segunda-feira, 18 de abril de 2011

GRUPOS ROTARIANOS EM AÇÃO

Os Grupos Rotarianos em Ação atuam de forma autônoma e em nível internacional, sendo formados por rotarianos, seus cônjuges e rotaractianos, que têm conhecimento e interesse em uma determinada área de serviços. Através de sua rede de contatos, estes grupos oferecem apoio a clubes e distritos no planejamento e implementação de projetos relacionados à sua área de atuação. No final de 2009-10, os Grupos Rotarianos em Ação tinham cerca de 27.000 integrantes em mais de 100 países.

 Apesar de atuarem independentemente do RI, os grupos devem ser oficialmente reconhecidos pelo Conselho Diretor e obedecer às normas do Rotary. Atualmente há 14 grupos oficiais, cujas áreas de atuação e websites estão listados abaixo.
 
Combate à Aids
Prevenção da Cegueira
Doação de Sangue
Odontologia
Prevenção da Diabetes
Soluções Alimentícias
Eventos Mundiais de Saúde
Fome e Subnutrição
Conscientização sobre a Esclerose
Sobreviventes da Pólio
População e Desenvolvimento
Água e saneamento

 As normas do Rotary International permitem que os Grupos Rotarianos em Ação realizem as seguintes atividades:
  • Coletar taxas de seus membros, contanto que seja um valor razoável e usado apenas para propósitos administrativos;
  • Complementar as atividades humanitárias de rotarianos, clubes e distritos;
  • Colaborar regularmente com clubes e distritos em projetos internacionais;
  • Enviar comunicados impressos ou eletrônicos a seus integrantes (pessoas que não são membros dos grupos também podem solicitar os comunicados);
  • Organizar estandes nas Convenções do RI anualmente;
  • Manter sites que divulguem suas atividades;
  • Contatar governadores de distrito para oferecer assistência aos clubes;
  • Contatar os clubes com a permissão dos governadores de distrito;
  • Solicitar fundos de pessoas e/ou organizações, contanto que as doações sejam feitas diretamente a um Rotary Club, distrito ou projeto multidistrital, à Fundação Rotária ou a uma organização que esteja trabalhando com Rotary Clubs na implementação de um projeto;
  • Estabelecer parcerias formais com organizações, contanto que obtenham a aprovação do secretário geral.
Os Grupos Rotarianos em Ação não podem realizar as seguintes atividades:
  • Contatar rotarianos ou Rotary Clubs sem a permissão dos governadores de distrito;
  • Cntatar organizações que sejam de contato exclusivo do RI ou da Fundação Rotária (“no contact list”);
  • Coletar ou manter fundos, com exceção das taxas pagas pelos membros;
  • Formar fundações ou instituições de caridade.
O Conselho Diretor do RI pede aos governadores que facilitem as oportunidades de colaboração entre os Grupos Rotarianos em Ação e seus clubes. Recentemente, o secretário geral Ed Futa enviou um comunicado aos governadores de 2010-11 e 2011-12 sobre o assunto (veja anexo). As comissões distritais também são incentivadas a consultar os Grupos Rotarianos em Ação como recursos em suas áreas de atuação. Como coordenador do Rotary, espero que reforce esta mensagem nos distritos e motive os rotarianos a buscar a assistência dos grupos para planejar e implementar projetos relevantes e sustentáveis.

Os recursos abaixo estão disponíveis para download no site do RI:

Um comentário:

  1. Prezado Companheiro Alceu Eberhardt,
    boa tarde:

    Para mim,os integrantes de qualquer dos Grupos de Rotarianos em Ação,são antes de mais nada,legítimos Rotarianos (com R maiúsculo),pois são pessoas verdadeiramente abnegadas de qualquer ranço social,intelectual ou político,que se doam espontaneamente à maior das causas,que é o bem servir à humanidade.

    Rendo homenagens a estes seletos Rotarianos,que atualmente perfazem centenas de grupos pelo mundo,enaltecendo os méritos de todo o trabalho do RI feito no mundo até hoje.

    Os Grupos de Rotarianos em Ação,como pode-se notar na lista dos 15 grupos oficiais listadas no folheto oficial do RI,são,a grosso modo, a "tropa de elite" do Rotary International,atuando em todos os setores realmente importantes da comunidade mundial,atuando desde infra estrutura,passando pela prevenção e combate a diversas doenças,ocupando até de temas como:População e Desenvolvimento,com vistas a prevenir e minorar o quanto possível,para as futuras gerações,os problemas caóticos que hoje enfrenta-se no planeta.

    Rotarianos,cônjuges e rotaractianos,com habilidades específicas, contribuem solidariamente com outros companheiros de outros Distritos e países,dando o melhor de si,em projetos,atuando em parceria,resultando num trabalho com desempenho de 100% de excelência,todos logicamente,subordinados aos preceitos do RI e a Prova Quádrupla.

    Dentre os inúmeros benefícios advindos dos trabalhos dos Grupos de Rotarianos em Ação,3 se destacam de plano: 1 - a oportunidade de prestação dos serviços humanitários com companheiros de outros clubes,distritos e países; 2- colaboração simultânea e espontânea dessas experiências e 3 - a promoção mais que positiva,da imagem pública do Rotary.

    O RI acede ainda,com a oportundade de formação de outros Grupos,além daqueles listados no folheto,caso o interessado não se engaje em nenhum dos apresentados. A pessoa pode criar outro grupo do seu interesse,bastando para isso, contatar os funcionários do RI e acessando a um dos 4 links dispostos no folheto.

    Publicações sobre o asssunto é outro tópico interessante,contendo farto material,praticamente esgotando o tema. A assessoria do RI é absoluta,garantindo tanto a criação,como o apoio e a execução dos Grupos.

    O Conselho Diretor do RI,recomenda aos Governadores de seus respectivos Distritos,total apoio destes à formação dos Grupos de Rotarianos em Ação,facilitando a integração entre os mesmos.

    Como se vê, apesar da rigidez com que o RI lida com essa especialíssima atividade,notamos a preocupação da Organização,com os imensuráveis resultados positivos possibilitados pelo trabalho conjunto entre os clubes/Distritos participantes,garantindo o sucesso do trabalho humanitários em todos os focos de atuação dos Grupos de Rotarianos em Ação.

    Oxalá,possamos ver as novas listas com novos grupos,sempre aumentando,elevando ainda mais o orgulho de SERmos Rotarianos.

    Obrigado pela oportunidade.

    Rotary Club de Joinville Manchester

    Walter do Amaral Varella

    ResponderExcluir