terça-feira, 12 de outubro de 2010

COMBATA A FOME EM SUA COMUNIDADE

Segundo o Programa Alimentar Mundial, cerca de um bilhão de pessoas vive hoje com fome crônica, o que representa quase uma em cada sete pessoas. Privados de uma nutrição adequada, as crianças subnutridas são especialmente vulneráveis a doenças comuns como sarampo e diarréia.
 
Anualmente, cerca de seis milhões de crianças morrem como resultado direto da nutrição inadequada, responsável por metade das mortes entre crianças. Nos países em desenvolvimento, onde vivem 98% das pessoas que passam fome crônica, a fome é um grande obstáculo para o progresso econômico. Dois terços delas vivem em apenas sete países: Bangladesh, China, República Democrática do Congo,
Etiópia, Índia, Indonésia e Paquistão.
 
Surpreendentemente, existe alimento suficiente no mundo para que todos tenham a nutrição necessária
para uma vida saudável e produtiva. O principal problema é a falta de acesso aos alimentos. Mesmo em países desenvolvidos onde a fome crônica não é um problema generalizado, muitas famílias e comunidades sofrem com a insuficiente disponibilidade de alimentos, um problema conhecido como "insegurança alimentar". Muitos clubes têm empreendido projetos para combater à fome em suas comunidades e melhorar o acesso aos alimentos. Isso pode envolver a criação ou o apoio dos bancos de alimentos ou de distribuição de comida, cultivo de hortas comunitárias e implantação de programas de distribuição que levem comida para crianças, idosos e outros que necessitam de assistência.

Seguem alguns exemplos de medidas eficazes e projetos que podem ser reproduzidos:
 
• Fazendo uma Identificação das Necessidades da Comunidade ,  o Rotary Club de Madison-Gluckstadt, EUA, decidiu contribuir com um mês de abastecimento de alimentos para os carentes. Uma mercearia local forneceu sacolas plásticas vazias e o clube fez listas de gêneros alimentícios e
grampeou uma lista em cada sacola. As sacolas foram distribuídas para cada associado do clube e seus vizinhos, os quais trouxeram 77 sacolas cheias de mantimentos.
 
• O Rotary Club de Paonia, EUA, percebeu que muitas das crianças de escolas locais que oferecem programas de merenda escolar gratuita não têm comida suficiente nos fins de semana e feriados. O clube respondeu com a mobilização da comunidade para angariar fundos e arrecadou mais de 400 quilos de doações de alimentos, proporcionando centenas de cestas de alimentos para as crianças
levarem para casa nos feriados de Ação de Graças e Natal. Desde então, mais pessoas na comunidade estão comprometidas a dar continuidade ao projeto.
 
• O Rotary Club de Prapatan-Dharmawangsa, em Java Ocidental, Indonésia, instalou uma horta hidropônica no terraço de um orfanato. Este sistema, construído com materiais disponíveis localmente, permite o cultivo de hortaliças sem o uso de solo, As crianças do orfanato foram treinadas para a jardinagem e para manter o sistema de hidroponia, tornando este projeto sustentável. Os vegetais fornecem uma valiosa fonte de alimento complementar e renda para o orfanato.
 
• O Rotary Club de Smith Mountain Lake, EUA, queria ajudar a fornecer alimentos saudáveis para as famílias locais, que enfrentam dificuldades devido ao aumento do desemprego. Com a ajuda de organizações de caridade locais e bancos de alimentos, o clube distribui mensalmente recipientes e pacotes de frutas e hortaliças para centenas de pessoas. O clube também instalou hortas comunitárias para cultivar legumes e proporcionou informações sobre como cultivar hortas em casa para complementar suas refeições.
 
• O Grupo Rotarianos em Ação contra a Fome e Subnutrição, em parceria com vários clubes do Rotary do Distrito 3230 (Índia) e várias organizações locais, realizou o projeto "Rotary Paapa" ("Rotary Child") de suplemento alimentar, que forneceu alimentos a 60 subnutridos menores de cinco anos. Exames médicos realizados seis meses após o lançamento do projeto revelaram uma melhora significativa em termos de peso e saúde das crianças. As mães também recebem orientação sobre nutrição adequadas à idade, para garantir que seus filhos continuem a ter uma dieta saudável, mesmo após o término do programa de suplemento alimentar.
 
A Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas reconhece o dia 16 de outubro como o Dia Mundial da Alimentação, propício para aumentar a consciência sobre a fome e incentivar ações para seu combate. Rotary Clubs podem se organizar esta semana para analisar formas de contribuir ao combate da fome em suas comunidades. Se o seu clube ou distrito realizou um projeto eficaz ou inovador relativo ao combate da fome, compartilhe sua história fazendo uma descrição do projeto  para inclusão no banco de dados ProjectLINK do RI .
Amanda Runge
Program Coordinator, RC Program Support
 
VOCÊ, SEU CLUBE, TEM ALGUM EXEMPLO QUE POSSAMOS COMPARTILHAR COM OS DEMAIS CLUBES E COMPANHEIROS?

Um comentário:

  1. Caro Companheiro Alceu Eberhardt,
    boa noite:

    Difícil imaginar um flagelo pior do que o sofrimento pela fome, pela total falta de oportunidade justa de se alimentar de uma pessoa, uma família, uma comunidade, uma nação. Difícil de imaginar.

    Como afirma o texto: um bilhão de pessoas no mundo,sofrem fome crônica, e isso é inaceitável. Não vislumbro desenvolvimento em país nenhum do mundo, nenhuma economia desponta em cima do desespero e infortúnio das demais e das mais necessitadas. Nâo há mérito em seguir adiante sem guiar pelas mãos, aqueles que necessitam de ajuda.

    Segundo o Programa Alimentar Mundial,98% dessas pessoas vivem nos países em desenvolvimento,sendo que 2/3 vivem em 7 países: China;Bangladesh; República Democrática do Congo; Etiópia; Indonésia e Paquistão.

    Existe alimento no mundo,suficiente para que todos tenham a nutrição necessária,e mesmo os países desenvolvidos são afetados pelo problema da insegurança alimentar(insuficiência de disponibilidade de alimentos).

    Graças a Deus, muitos Rotary Clubs do mundo todo,têm destemidamente feito a sua parte para minorar o flagelo da fome,através da criação e manutenção de vários projetos de reconhecida utilidade humanitária ,até iniciativas paralelas no cuidado da distribuição de alimentos,comida para crianças,hortas etc...

    Projetos com os dos RC de Madison-EUA; de Paonia-EUA;de Prapaton-Java Oriental; de Smith Mountainlake-EUA e Grupos de Rotarianos em Ação da Índia, são inicitivas exemplares,servindo de norte moral para todos os RC do Brasil.

    O nosso Clube,desde março,tem cuidado do projeto Natal da Família,com o objetivo de arrecadar 50 toneladas de alimentos para distribuição entre as comunidades mais carentes,contando com todo o apoio da comunidade,parceiros e autoridades municipais.

    Todos os cidadãos de bem do mundo,devem assumir a sua parcela de responsabilidade para diminuir a fome no mundo e nós Rotarianos,jamais saciaremos nossa fome por JUSTIÇA e uma humanidade melhor.

    Obrigado pela oportunidade.

    Walter do Amaral Varella
    RC de Joinville Manchester

    ResponderExcluir