segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O DESENVOLVIMENTO DO ROTARY E AS NOVAS GERAÇÕES

As Novas Gerações são fundamentais para o fortalecimento e desenvolvimento do Rotary. Para que isso aconteça, nossos rotakidianos, interactianos e rotaractianos precisam sentir que fazem parte da família rotária.
Nós rotarianos precisamos nos aproximar das novas gerações para que haja o fortalecimento da família rotária. Para os Rotakids e Interact Clubs, é obrigatória a presença de rotariano (s) em suas reuniões; para os Rotaract Clubs, já não mais é necessário.
Será que a simples presença nas reuniões fará com que se sintam integrados à família rotária?
E os rotaractianos que, muitas vezes, estão sozinhos sem receber o menor apoio do clube padrinho! Será que eles escolherão o Rotary quando atingirem a idade limite? Ouve-se muitas reclamações de que poucos rotaractianos ingressam no Rotary e que a maioria afasta-se da família rotária e não mais retorna. Quais seriam os motivos? Diversos:
1.      Isolamento – os rotarianos precisam se fazer presentes em suas reuniões ordinárias; que as recuperações sejam priorizadas nos Rotaract Clubs; que os rotarianos estejam presentes para  dar-lhes o apoio que necessitam e orientando-os a obter sucesso em seus projetos e ações.
2.     Sentir-se integrante da família rotária – Fazem parte, pelo menos oficialmente, da família rotária. No entanto, eles precisam “sentir-se integrantes”, pois muitas vezes são esquecidos de ser convidados para participar dos projetos do Rotary Club, das reuniões comemorativas, dos passeios; são como um filho abandonado;
3.     Custos – Algumas vezes nossos custos são inacessíveis aos jovens rotaractianos;
4.     Atratividade – Os Rotary Clubs são atrativos aos jovens? Têm reuniões dinâmicas, interessantes, planejamento estratégico e projetos consistentes na comunidade? Os jovens querem participar do Rotary, mas precisamos estar preparados para recebê-los e integrá-los às atividades do clube; querem participar de clubes dinâmicos;
5.     Dia e horário – o dia da reunião ou o horário permite que os jovens participem? Será que não é o caso de criar um novo Rotary Club que possa atender à demanda dos jovens, com dia da semana e horário de reuniões compatível com suas necessidades?
É preciso rever esse posicionamento de distanciamento. Eles estão ávidos para compartilhar seus projetos e suas aspirações conosco! O movimento rotário só tem a crescer com o fortalecimento da família rotária e precisamos nos conscientizar disso. No recente e pioneiro treinamento dos RDRs – Representantes Distritais do Rotaract – realizado em Santos (SP), solicitou-se que orientem os rotaractianos para que tomem a iniciativa de ir à busca do apoio dos rotarianos e, com isso, revertermos a atual situação. Se nós não vamos a eles, que eles venham aos nosso clubes!
Também ocorre o mesmo distanciamento na escala de acesso dos rotakidianos para os Interact Clubs e dos interactianos para os Rotaract Clubs e pelo mesmo motivo: distanciamento. É preciso estimular o trabalho conjunto entre eles.
No entanto, há exemplos de sucesso que precisam ser copiados para o fortalecimento da nossa instituição. No Distrito 4670 – Porto Alegre (RS) há uma perfeita sintonia entre os jovens interactianos e rotaractianos. O acesso dá-se naturalmente e é esperado ansiosamente.
Qual o segredo? Os rotaractianos participam efetivamente dos projetos e reuniões dos interactianos e vice-versa. Um apoia o outro praticando, assim, aquilo que Rotary apregoa: o envolvimento da família rotária.
Que belo exemplo a ser copiado pela família rotária!
Para que tenhamos clubes e distritos Maiores, Melhores e Mais Audazes, é necessário integrar a família rotária. O envolvimento contínuo com os jovens rotakidianos, interactianos e rotaractianos ajudará a fortalecê-los e aprofundar os vínculos com Rotary. Com eles fortes, nossos clubes também se fortalecerão!

Um comentário:

  1. Caro Companheiro Alceu Eberhardt,
    muito bom dia:

    Atrevo-me a ir além: para mim, as Novas Gerações não são essenciais somente para o fortalecimento e o desenvolvimento do Rotary. As Novas Gerações,a meu ver,são responsáveis pela sobrevivência do Rotary como um todo, abrangendo desde a sua filosofia até a sua estrutura e operacionalidade dinâmica.

    Como rotariano dedicado à causa da integração total entre rotakidianos,interactianos e rotaractianos com o nível adulto do Rotary,tenho contato direto e permanente com vários deles,que via de regra,sempre reclamam do distanciamento por parte da maioria dos Rotarianos,desmotivando-os na continuidade dos nobres ofícios rotários.

    Desprezo dos clubes padrinhos;estagnação de ideias;falta de interesse dos rotarianos por conhecerem ou ao menos visitarem os clubes dos jovens,absoluta falta de apoio dos rotarianos,dentre outras.

    Tenho como preceito particular, sempre que possível, na condição de rotariano completamente engajado e preocupado com a questaõ de se dar a devida atenção às Novas Gerações, de manter-me bem informado sobre qualquer oportunidade de trabalho conjunto/projetos em execução no nosso clube,para imediata participação aos jovens,convidando-os a discutir sobre os trabalhos,desde o início até sua execução.

    Temos aqui no nosso Distrito 4.650,uma interação mesmo familiar,excelente,entre nosso clube,o Joinville Manchester e os Interacts e os Rotaracts, agindo sempre em harmonia e partilhando energia com experiência,resultando em ótimos serviços prestados à comunidade.

    Faço sempre um trabalho "nos bastidores", de "radar" junto aos jovens,para conhecer e identificar suas necessidades; o grau de expectativa junto ao Rotary; ideias para novos projetos,enfim, sintonizo-me com eles da melhor forma que posso, para que se sintam respeitados como merecem e integrados ao Rotary,como naturalmente deve ser. Faço de tudo,não para encutar,mas sim,para eliminar toda e qualquer distância entre os jovens e os rotarianos.

    Fiquei muito satisfeito ao constatar no pioneiro treinamento para RDRs,realizado em Santos,a feliz orientação para que os jovens,diante da inércia de muitos rotarianos,os procurem nos seus RCs. Como diz o provérbio: Se Maomé não vai à montanha,a montanha vai a Maomé. Simples e eficiente assim!

    Contudo,essa mesma distância existente entre os Rotaractianos e os Rotarianos,também persiste paralelamente aos graus:rotakidianos para interactianos para rotaractianos. Ou seja: é de vital importância eliminar a distância desde o seu nascedouro. Não só os rotarianos que guardam distância,pois ela existe mesmo entre os jovens e estes,tendem a ser mais acessíveis às mudanças e são mais flexíveis quanto a transformação de seus princípios.

    Em suma,no Rotary,independente da idade,somos todos "parentes" por afinidade de caráter e por sintonia de ideais humanitários e estamos no caminho certo,crescendo juntos para construirmos um mundo melhor AGORA!

    Muito obrigado pela oportunidade

    Rotary Club de Joinville Manchester
    Walter do Amaral Varella

    ResponderExcluir