sexta-feira, 24 de outubro de 2014

ROTARY E CASAS DA AMIZADE – UMA GRANDE PARCERIA


Entre 14 e 17/8/2014 realizou-se, em Gramado – RS, o XXV ENCONTRO NACIONAL DA AMIZADE - ENA. Entre outros assuntos, discutiu-se a parceria Rotary X Casas da Amizade.
Apresentei o tema “Projetos de Parceria: Rotary X Casas da Amizade” onde procurei mostrar como essa parceria poderá ser fortalecida cada vez mais e em todas as comunidades.
É fato de que as Casas da Amizade são associações fortes (em alguns lugares Rotary Clubs somente existem porque as Casas da Amizade não os deixam fechar), têm grande envolvimento, conhecem as necessidades da comunidade e fazem projetos exemplares. Só não fazem mais porque falta-lhes recursos financeiros!
É justamente aí que poderá ser formada a grande parceria: projetos com recursos de nossa Fundação Rotária. As Casas da Amizade não podem fazê-los diretamente com a Fundação Rotária, mas podem realizá-los através dos Rotary Clubs! Por que não disponibilizar-lhes o acesso aos Subsídios?
No 25º ENA mostrei às participantes o funcionamento dos projetos com recursos da Fundação Rotária, a necessidade de seguir suas recomendações, especialmente as áreas de enfoque, a sustentabilidade e mensurabilidade do projeto.  Veja a apresentação em Power Point.
Naturalmente, não foi possível treinar ninguém. Isso deverá ser feito em cada uma das localidades. Peço aos Rotary Clubs para:
·         Entrar em contato com a Casa da Amizade;
·         Explicar como proceder para realizar projeto com recursos da Fundação Rotária;
·         Ensinar os passos iniciais para o projeto;
·         Disponibilizar espaço para discussão do projeto;
·         SER PARCEIRO DO PROJETO!
Dessa forma estaremos construindo uma forte parceria que beneficiará ambas instituições e, principalmente, a comunidade.
Poderão ser grandes parceiras, também, na busca de recursos para a Fundação Rotária e ABTRF - expliquei-lhes de que para termos recursos para projetos, faz-se necessária a busca de contribuições tanto para a Fundação Rotaria como da ABTRF – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA THE ROTARY FOUNDATION.
Que tal iniciar já essa parceria?
 
Alceu Eberhardt

Nenhum comentário:

Postar um comentário