sexta-feira, 3 de maio de 2013

LIDERANDO PELO EXEMPLO

Por que o planejamento estratégico nos distritos é importante?
A.S. “Venky” Venkatesh, Coordenador do Rotary para a Zona 5, elaborou um plano para os seus distritos e responde:
 
A criação e implementação de um plano estratégico para os distritos incentiva os clubes a estabelecerem uma visão e alcançarem o sucesso. Com ajuda do diretor K.R. Ravindran, criei um plano estratégico para a Zona 5 com metas quantitativas para os clubes.
Meus objetivos eram elaborar um plano que se alinhasse ao Plano Estratégico do RI e transferir o conceito aos clubes. Além disso, queria motivar os clubes a definirem uma “visão” ou estabelecerem metas claras e objetivas.
A definição da visão faz parte de qualquer organização ou empresa bem-sucedida; e o Rotary não deve ficar de fora.
Os líderes distritais devem, antes de mais nada, entender o Plano Estratégico do RI e, então, transformar as prioridades nele encontradas em metas bem definidas para o distrito. Por exemplo, com base na prioridade estratégica de “fortalecer e apoiar os clubes” estipulamos metas definindo que todo clube deve recrutar pelo menos um associado e conseguir 100% de retenção, e que nenhum clube tenha menos de 20 rotarianos.
Além disso, é essencial entender a complexidade dos distritos, que têm prioridades e interesses diferentes uns dos outros.
O plano estratégico deve ter metas mensuráveis e prazos específicos para facilitar a avaliação de seu sucesso ou fracasso. Por exemplo, pedi aos distritos que implementassem 10 projetos por ano usando o Fundo Mundial.
Os clubes podem adaptar o plano distrital de acordo com suas necessidades. O Rotary Club de Colombo South, Sri Lanka, cutomizou o plano do Distrito 3220, estabelecendo metas como: aumentar o quadro associativo de 33 para mais de 50 rotarianos, alcançar as metas de contribuição ao Fundo Anual para Programas e divulgar seus projetos.
Líderes distritais atuais, futuros e anteriores devem participar da elaboração do plano estratégico a fim de implementá-lo com sucesso e dar o exemplo aos clubes. 
Fonte: Rotary Leader Janeiro/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário