terça-feira, 3 de maio de 2016

RYLA DISTRITO 4630 - PRÊMIOS ROTÁRIOS DE LIDERANÇA JUVENIL

Você já participou ou organizou um RYLA? Leia, abaixo, o depoimento do companheiro Claudio Haruo Mukai do Rotary Club Maringá Aeroporto - D 4630 e envolva-se com esse excelente programa do Rotary. É o caminho para a criação de Interact Club; é o grande caminho para oferecer aos jovens uma nova visão e oportunidade de um futuro melhor!

"No dia 08 de abril vi e ouvi os depoimentos de dois jovens no meu clube, o Maringá Aeroporto, sobre suas participações no RYLA, o que me tocou profundamente.

A jovem Isadora, mais nova da turma, ficou no início meio deslocada e à medida que o RYLA se desenvolvia foi se integrando e chegou ao ponto de não existir mais diferença entre jovens de 14 e de 20 anos, falou com uma desenvoltura que me impressionou muito, pois tem somente 14 anos. O outro jovem, mais “experiente”, elencou as atividades, palestras e discorreu sobre todo programa. Mas, o que me leva a escrever é que, me fez voltar há 21 anos atrás, quando da realização do primeiro RYLA Distrital. O Governador 95-96 Nery Simm, na Assembleia da sua visita oficial, solicitou ao nosso clube que ficássemos  responsáveis para a realização do RYLA, explicando rapidamente qual era a finalidade deste programa para jovens.

Fui designado o primeiro Coordenador, o que fazer? Nunca havia lidado com jovens e trocando ideia com minha esposa Rosane, ela professora de Educação Física, na hora lembrou do professor João Marin.

Na primeira reunião, junto com ele e sua esposa Ivonete, também professora de Educação Física, montamos o programa depois de estudarmos as recomendações do Rotary International. Muitos
companheiros de todos os Rotary Clubs de Maringá e alguns de outras cidades contribuíram para o início do sucesso deste programa no Distrito.

Posso afirmar que o SEBRAE, através de seus consultores Claudio Serrato e companheiros Lourenço Fadel e Delcides Moser, com seus métodos interativos de treinamentos, foi fundamental para que
atingíssemos o objetivo no treinamento de liderança.

Foi um sucesso, começamos bem e vem evoluindo cada vez melhor, pelo número de participantes, 97 neste último e também pelos relatos dos jovens. Sempre sob a Coordenação deste casal de companheiros EGD João Marin Mechia e rotariana Ivonete, que fazem com muita dedicação e carinho.

Ouvindo o depoimento da Isadora no nosso clube, me fez lembrar de uma Jovem do primeiro RYLA, ela me pediu para telefonar para os pais e eu a acompanhei, pois o telefone da chácara Marista ficava distante do local. No telefone com o pai dizia: “aqui é regime militar”, “não estou à vontade” e que por ela não ficaria ali. Dias  depois fui com alguns companheiros, futuros presidentes dos Rotary Clubs de Maringá, eu assumiria a presidência do Maringá Aeroporto na gestão 96-97, à cidade da jovem cujo Rotary Club estava em formação. E a jovem fez o depoimento: “foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida”, “foi ótimo e excelente”, “todos os jovens deveriam fazer”, “mexeu com a minha vida, vai me ajudar”, “conheci pessoas maravilhosas de outras localidades”. Nada diferente da jovem no depoimento do dia 08 de abril.

Realmente mexe muito com as emoções, percebe-se no final do evento: é um “chororô”, abraços apertados, gratidão por todos e por tudo e nascem amizades perenes.

Muitos desses Rylarianos já estão em atividade profissional, conheço alguns em pleno desenvolvimento e a caminho de grandes realizações, inclusive internacionalmente. Foi e será sempre
útil nas suas formações: cidadania, caráter, ética, empreendedorismo, solidariedade, sociabilidade, etc.

O RYLA é um programa rotário da mais alta importância para desenvolver lideranças em jovens. Nele devemos investir toda a nossa energia em prol do Rotary, Brasil e Mundo."

Claudio Haruo Mukai - Rotary Club Maringá Aeroporto
Texto extraído do Comunicado Mensal do Distrito 4630 - Edicão 11 - Maio/16
Governador Renato Tavares - 2015-16

Nenhum comentário:

Postar um comentário