sexta-feira, 20 de outubro de 2017

CRIATIVIDADE NO COMBATE À PÓLIO

O caminho para a erradicação da pólio tem sido longo e difícil. Desde 1985, quando o Rotary abraçou a luta contra a doença, os casos de poliomielite caíram de 350.000 em 1988 para apenas dez este ano. Tal sucesso demandou muito tempo, dinheiro, flexibilidade e inovação dos milhares de voluntários que se dedicaram, e continuam se dedicando, a eliminar a paralisia infantil.

Vejamos então cinco fatos e curiosidades sobre o combate à pólio que talvez você não saiba:

1.     Fabricantes de sorvete da Síria estão congelando pacotes de gelo usados pelos voluntários e agentes da saúde para manter as vacinas na temperatura ideal durante campanhas de imunização.

2.     Celebridades como embaixadores da luta. Temos gente famosa ao nosso lado. A cantora Ivete Sangalo, a modelo Isabeli Fontana, o jogador de futebol Pato, o humorista Renato Aragão, a atriz Rosamaria Murtinho, o cantor Ziggy Marley, o Nobel da Paz Desmond Tutu, a antropologista Jane Goodall e o filantropo Bill Gates são algumas das personalidades que estão conosco, apoiando o fim da pólio.

3.     Voluntários do Rotary e agentes da saúde já subiram montanhas, atravessaram desertos e foram a ilhas distantes, muitas vezes arriscando suas vidas pelo nobre objetivo de imunizar crianças contra a paralisia infantil. O Rotary já financiou o uso de mais de 1.500 motocicletas e 6.700 veículos, além de 17 barcos de grande porte para chegar às populações que precisavam ser protegidas contra o vírus da pólio. Muitos vacinadores viajaram no lombo de burros, elefantes e camelos para atingir áreas de difícil acesso.

4.     Dos cerca de 21.000 vacinadores do Paquistão, 83% são mulheres. Este alto contingente feminino resultou em maior acesso às residências e postos de vacinação, já que as famílias são mais abertas a deixar seus filhos serem vacinados por mulheres do que por homens.


5.     Graças à dedicação do Rotary e dos seus parceiros, mais de 16 milhões de pessoas não ficaram paralíticas e estão vivendo com dignidade. Desde 1988, foram imunizadas mais de 2,5 bilhões de crianças contra a pólio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário