quinta-feira, 17 de maio de 2012

O QUADRO ASSOCIATIVO E A CONTINUIDADE DO ROTARY - 3

Continuação da mensagem de Clifford J. Dochterman, Ex-Presidente do RI, aos governadores na Assembléia Internacional de 2008

Patrocine um novo clube em sua comunidade. Obviamente ouvirão comentários de praxe como:
“nossa cidade é muito pequena para acomodar mais um Rotary Club” ou “já tentamos isso antes e não funcionou”, e ainda “se conhecêssemos pessoas qualificadas elas seriam convidadas a se afiliar”. Esses comentários são contraproducentes e em nada auxiliam no fortalecimento do quadro associativo e futuro do Rotary.

O que estou sugerindo é uma nova proposta para Rotary Clubs, bem diferente das que têm agora em suas comunidades. O que nos impede de reavaliar antigos padrões e conceitos?

Podem imaginar um Rotary Club integrado por jovens profissionais e executivos com menos de 40 anos de idade? O núcleo do novo clube poderia ser composto de ex-rotaractianos, ex-integrantes das equipes de grupos de estudos ou ex-bolsistas da Fundação Rotária ou, ainda, por executivos que não possam participar das reuniões formais dos clubes devido a uma agenda repleta de compromissos.

Outra ideia seria formar novos clubes em setores da sua comunidade onde existam minorias ou diferentes etnias. Assim, poderiam congregar pessoas que compartilham da mesma base econômica e cultural, mas que, entretanto, nunca foram convidadas a pertencer ao Rotary.

Clubes também podem ser integrados por executivos de ambos os sexos em comunidades onde os
Rotary Clubs nunca se interessaram em incluir o sexo feminino. Poderiam idealizar um novo modelo de clube para associados que não possam participar dos almoços ou jantares tradicionais dos Rotary Clubs, optando por reuniões no café da manhã ou ao entardecer. Que tal um clube cuja refeição seja sanduíche e que não cobre joia de admissão? Outra ideia seria termos clubes que se reúnam aos sábados em um campo de golfe, uma hora antes do chá da tarde.

As novas gerações compartilham os mesmos interesses de prestação de serviços e companheirismo, entretanto, não têm o mesmo conceito sobre funcionamento e programações rígidas de reuniões de clube.

Seria viável estabelecermos Rotary Clubs em shoppings, aeroportos, prédios de escritórios ou dentro de universidades? Não copiem o mesmo modelo de clubes já existentes. Almejando mais um século de sucessos, o Rotary exige e permite que haja uma nova proposta de companheirismo e prestação de serviços.

Nossa pergunta original era: como podemos ajudar a desenvolver o quadro associativo do Rotary? Lembram-se das sementes secas e escurecidas? Afirmamos que elas poderiam se transformar em flores caso fossem plantadas, regadas e cultivadas. Portanto, o Rotary só poderá florescer se receber seus cuidados. Os clubes precisam viabilizar planos para recrutar novos associados e, ao mesmo tempo, ser eficazes para manter os atuais associados. Sobretudo, devemos considerar novos segmentos de nossas comunidades para a formação de novos clubes.

Para que o Rotary se desenvolva, precisamos agir rapidamente. Temos que nos empenhar se quisermos lindos buquês de flores. Não podemos mais permitir que haja um declínio lento e constante no quadro de associados. Assim como as sementes secas e descoloridas, que viraram um buquê, o Rotary também pode florescer.

Caros amigos, no papel de líderes é de sua responsabilidade o desenvolvimento do quadro associativo. Será que estão prontos para esta missão? Acredito que sim. Vamos à luta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário