INSTRUÇÕES ROTÁRIAS – SETEMBRO/2012
Como utilizar os temas propostos para Instrução Rotária:
1. Na primeira reunião do clube é
divulgado um tema com o pedido para que os companheiros façam a devida
pesquisa, respondendo-o próxima reunião;
2. Na reunião subsequente:
o um ou mais companheiros fornecem a resposta ao tema
proposto;
o caso ninguém tenha a resposta, o companheiro
encarregado de Instruções Rotárias fornece-a;
o nessa mesma reunião é apresentado o tema para a
próxima reunião.
Essa mudança visa estimular a pesquisa sobre assuntos rotários por um
maior número de rotarianos, o que propiciará maior conhecimento sobre nossa
instituição. A simples leitura de um texto pode não oferecer o conhecimento
desejado.
TEMAS PROPOSTOS (respostas abaixo)
1ª Semana – O que é o Plano de Liderança
de Clube – PLC?
2ª Semana
– Como são estabelecidas as Classificações?
3ª
Semana - Qual é o Objetivo do Rotary?
4ª
Semana - O que é o Sistema SHARE?
RESPOSTAS:
1ª Semana – Plano de Liderança de Clubes - PLC:
O propósito do
Plano de Liderança de Clube é fortalecer os clubes com uma estrutura administrativa
que favoreça a eficácia.
Para implementar
o Plano de Liderança de Clube, líderes anteriores, atuais e entrantes do clube
devem:
•
desenvolver plano de longo prazo que incorpore
os elementos de um clube eficaz;
•
estabelecer metas anuais usando as Diretrizes
para Aumentar a Eficácia dos Rotary Clubs e o plano de longo prazo do clube;
•
realizar assembleias de clube que envolvam os
associados no processo de planejamento e os mantenham informados sobre as
atividades do Rotary;
·
favorecer a comunicação entre o presidente do
clube, Conselho Diretor do clube, presidentes de comissão, associados,
governador de distrito, governador assistente e comissões distritais;
·
possibilitar a continuidade administrativa,
planejando a transferência de responsabilidades aos futuros lideres;
·
ajustar as diretrizes do clube para que
reflitam a estrutura das comissões, bem como os papeis e responsabilidades dos
líderes de clube;
·
oferecer oportunidades para aumentar o
companheirismo entre os associados;
·
certificar-se de que todos os associados
estejam envolvidos com algum projeto ou atividade do clube;
•
desenvolver um plano abrangente de treinamento
que possibilite que:
o
os líderes de clube participem de treinamentos
distritais;
o
seminários de orientação a novos associados
sejam oferecidos regularmente;
o
oportunidades educativas estejam
constantemente disponíveis a todos os associados;
o
um programa de capacitação de líderes seja
oferecido a todos os rotarianos.
Lideres de clube
devem implementar o Plano de Liderança de Clube junto com os lideres distritais,
seguindo o recomendado pelo Plano de Liderança Distrital. O clube deve revisar
o plano anualmente.
(Manual de
Procedimento 2010 -pág. 5 e 6)
2ª Semana - Como são estabelecidas as Classificações?
As exigências quanto às classificações estão
estabelecidas no artigo 8 dos Estatutos Prescritos para o Rotary Club.
A classificação de um ex-associado ou de um
ex-participante de programas da Fundação Rotaria não impede sua elegibilidade a
associado representativo, mesmo que o número máximo de detentores da classificação
no clube esteja temporariamente excedido. Entretanto, se algum associado mudar
de classificação, poderá continuar afiliado ao clube na nova classificação.
(Est. RI 5; Est. Presc. RC 8, 2) Todo
associado representativo e classificado de acordo com o seu ramo de negócios ou
profissão, ou tipo de serviços comunitários que presta. A classificação
descreve a atividade principal e reconhecida da empresa ou instituição a que
está ligado o rotariano, sua profissão ou atividade profissional, ou a natureza
dos serviços que presta a comunidade. (Est. Presc. RC
8, 1(a)) Por exemplo, um engenheiro elétrico, encarregado de seguros ou gerente
de empresa de construção civil, de mineração ou de manufatura pode ingressar no
quadro associativo como representante de sua profissão ou do ramo da empresa ou
instituição para a qual trabalha.
O principio de classificações permite aos
clubes obter uma representação diversificada das profissões presentes na
comunidade. Todo clube deve aplicar os princípios de classificação e afiliação
do Rotary e procurar corrigir qualquer irregularidade existente em seu quadro
associativo. O sistema de classificações deve ser avaliado pelo Rotary Club
cuidadosamente, para refletir profissões, negócios e serviços comunitários
atuais. (Cod. Norm. Rotary 4.050.) A classificação dos associados deve
constar de seus crachás e ser atualizada quando necessário.
(Manual de
Procedimento 2010 -pág. 12)
3ª Semana
– Qual é o Objetivo do Rotary?
O Objetivo do
Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir, como base de todo empreendimento
digno, promovendo e apoiando:
Primeiro. O desenvolvimento
do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir.
Segundo. O reconhecimento
do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional.
Terceiro. A melhoria da
comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada.
Quarto. A aproximação dos
profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação
e da paz entre as nações. (Est. RI 4, Est. Presc. RC 4)
O Conselho Diretor do RI determinou que as
quatro declarações explicativas do Objetivo do Rotary são de igual importância,
e representam ações que devem ser cumpridas concomitantemente. (Cód. Norm.
Rotary 26.020.)
(Manual de Procedimento 2010 – pág. 59)
4ª Semana -
O que é o Sistema SHARE?
A participação
nos programas da Fundação é importante para o sucesso dessa entidade. Assim, visando dar aos distritos um poder de opinião
sobre como as contribuições são gastas e garantir sua máxima participação nos
programas, os curadores estabeleceram o sistema SHARE para a alocação de
fundos. Por meio desse sistema:
1) os rotarianos compartilham seus recursos
com companheiros de todo o mundo;
2) os curadores compartilham com os distritos
parte de seu poder de decisão;
3)
os rotarianos compartilham o Rotary com o mundo por meio da Fundação Rotária.
Todas as contribuições
distritais ao Fundo Anual para Programas são divididas igualmente e creditadas
em duas contas: Fundo Distrital de Utilização Controlada (FDUC) e Fundo Mundial.
As contribuições podem ser gastas três anos após terem sido feitas. O distrito
pode utilizar o FDUC para outorga de Bolsas Educacionais, Subsídios Distritais
Simplificados, parcela relativa ao distrito dos Subsídios Equivalentes e
programas do interesse do distrito. O Fundo Mundial ajuda a financiar outros programas da Fundação,
como Centros Rotary pela Paz, Intercâmbio de Grupos de Estudos, parcela
relativa à Fundação dos Subsídios Equivalentes, entre outros, como determinado
pelos curadores. (Cód. Norm. Fund. Rotaria 17.)
Mais informações sobre o sistema SHARE podem
ser obtidas no Manual da Comissão Distrital da Fundação Rotaria (300-PT), no
Guia de Referencia da Fundação Rotaria (219-PT) e no Código Normativo da Fundação
Rotaria.
Obs: Os distritos
pilotos do Plano Visão de Futuro tem diferentes opções para uso do FDUC. Acesse
www.rotary.org/pt para obter informações
mais atualizadas.
(Manual de Procedimento 2010 – pág. 77)
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