segunda-feira, 7 de março de 2011

MARÇO: MES DA ALFABETIZAÇÃO

Conheça as atividades do Rotary relacionadas à ALFABETIZAÇÃO e exemplos de projetos. Caso você também tenha um projeto relacionado à Alfabetização, envie para que possamos divulgá-lo e estimular outros a também fazerem um.

De acordo com o Banco Mundial, 75 milhões de crianças não têm acesso à educação básica, das quais 41 milhões são meninas. Mais de um em cada quatro adultos, dos quais dois-terços  ão mulheres, não sabem ler ou escrever. O acesso à educação, principalmente o término do ensino primário, aumenta o índice de sobrevivência infantil, reduz a disseminação de doenças preveníveis e aumenta a capacidade das pessoas de melhorar sua situação econômica. 

Março é o Mês da Alfabetização, uma excelente oportunidade para os clubes concentrarem seus esforços em educação básica e alfabetização, uma das seis áreas de enfoque.
Há muitos tipos de projetos que podem ser implementados pelos clubes para promover a alfabetização. Aqui vão alguns exemplos:·        


O Rotary Club de Chula Vista Sunrise, EUA, e a San Diego Reading Association formaram uma parceria para incentivar novos pais a lerem para seus filhos. As organizações entregam mochilas para os pais em hospitais locais. Os rotarianos e membros do Conselho de Leitura selecionam livros para bebês e oferecem materiais informativos para enfatizar a importância da leitura. O projeto atende a cinco hospitais, 25 famílias em cada um deles, de duas a três vezes ao ano.

·        O Rotary Club de Piratini, Brasil, realizou recentemente a sua segunda "Campanha da Boa Visão", oferecendo consultas oftamológicas a estudantes de baixa renda de escolas públicas. Cerca de 2.029 alunos fizeram exames de vista; 246 foram levados ao médico para consultas oftalmológicas e 233
acabaram usando óculos. Diretores e professores das escolas disseram que os alunos se beneficiaram da campanha e que isso melhorou seu aproveitamento escolar.
·     

   O Rotary Club de Laredo, EUA, e os Rotary Clubs de Reforma, Villa e Nuevo Santander, México, em
parceria com o Amistad Reading Council e a Texas State Reading Association, solicitaram um Subsídio Equivalente de US$20.000 para abrir uma biblioteca numa escola do México. Livros para alunos da primeira à sexta série foram comprados, e prateleiras foram construídas pelo pai de um dos alunos. O projeto também oferece treinamento para professores e pais, o que possibilita que os estudantes aproveitem ao máximo os livros tanto na escola como em suas casas.
 
Pa  Para mais ideias e exemplos de projetos, consulte o kit Every School a Star. Para encontrar um projeto de alfabetização em andamento que precise de apoio, acesse ProjectLINK e faça uma busca por "education" ou "literacy".

Os Rotary Clubs podem maximizar a eficácia de seus projetos através de parcerias com outras organizações, compartilhando seus recursos e conhecimentos. O Rotary International colabora com a International Reading Association e a Biblioteca da Imaginação da Fundação Dollywood.

Muitos clubes já trabalharam com estas organizações para promover a alfabetização em comunidades do mundo todo. Para saber mais sobre o assunto, acesse o site do RI.

Caso seu clube ou distrito tenha conduzido um projeto de alfabetização eficaz ou inovador, envie o Formulário de Inclusão de Dados de Projetos Exemplar, para que seja divulgado no ProjectLINK.

Atenciosamente,
Ryan Hall
Coordinator, Rotary Coordinator (RC) Program
Rotary International
ryan.hall@rotary.org 
847-866-3830

Um comentário:

  1. Prezado Companheiro Alceu Eberhardt,
    boa tarde:

    Alfabetização. Aí está o marco zero,que pode definir o progresso ou o atraso de um povo. Educação é a base na qual se estrutura o desenvolvimento ou a recuperação de uma nação. Temos aí o exemplo do Japão, que destruído na 2a guerra mundial,ressurgiu como referência mundial em educação,dentre tantos outros predicados.

    O texto do Coordenador de RI,Ryan Hall, afirma que o Banco Mundial estima em 75 milhões de crianças sem acesso à educação básica,sendo 41 milhões de meninas. Fato gravíssimo,pois todos sabemos que as mulheres são a estrutura basilar moral,afetiva e emocional de uma família;contudo,se essa futura "mãe",não possuir condições mínimas de educação,seu sonho maior estará fadado à não acontecer.

    Assim,milhões de futuras famílias,que poderiam ter uma chance de formação e serem felizes,mesmo pobres,contudo,bem estruturadas nas suas mulheres,nem chegarão a existir. Lamentável.

    Os bons exemplos dos RCs da Chala Vista Sunrise e Lareo, EUA; e os RCs de Reforma,Villa e Nuevo Santander,México e o RC de Piratini -Brasil,com seus respectivos parceiros,nos provam que ideias conjugadas com ideais,boa vontade,foco e ação efetiva,fazem sim a diferença no mundo. Via ProjectLink,qualquer RC,poderá aproveitar o estupendo manancial de ferramentas,projetos e parceiros colocado à disposição pelo RI para o fomento da educação mundial.

    Outro ótimo exemplo estrangeiro,é o fantástico projeto Harlen´s Children Zone,HCZ,criado pelo professor Geoffrey Canada,EUA,que desenvolveu um magnífico documentário:Waiting For Superman, onde expõe a maior fraqueza educacional do seu país,que são os péssimos professores das escolas públicas. Esse projeto já acompanhou 300 mil jovens,do jardim da infância até a faculdade.

    Cingapura é outro exemplo de reconstrução da identidade nacional,a partir da educação do seu povo. Aqui no Brasil,portanto, ao contrário do que propaga o governo, estamos nas últimas colocações educacionais em nível mundial.

    Não temos uma única faculdade sequer,relacionada entre as 100 melhores do mundo,segundo órgaõs idôneos internacionais.

    Precisamos obsessivamente alfabetizar 100% das nossas crianças até a 2a série,sob risco de nossos alunos continuarem chegando à 4a série sem saber ler nem escrever, frustrando qualquer futuro plano de avanço na área do conhecimento.

    A título de curiosidade,infelizmente nesta época do ano,em algumas regiões do Brasil,a única escola que os jovens frequentam 100% é a escola de samba...

    Depois de erradicar a Pólio,a prioridade máxima do RI,será eliminar o analfabetismo no mundo.

    "Eduquem crianças e não precisarão educar homens.", diz o ditado.

    Obrigado pela oportunidade

    Walter do Amaral Varella
    Rotary Club de Joinville Manchester

    ResponderExcluir