terça-feira, 3 de maio de 2016

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO E RECONHECIMENTO

Uma organização mais justa; mais segura e efetiva em seus propósitos de servir o outro e ajudá-lo a tornar-se o melhor que pode ser, será real quando possuir seguidores espontâneos, que enxergam objetivos, não o poder.

Não é uma tarefa fácil, visto que obriga compreender que o poder para ser servido – satisfazer vontades – coloca a mente; o coração e o espírito das pessoas na prateleira dos fatos desagradáveis, lugar onde “sepulta” os sonhos bons e a força que vem do novo, destruindo o espetáculo fascinante – o encanto. Razões para que nossa consciência não permita que ele manipule a realidade; mude a pauta; gere fatos negativos e contamine o meio. Para isso precisamos aceitar nosso verdadeiro papel na comunidade onde atuamos e com atitudes, decisões e relações autenticas e respeitosas, fundamentadas em valores comuns, passar a agir com liberdade e responsabilidade.

A importância da motivação e reconhecimento vem, ao longo do tempo, sendo ignorados.
Deixamos de investir para sobreviver e prosperar em qualquer cenário – Tempo que perdemos o foco; esquecemos de estimular a liberdade, a esperança, a compaixão e, principalmente, o objetivo. O ego soterrou a auto-estima das pessoas envolvidas.

Para somar mais vantagens do que perdas, os voluntários apostam na construção de um mundo melhor. Eles crêem, e buscam investir em “ingredientes” cada vez melhores, visando aprofundar, difundir, implantar e praticar princípios para continuar fazendo aquilo que diverte e emociona – Vale um alerta: uma organização sem comprometimento, que não substitua o problema das individualidades por soluções coletivas; que não estimule as pessoas; que não contar com consciências imunes do desejo de exercer o poder, não será um organismo vivo e reconhecido, e não vai se sustentar por muito tempo.

Para sobreviver, a organização não pode ter paredes rachadas pelo culto do poder mas sim, edificada para investir no simples – para motivação. Lugar onde se produz emoções; onde ninguém precisa ser gênio, conhecer teorias; ser um especialista – apenas ter sentimento. Espaço onde o reconhecimento aparece pela excelência dos serviços.

Este entendimento deve sensibilizar para resgatar talentos estes, imprescindíveis para, com uma nova visão e uma nova postura, contribuírem solidariamente para idealizar, descobrir e consolidar estratégias onde o problema precisa de solução – São as cores que precisamos para ser uma grande notícia.

EGD-Ademir Eugenio Novello
Boletim do Rotary Club de Erechim
Maio/2016 - nr. 143

2 comentários: