunitárias a criar um link que leve a ele - nessa era de tecnologia, é imprescindível manter-se atualizado. A Internet é uma ferramenta poderosa para compartilhar atividades de clube e distrito.
• Considere a idéia de criar uma página para seu clube ou distritos. Sites rotários ajudam a atrair e manter associados, facilitam a comunicação global entre os clubes e fazem com que informações atuais sobre projetos de clube estejam sempre disponíveis à mídia local.
• A mensagem do Rotary pode chegar a um número muito maior de pessoas se incentivarmos os grupos comunitários a informar aos visitantes o site de seu clube.
• Utilize a mídia social - Twitter, Facebook, Orkut, You Tube, etc.
3 - Solicite o endosso de terceiros para seus projetos rotários - É importante para os rotarianos compartilhar o bom trabalho realizado pelo Rotary, mas é bom que se saiba que essas boas ações têm muito mais crédito quando estão nas mentes e bocas das pessoas de fora. Emparceiramento entre o Rotary e outras organizações é um excelente recurso para se obter endosso de terceiros para suas atividades. Solicite a diretores executivos e líderes comunitários que mencionem o Rotary durante eventos, em publicações organizacionais e através da mídia.
4 - Peça àqueles beneficiados pelos serviços rotários que falem em favor do clube ou distrito - Não há depoimento mais poderoso do que aquele feito por pessoas, famílias ou entidades diretamente beneficiadas pelo trabalho do Rotary. Por exemplo: durante uma entrevista à imprensa onde sejam divulgados projetos realizados pelo Rotary, peça para que representantes da entidade beneficiada falem sobre o projeto em vez de um representante oficial do Rotary. A audiência do programa ou os leitores dos jornais ficarão muito mais comovidos por um testemunho pessoal do que por um discurso.
5 - Divulgue através de publicações profissionais e de negócios a participação dos sócios em atividades de clube e distrito - Rotarianos dedicam grande quantidade de tempo pessoal a serviços voluntários nas respectivas comunidades. Faça com que seu trabalho seja reconhecido por colegas de profissão, enviando comunicados à imprensa para as publicações especializadas. Por ex.: divulgue em um periódico profissional o trabalho de um sócio em uma iniciativa contra a violência.
6 - Organize exibições do Rotary em bibliotecas, bancos, prefeituras, etc. - Muitas organizações permitem que grupos comunitários exibam materiais em suas instalações. Encomende material promocional através do catálogo do RI e organize exibições informativas em locais movimentados.
7 - Produza um vídeo sobre as atividades do clube e distrito - Muitos Rotary Clubs têm associados que dispõe de equipamento e conhecimento necessário para produzir vídeos e promover atividades rotárias. O vídeo poderia ser exibido e também enviado a representantes da mídia e outras organizações interessadas no assunto. Uma versão mais curta poderia ser submetida a emissoras de TV para uso como anúncio de utilidade pública. Além disso, o vídeo pode ser usado em conferências distritais e outros eventos rotários.
Utilize o material "HUMANIDADE EM AÇÃO" enviado aos distritos e clubes.
8 - Promova o trabalho do Rotary em prol do adolescentes - A mídia está sempre interessada em notícias relacionadas aos jovens. Repórteres têm interesse especial por projetos que envolvam diretamente os jovens como, por exemplo, atividades de Rotaract, Interact, Rotakids e o programa de Bolsas Educacionais e Bolsas Rotary pela Paz Mundial. A promoção dos serviços pró-juventude junto à mídia é uma boa maneira de atualizar a imagem do Rotary.
9 - Procure oportunidades para rotarianos darem palestra em eventos e escolas da comunidade - Visibilidade é um pré-requisito importantíssimo para o crescimento do quadro associativo, daí a importância de se buscar oportunidades para se apresentar. Rotarianos são pessoas qualificadas que podem tecer comentários sobre qualquer tópico referente à comunidade. Aja com antecedência e precipite-se ao convite. Os organizadores lhe serão gratos por se oferecer!
10 - Dê uma palestra no clube da imprensa local - Toda grande cidade tem uma associação de representantes da imprensa. Informe-se sobre a de sua área e entre em contato com seus representantes, cogitando a possibilidade de apresentar uma palestra durante um futuro encontro da associação. Diga-lhes que gostaria de falar sobre o papel do Rotary na campanha de erradicação da poliomielite, em prevenção do uso de drogas, programas de combate à violência e outras iniciativas criadas para proporcionar atividades preventivas/recreativas.

2 comentários:

  1. Seu texto vai de encontro à necessidades mais prementes do Rotary,hoje, que são a meu ver: atualizar e divulgar a prestação de serviços à comunidade/humanidade.
    Acredito e fico imensamente feliz, em constatar que tive a honra de ser admitido na Família Rotária, justamente neste momento de profundas transformações no RI.
    A tradição do Rotary, seus feitos meritórios em prol do bem da humanidade, assim como o rigoroso critério na admissão de novos associados, devem sim, ser mantidos como garantia da continuidade, da perpetuidade da qualidade das pessoas e serviços/projetos.
    Contudo, 105 anos se passaram e nenhuma dúvida paira sobre a credibilidade do Rotary International, e sendo assim, mantida sua reputação perene, embasada no que logo acima expus, é mister que o RI atualize-se,reciclando seu conteúdo, sua estrutura, seus organogramas, com o intuito de se adaptar à realidade.
    Hoje,o patrimônio moral conquistado pelo Rotary, lhe outorga o direito (quando não, a obrigação justamente por conta dele), de divulgar suas atividades, de todas as formas possíveis,dando natural ênfase, às novas tecnologias virtuais que em muito poderão auxiliá-lo nessa missão.
    Ninguém admira o que não ocnhece.Não há curiosidade onde não há informação para provocá-la. Daí portanto, uma premissa elementar para a arregimentação de novos Rotarianos, que enquanto somente, potenciais assoiados, devem conhecer o trabalho do Rotary. Quanto mais o Rotary estiver na mídia, principalmente resultado de uma publicidade endo-comunidade, tanto mais pessoas interessadas em abraçar a nossa nobre causa.
    As transformações dentro do Rotary,devem acontecer simultâneamente,a meu ver. E como reflexo condicionado, serem devidamente estudadas,debatidas,implantadas e experimentadas através dos Rotary Clubs.
    Visando aumentar (qualitativamente em primeiro lugar) o quadro social do nosso Clube, sugeri ao nosso caríssimo Presidente, a apresentação e no caso de aprovação pelos demais Companheiros,serem regularmente implantados os Planos STAR e o 5 por 1,com o intuito de se otimizar o desenvolvimento do nosso DQS.
    Analisei e estudei os dois planos, sugeridos no treinamento da Assembléia Distrital realizado em abril passado, pelo competente Insrutor Distrital o formidável Companheiro Herbert Zimath Junior. São planos simples e eficientes, e entendo que são mesmo duas ótimas opções para se alavancar qualitativamente o nosso Quadro Social.
    Na minha modesta opinião, 99%(noventa e nove por cento) de tudo que se precisa para reciclar e dinamizar os Clubes, está contido no Rotary. O manancial de informações, a riqueza e disponibilidade dos materiais junto ao RI,quer impressos, quer no site, etc...constituem-se no que existe de mais útil e valioso para se pesquisar, experimentar e aplicar procedimento e projetos/planos/programas, na cultura de prestação de serviços humanitários.
    O Rotary precisa mesmo ser mais visto e compreendido. Percebo junto às pessoas, que a mística "secreta", "misteriosa",sobre o que é Rotary,como funciona,etc... ainda persistem no imaginário das pessoas, refletindo uma imagem ultrapassada e que vai na contra mão dos propósitos atuais de divulgação e marketing.
    No meu ponto de vista,o único adversário do Rotary à sua altura, é somente ele próprio. Melhor dizendo, sua imagem "clássica" estereotipada. Por essa razão, faz-se absolutamente necessário, adaptar-se todo o magnifico histórico conquistado pelo Rotary, resgatando toda sua bagagem centenária, para a realidade de hoje, o que acredito ser uma missão muito possível e que já está em execução.
    Quanto mais o Rotary tiver sua imagem divulgada na comunidade, por quaisquer meios possíveis, tanto maior será naturalmente o interesse do público em conhecê-lo melhor,descontruindo falsos conceitos,tendo como consequência natural, um engajamento maior de associados, aumentando assim, a Família Rotária.
    - CONTINUA -

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  2. CONTINUAÇÃO DO COMENTÁRIO DE WALTER DO AMARAL VARELLA:
    Lembro-me muito bem, quando morava em SP, e no ano de 1974, foi apresentado à comunidade o plano de implantação do Metrô, ao que muitos, frente às inúmeras mudanças sugeridas na cidade, ergueram mais que depressa, sua "tocha para a caça às bruxas", dizendo que seria o fim da cidade; que jamais seria uma obra útil; que se deveria fazer uma passeata alertando sobre os "malefícios" e a "desvalorização" das imediações, etc... Hoje o Metrô é um patrimônio cultural também da cidade, e sua utilidade e eficiência para com a comunidade dispensa qualquer comentário.
    Dessa forma, "percebo" o Rotary, hoje. Sinto-me, as vezes, como naquele ano de 1974, só que sabendo de antemão, quantas maravilhas advirão de todas essas transformações que já estão ocorrendo agora no RI.
    A bandeira do Rotary precisa hoje, ser erguida com o mastro mais alto possível. Tanta boa fama e reputação, justificam sua exposição de forma acentuada sim, servindo também de "filtro natural", frente à outrss organizações não governamentais que em muito se assemelham ao Rotary em vontade, mas nenhuma delas em capacidade.
    Na semana de 25 de Abril deste ano, um dos 46 pontos aprovados pelo Conselho de Legislação, foi justamente a implantação da 5a Avenida de serviços: Serviços à Nova Geração. Não poderia haver do Respeitável Conselho, uma atitude mais assertiva e feliz, do que a criação da 5a .Avenida de Serviços.
    Sendo esta,voltada exclusivamente para "garimpar", "lapidar" entre a juventude, formando assim, novos líderes, forjando os novos dirigentes de amanhã, criou o RI, uma ferramente poderosíssima de marketing junto ao jovens, repercutindo no rejuvenescimento da imagem do Rotary no mundo inteiro.
    Salvo equívoco, foram justamente os jovens, motivados e incentivados pelas novas tecnologias de comunicação e interação social virtual,(Twitter; FaceBook,Youtube,etc...) que, salvo excesso, elegeram o homem que exerce o cargo político mais importante do mundo, o de presidente dos EUA. Obama, soube, como niguém, (ou "souberam" por ele), usufruir dos benefícios das novas tecnologias aproveitando seu máximo alcance junto aos jovens, resultando numa vitória histórica nas eleições presidenciais daquele país.
    Caro Companheiro Alceu Eberhardt, suas sugestões de contatos e técnicas para se expandir a imagem pública do Rotary, bem como as estratégias para fortalecer o Quadro Social dos Clubes,são excelentes e práticas,obtendo cada Clube, o resultado proporcional ao seuempenho em aplicá-las,mediante esforço conjunto de todos.
    Companheiros engajados, bem relacionados com operadores da mídia em geral, dispostos e não refratários às mudanças (algumas inevitáveis), propensos ao diálogo e à crítica construtiva, experimentando transformações ao invés de jugá-las antecipadamente, sintonizados com a juventude e devidamente instruídos quanto às novas tecnologias,só poderão obter como resultado um sucesso coeso e uniforme de toda a Família Rotária.
    Entretanto o espírito do Rotary pressupõe inquietude, insatisfação com o "bom", sempre suplantando-o com o "melhor". E isso, os jovens possuem de sobra, e se forem atraídos,tiverem uma oportunidade real para colocar em prática o que aprenderem sendo devidamente treinados e tolerantemente monitorados pelos mais "velhos",mais experientes, toda e qualque meta será superada facilmente, devendo ser cunhada nesse dia,uma nova palavra para a correta definição de SUCESSO.
    Obrigado pela oportunidade
    Walter do Amaral Varella
    Rotary Club de Joinville-Manchester

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