quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

ÉTICA - UMA CAMINHADA SEM LINHA DE CHEGADA

O Governador 2001-2002 - JOPER PADRÃO DO ESPÍRITO SANTO - D-4570 lançou o livro ÉTICA - UMA CAMINHADA SEM LINHA DE CHEGADA, que conta com a participação de iminentes líderes em Rotary.

O livro poderá ser adquirido diretamente com o autor ao preço de capa de R$ 35,00 (acrescido de despesas postais). As encomendas poderão ser feitas por mensagem eletrônica para govpadrao@gmail.com indicando o endereço postal e a quantidade de exemplares desejada. A indicação da conta bancária para depósito do reembolso das encomendas será feita diretamente a cada interessado.

SINOPSE

ÉTICA – Uma Caminhada Sem Linha de Chegada

Ética é um termo cada vez mais em voga, usado com frequência crescente em todo o mundo. Mas a sensação é que jamais a sua prática nos pareceu tão distante.

Quando decidi escrever este livro, ao final de 2013, o Google apontava o vocábulo em mais de 172.280.000 vezes; no início de 2014 as referências sobem para mais de 247.700.000 indicações, se consultado apenas na grafia comum ao português, italiano e espanhol, em inglês (ethics), francês (ethique) e alemão (ethik).

A grande imprensa emprega este termo diariamente em notícias e editoriais. Conselhos de Ética se espalham pelas mais variadas instâncias governamentais e da sociedade civil. Os políticos a empregam a bel prazer de suas intenções.

Na filosofia clássica, a Ética buscava a fundamentação teórica para o melhor modo de viver e conviver, a busca do melhor estilo de vida pública ou privada. A Revolução Industrial propiciou a especialização do conhecimento e o estudo da filosofia e da ética passou para o plano das disciplinas independentes o que nos conduz, nos dias atuais, a certas confusões de conceitos entre a “ética”, a “moral” e  o “legal”.
Entidades sociais, partidos políticos, movimentos sociais e as profissões organizadas a empregam em códigos e campanhas.

O fato inconteste é que embora amplamente empregada, tudo indica, segundo o senso de uma grande maioria, que a ética seja cada vez menos adotada no cotidiano.

Para trazer luz ao tema, um grupo de líderes, reconhecidos pela prática da ética em suas vidas e carreiras, pela conduta natural, aceitou o desafio que lhes propus de traduzir suas visões e experiências sobre a ética em diversos segmentos, de modo a contribuir para a maior difusão do tema, possibilitando ampliar o número daqueles dispostos ao mais legítimo debate de ideias e a expansão de boas práticas na sociedade que transformem as relações humanas e os impactos da ação antropogênica na natureza.

“Ética – Uma Caminhada Sem Linha de Chegada” chega ao você, caro leitor, como uma coletânea de textos inéditos que ousei organizar com o pensamento de experts espalhados pelo Brasil, países da América e Europa, cada qual abordando a sua visão sobre determinado segmento de atividade.

Um dos textos é fruto do desafio que lancei pela Internet para jovens na faixa etária entre 18 e 30 anos de idade, e selecionado por uma comissão de alto nível. Espera-se que cada leitor tire suas reflexões e aja como um elemento indutor das transformações tão necessárias para que a ética prevaleça na ação humana.

Joper Padrão

Nenhum comentário:

Postar um comentário