segunda-feira, 1 de novembro de 2010

INSTRUÇÕES ROTÁRIAS - MAIO/2012

INSTRUÇÃO ROTÁRIA Nº 45


CERIMÔNIA DE ADMISSÃO DE NOVOS ASSOCIADOS - Todo clube deve organizar uma cerimonia de admissão para novos associados e desenvolver sua própria programação para a cerimônia, de modo que seja dignificante e significativa. Sugestões:

Admissão de novo associado:

        Conduzida pelo presidente de clube com a colaboração do conselheiro ou padrinho do novo associado;

        Convidar o cônjuge do novo associado;

        Tirar fotografia do evento para exposição durante reunião ordinária ou inclusão no boletim do clube.

Cerimônia:

        Boas-vindas ao Rotary (explanação sobre o Rotary, responsabilidades do rotariano, etc.);

        Curta biografia do novo associado;

        Entrega de material informativo sobre o Rotary;

        Entrega do distintivo de lapela, cartão de associado, lista de classificações;

        Nomeação como membro de alguma comissão do clube;

        Palavras do conselheiro ou padrinho;

        Palavras do novo associado;

        Palavras de associados do clube (boas-vindas ao novo associado).

Recomenda-se que os clubes desenvolvam programação para informar os associados potenciais sobre os benefícios e as responsabilidades de ser rotariano.

O site www.rotary.org/pt oferece informações sobre as três fases do processo: informação, convite e admissão.

 Fonte: Manual de Procedimento 2010 – págs. 20 e 21



INSTRUÇÃO ROTÁRIA Nº 46

IMAGEM PÚBLICA - Responsabilidade do rotariano - Espera-se que todo rotariano esteja informado sobre a Missão do Rotary e os programas e atividades da organização e que procure oportunidades para contribuir ao alcance das metas e a propagação das realizações do Rotary por meio de contatos pessoais, comerciais e profissionais.

Os rotarianos são incentivados a informar as respectivas comunidades sobre as atividades de seus clubes para contribuir para o crescimento do Rotary e ampliar o potencial de prestação de serviços humanitários da organização.

Responsabilidades do Rotary Club - Espera-se que todo Rotary Club:

1)      Mantenha relações positivas com a mídia;

2)      Divulgue as metas e realizações do Rotary por meio de publicidade de atividades e projetos humanitários;

3)      Utilize os recursos de imagem pública do RI, como folhetos promocionais e anúncios de utilidade pública para televisão, rádio, impressos, internet e outdoors, além de outros recursos e ferramentas de promoção, para divulgar as metas e as realizações do Rotary na comunidade;

4)      Incentive os rotarianos a informar suas famílias, amigos e colegas sobre as metas e realizações do Rotary;

5)      Faça com que líderes da comunidade, jovens e grupos representativos de interesses especiais compreendam o Rotary, inclusive sua Missão, propósitos, programas e atividades;

6)      Adote medidas positivas para prevenir ou corrigir qualquer postura da comunidade ou situação no clube que possa prejudicar a reputação do Rotary ou limitar sua eficácia;

7)      Tenha entre seus associados pessoas da mídia local, como pessoas da área de relações publicas e comunicações.

 Fonte: Manual de Procedimento 2010 - Págs. 22 e23

INSTRUÇÃO ROTÁRIA Nº 47


O ROTARY E A POLÍTICA  - O Rotary International, seus clubes e os rotarianos não devem fazer declarações politicas de caráter partidário ou que visem exercer pressão corporativa sobre governos e autoridades politicas. No entanto, é dever dos rotarianos:

1)      Acompanhar os desdobramentos políticos nas respectivas comunidades e no mundo, no tocante ao efeito destes em suas ocupações, prestação de serviços humanitários e o alcance do objetivo rotário de paz e compreensão mundial. Espera-se que os rotarianos procurem obter informações seguras, por intermédio de discussões imparciais, de forma que todo associado possa chegar a suas próprias conclusões depois do exame das questões.

2)      Participar ativamente do maior número possível de organizações e grupos legalmente constituídos para promover, não apenas com palavras, mas especialmente por meio de dedicação exemplar, a conscientização quanto à dignidade de todas as pessoas e o respeito pelos direitos humanos.

Fonte: Manual de Procedimento 2010 - Pág. 25



INSTRUÇÃO ROTÁRIA Nº 48

  
ASSUNTOS FINANCEIROS – Ano fiscal - O ano fiscal do RI tem início em 1º de julho e termina em 30 de junho. (Reg. Int. RI 17.010.)

Para efeito de recolhimento das cotas per capita e pagamento das assinaturas de revistas, o ano fiscal está dividido em dois períodos semestrais, que vão de 1º de julho a 31 de dezembro, e de 1º de janeiro a 30 de junho. (Reg. Int. RI 17.040.1.)

As cotas per capita VENCEM e DEVERÃO SER PAGAS nos dias 1º de julho e 1º de janeiro de cada ano, com base no número de associados do clube nessas datas.

Semestralmente todo secretario de clube recebe o relatório semestral (SAR), que inclui a fatura de cotas per capita a serem pagas. Portanto, os clubes devem atualizar seus números de quadro associativo no RI até 1° de junho e 1° de dezembro, para evitar erros na confecção da fatura.

O clube que não receber o SAR até a terceira semana de julho ou janeiro deve fazer o download dos documentos no Acesso ao Portal (www.rotary.org/pt) ou solicitá-los por e-mail (data@rotary.org), já

 Fonte: Base no Manual de Procedimento 2010 - Págs. 8,9, 65, 242, 273

Um comentário:

  1. O Presidente do Inst. Sabin nos EUA, o médico brasileiro Ciro de Quadros diz a Isto É (27/06) que "Vamos erradicar a Pólio do Mundo em dois anos". Ele recebe além do reconhecimento, um prêmio de U$400mil.
    EM DUAS PÁGINAS DA REVISTA O Dr. CIRO NÃO CITA O ROTARY NEM UMA VEZ! É incrível que um epidemiologista nesse cargo desconheça o papel do Rotary na erradicação da Paralisia Infantil desde os 1os surtos epidêmicos nos EUA. O próprio Dr. Sabin administrou gotas da vacina no lançamento do Programa Pólio Plus em 1985... Até 2008 os Rotarianos contribuíram com mais de U$700milhões e incontáveis horas de trabalho voluntário para vacinar mais de 2 bilhões de crianças em 122 países.
    ESSE É O PERIGO DE FICARMOS CALADOS SOBRE NOSSO TRABALHO. OS OPORTUNISTAS DE PLANTÃO ESPERAM O MOMENTO PARA BRILHAR SOB OS HOLOFOTES NA HORA DA VITÓRIA!

    ResponderExcluir